qui, 28 abril 2022 15:36
Diretoria de Tecnologia atualiza plataforma para abertura e acompanhamento de chamados
A DTec, da Universidade de Fortaleza, inova com o objetivo de simplificar a forma de solicitar serviços de T.I através do Serviços DTec

A Diretoria de Tecnologia (DTec) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realizou atualizações e melhorias para a abertura e acompanhamento de chamados na plataforma Serviços DTec. A mudança tem como objetivo facilitar a rotina dos colaboradores, bem como entender padrões de solicitações, que poderão auxiliar na melhoria contínua dos serviços prestados.
Com o intuito de simplificar os processos de abertura de chamados, a plataforma recebeu atualizações que foram idealizadas após minuciosa análise dos profissionais da DTec, que levaram em consideração a necessidade dos próprios colaboradores.
Eduardo Chagas, analista de processos de governança de T.I, destaca como a percepção de valor teve impacto nas inovações: “Para solicitar um atendimento simples era bem complicado, pois a página era um pouco confusa. Agora temos um Catálogo de Serviços, que pode ser escolhido para onde o atendimento será destinado. Isso facilita a comunicação com o atendente, pois quando ele vê o serviço escolhido, já sabe do que se trata o atendimento e evita o “vai e vem” de perguntas e respostas que acaba tomando um tempo desnecessário e diminui a percepção de valor por parte do colaborador”.
No modelo anterior da ferramenta, o colaborador tinha que escolher a fila de atendimento, mas nem sempre ele sabia para qual fila deveria abrir chamado. Depois da mudança, ganhou-se dinâmica e fluidez, agora, o solicitante pode acionar o serviço de modo direto, sem precisar se preocupar em direcionar o chamado para a fila correta. Dessa forma, o chamado já é direcionado para a equipe responsável, que em seguida, inicia o atendimento.
“O atendente, quando recebe o chamado classificado, já visualiza todas as informações necessárias e, com isso, o processo ganha agilidade”, completa Eduardo.
Por que abrir um chamado?
Utilizando a plataforma Serviços DTec, o colaborador contribui para que a equipe da Diretoria de Tecnologia entregue um serviço de qualidade, com agilidade e facilidade. Os chamados podem ser acompanhados pelo próprio solicitante.
Quando abrir um chamado?
O colaborador pode fazer solicitações relacionadas aos seguintes serviços:
- suporte técnico e realocação de computadores;
- apoio tecnológico à realização de eventos;
- consultorias técnicas relativas a hardware e software;
- rede de computadores e wi-fi.
Como acessar o Serviços DTec?
1) Ao acessar o Unifor Online, selecione as opções: Serviços > Solicitação de serviço TI > Serviços DTec;
2) Quando direcionado para a plataforma, selecione a opção “Cliente” e utilize a mesma matrícula e senha de acesso ao seu computador para fazer login;
3) Para abrir o chamado, clique na opção: Chamados e Novo Chamado. Com isso, o colaborador terá acesso ao catálogo de serviços da DTec.