Da Sabiaguaba para o mundo: TV Unifor estreia documentário em evento internacional

seg, 10 junho 2024 12:12

“Raízes do Mangue” faz parte da série documental “Ekobé”, que conta com colaboração a nível nacional de diferentes TVs universitárias brasileiras

O documentário apresenta a história de Maria Neusa Lima, que faz parte da comunidade Boca da Barra, do bairro Sabiaguaba (Foto: Tom Vital)

A TV Unifor, emissora da Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz —, lança o documentário “Raízes do Mangue” no 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que acontece de 11 a 16 de junho no município de Goiás, localizado no estado homônimo. A produção audiovisual tem estreia prevista para o dia 12 de junho, dentro da programação do evento.

O curta-metragem faz parte da série documental “Ekobé: vida que vem da terra”, um projeto de colaboração inédita entre sete televisões universitárias de todo o Brasil. A iniciativa busca debater, por meio de filmes documentais, a temática da ocupação humana. O conceito da proposta, inclusive, integra a ideia central do FICA: “Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas”. Cada episódio conta com 15 minutos de duração.

Vivências para além dos muros

O professor Wilton Martins, um dos orientadores do projeto e orientador na TV Unifor, diz acreditar que trabalhos de caráter extensionistas, como o “Raízes do Mangue”, contribuem de maneira significativa na formação dos estudantes. “É uma maneira de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula e nos laboratórios”, pontua.

Ele ressalta ainda o valor da vivência com a comunidade local. “A experiência contribuiu para o desenvolvimento de um pensamento mais crítico e reflexivo sobre a realidade dos moradores da localidade documentada. Nesse contexto, a Universidade de Fortaleza cumpre com sua responsabilidade social e com a formação profissional e cidadã desses estudantes”, diz o docente.

“Essa experiência foi possível por conta da estrutura dos cursos da Unifor e da possibilidade dos estudantes estagiarem numa TV universitária que conta com excelentes recursos físicos, humanos e intelectuais”Wilton Martins, docente da Universidade de Fortaleza e orientador do “Raízes do Mangue”

Uma história de resistência

A obra “Raízes do Mangue” traz uma reflexão acerca da ocupação humana na terra por meio da história de Dona Neusa, moradora da comunidade Boca da Barra, no bairro da Sabiaguaba, localizado em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Fortaleza, no Ceará. A história reafirma a maneira pela qual a natureza e seu povo resistem à especulação imobiliária.

Dona Neusa recebeu a equipe da TV Unifor para compartilhar sua história de vida e falar sobre a relação com o meio ambiente (Foto: Gabriel Lima)

A equipe de realização do curta-metragem foi montada em um grupo composto por integrantes dos núcleos de produção e de jornalismo da TV Unifor, vinculada à Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial da Universidade. Esses núcleos funcionam como laboratórios práticos para estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual e de Jornalismo da instituição.

Consciência sobre a transformação dos espaços

“A personalidade de Dona Neusa e a riqueza do seu relato nos atravessou. Com isso, queríamos fazer com que o mundo a conhecesse e fosse cativado e sensibilizado por ela tanto quanto nós”, destaca Charlotte Cruz, estudante de Cinema e Audiovisual da Unifor. No documentário, a jovem atuou como diretora e participou da produção e criação do roteiro.

Charlotte conta que a trajetória da personagem principal reflete a história de várias mulheres que lutam contra as adversidades do meio onde vivem. Para a aluna, o tema abordado pela produção abre caminho para mais discussões sobre a preservação do ecossistema e para a necessidade de olhar com sensibilidade para as vidas afetadas pela transformação dos espaços.

“A mariscagem, com o passar dos anos, se tornou inviável por várias questões. Dona Neusa é uma das únicas remanescentes, e consideramos que uma vivência como a dela não pode passar despercebida. É uma luta que não pode ser esquecida ou apagada pela inevitável volatilidade do tempo”Charlotte Cruz, estudante do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor

Estagiária do núcleo de produção da TV Unifor, Charlotte também participou da série “Tá On?”, que no momento está em fase de pós-produção, como 2° assistente de fotografia e ajudou a produzir o documentário “Corrida de Rua Unifor”, realizado em 2022. Ela foi responsável pela direção, roteiro e produção do programa “Singular”, vencedor do prêmio de melhor programa de TV universitária do Festival Aruanda deste ano.

Ekobé

Além da TV Unifor, participam da série documental “Ekobé: vida que vem da terra” os canais ligados à Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás Campus Samambaia (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade de Brasília (UnB).

A série foi idealizada em 2023, durante o 2º Encontro de Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central. Desde então, conta com a coordenação de Max Eluard, diretor da TV Unifor e representante da Associação Brasileira da Televisão Universitária (ABTU), e Ana Paula Ladeira, professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

A estreia da produção audiovisual integra o 3º Encontro de Escolas de Cinema e Audiovisual, como parte da programação do 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA).

Parte da equipe da TV Unifor responsável pela produção do documentário “Raízes do Mangue” (Foto: Ermesson Ferreira)

Depoimento: Maria Neusa Lima
Direção: Charlotte Cruz