Encontro de Curricularização da Internacionalização debate estratégias para uma educação global

Encontro de Curricularização da Internacionalização debate estratégias para uma educação global

Iniciativa vai reunir diretores de centro, coordenadores de curso de graduação e pós-graduação, além de assessores pedagógicos


O Encontro de Curricularização da Internacionalização (ECOI) é fruto do  Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) da Unifor (Foto: Divulgação)
O Encontro de Curricularização da Internacionalização (ECOI) é fruto do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) da Unifor (Foto: Divulgação)

No dia 14 de agosto, o Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, vai realizar o II Encontro de Curricularização da Internacionalização (ECOI)

Em continuidade ao Projeto Sinergia, o evento visa ampliar as perspectivas globais da comunidade acadêmica, fortalecer a compreensão cultural e desenvolver competências relevantes para o contexto internacional. As atividades acontecerão a partir das 15h, no auditório da Biblioteca Central. 

O público-alvo do II ECOI inclui diretores de centro, coordenadores de curso de graduação e pós-graduação, além de assessores pedagógicos. Para a professora Cremilda Moreira, Supervisora de Apoio Docente do NEI, o evento é "muito importante, ao maximizar cada vez mais a internacionalização no ensino, na pesquisa e extensão". 

Dentre os temas que serão abordados no encontro, destacam-se:

  • Identificação e estímulo de projetos de internacionalização em cada curso;
  • Conexão das temáticas internacionais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  • Implementação de conteúdos em línguas estrangeiras em diversas disciplinas;
  • Promoção de estudos comparativos com múltiplas perspectivas internacionais;
  • Facilitação de projetos colaborativos entre estudantes de diferentes países;
  • Incentivo à participação em programas de intercâmbio e estágios internacionais.

Vale destacar que a iniciativa se insere em um contexto mais amplo de esforços da Unifor para integrar a internacionalização em todas as esferas de suas atividades acadêmicas. Desde a criação do NEI, em 2023, a universidade tem intensificado suas parcerias internacionais, ampliado a oferta de cursos em línguas estrangeiras e promovido a mobilidade de estudantes e professores. 

O que é curricularização da internacionalização?

A curricularização da internacionalização é uma abordagem estratégica que visa integrar dimensões internacionais e interculturais nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação. 

De acordo com Cremilda Moreira, "a curricularização refere-se ao processo de concepção, desenvolvimento e implementação de um currículo estruturado e coerente que atenda a objetivos e padrões educacionais específicos". A proposta é garantir que os discentes adquiram competências globais, preparando-os para atuar de forma eficaz num mundo cada vez mais interconectado.

Indo além da inclusão de conteúdos em línguas estrangeiras, a internacionalização do currículo engloba uma transformação profunda que envolve a adoção de métodos de ensino que consideram diferentes estilos culturais de aprendizagem, a utilização de materiais didáticos internacionais e o incentivo à mobilidade acadêmica, tanto de estudantes quanto de docentes.

Confira a programação completa

  • Abertura: “A internacionalização como meta da Unifor: Visão global, desenvolvimento local” (professor Randal Pompeu e Professora Clara Bugarim);
  • “A importância da Internacionalização curricular na Universidade de Fortaleza” (professoras Gina Pompeu, Candice Moreira, Gilmara Santana e Cristina Maia);
  • “A legislação nacional para a internacionalização do Ensino Superior” (professora Cremilda Moreira)
  • “Convênios Internacionais: do ato simbólico para a ação concreta” (José Fontenele Brito Junior)
  • “Da Unifor para o mundo: relato de experiências e práticas internacionais” (Ana Gabriela Falcão)
  • “Conexões / do mundo para a Unifor: intercâmbio internacional” (Giselle Viana)
  • “EducationUSA e a relação diplomática educacional com os EUA” (Professora Lina Sena”
  • “A importância de falar e compreender a língua inglesa: Traduções e Exames de Línguas” (Rayanne Bezerra)
  • “Experiências bem sucedidas em cada Centro de Estudos na Unifor” (professores, diretores e coordenadores);
  • Encerramento: “Synergy: Sustainable development goals (17/169) in our lives and at the University of Fortaleza” (professora Gina Pompeu)

Serviço

II Encontro de Curricularização da Internacionalização (ECOI)
Data: 14 de agosto de 2024  
Horário: 15h 
Local: Auditório da Biblioteca Central
Público-alvo: Diretores de centro, coordenadores de curso (graduação e pós-graduação) e assessores pedagógicos  

Mais informações: 85 3477-3834 | nei@unifor.br