seg, 29 setembro 2025 16:09
Docentes da Unifor lançam livro durante o Fórum Internacional de Justiça Animal
Obra reúne reflexões sobre ética, direitos e responsabilidade coletiva em defesa dos animais; lançamento será nos dias 2 e 3 de outubro, no auditório do bloco H

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, lançará o livro Justiça para os Animais: por um mundo melhor entre espécies durante o Fórum Internacional de Justiça Animal, marcado para os dias 2 e 3 de outubro, das 8h às 18h, no auditório do bloco H da Unifor.
A obra é de autoria das professoras Adriana Helena Moreira (vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária), Gina Pompeu (coordenadora do Núcleo de Estratégias Internacionais - NEI), Maely Borges (chefe da Divisão de Responsabilidade Social) e do professor e ecologista francês Julien Prieur.
Capa do livro Justiça para os Animais: por um mundo melhor entre espécies (Foto: Reprodução)
A coletânea reúne artigos de pesquisadores e doutrinadores que conciliam teoria e prática em defesa da causa animal. A obra dialoga diretamente com os estudos da filósofa Martha Nussbaum, que, em sua obra Justiça para os Animais. Nossa responsabilidade coletiva, defende um despertar ético global em favor dos animais enquanto seres sencientes e sujeitos de direito.
Segundo as autoras e o coautor, a proposta é instigar nos leitores uma reflexão sobre a necessidade de escolhas cotidianas comprometidas com a justiça e com o bem-estar animal. A publicação ressalta a importância de legislações protetivas, da implementação de políticas públicas e da atuação do Judiciário na superação da visão antropocêntrica, em consonância com decisões internacionais que já reconhecem os animais e a natureza como sujeitos de direito.
Mais do que uma obra acadêmica, o livro é também um chamado para que sociedade, governos e instituições assumam responsabilidades morais e jurídicas diante da vida animal, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Agenda 2030.
Sobre o Fórum Internacional de Justiça Animal
Realizado de forma inédita, o Fórum Internacional de Justiça Animal promove um espaço internacional de reflexão, diálogo e cooperação em torno da justiça animal, destacando a responsabilidade coletiva de Estados, instituições, organizações e cidadãos na proteção e promoção dos direitos dos animais, de forma integrada aos desafios sociais, ambientais e jurídicos da contemporaneidade.
Com palestras, conferências e painéis interdisciplinares, o encontro internacional irá ampliar a compreensão sobre os direitos animais, estimular políticas públicas e fortalecer a responsabilidade coletiva na defesa da vida, conectando perspectivas jurídicas, sociais, ambientais e culturais. O evento é gratuito, aberto ao público e garante certificado de 20 horas-aula para os participantes inscritos.
O evento é uma iniciativa da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (VIREX), Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE) e do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil - secção Ceará (OAB-CE), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB); Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), Secretaria de Proteção Animal do Governo do Estado do Ceará (SEPA) e Secretaria de Meio Ambiente e Mudança de Clima (SEMA).
SERVIÇO
Fórum Internacional de Justiça Animal: responsabilidade coletiva
Data: 2 e 3 de outubro de 2025
Horário: 8h às 18h
Local: auditório H85
Clique aqui para se inscrever!
Transmissão ao vivo AQUI