Entrevista Nota 10: Kerginaldo Freitas e a transformação do ensino público de Fortaleza pela gestão educacional
seg, 9 junho 2025 11:29
Entrevista Nota 10: Kerginaldo Freitas e a transformação do ensino público de Fortaleza pela gestão educacional
Membro da gerência da Academia do Professor Darcy Ribeiro fala sobre a importância da gestão educacional e do estímulo à formação continuada dos profissionais da educação, especialmente na rede pública de ensino

Para o pedagogo Kerginaldo Freitas, o sistema de ensino pautado na construção coletiva “é um espaço estratégico para promover mudanças significativas”. Seja integrando políticas públicas, inovação e participação democrática, o foco deve estar nas condições de trabalho como forma de qualificar os processos de aprendizagem.
Ele, que é professor e técnico em educação da rede municipal de ensino de Fortaleza, faz parte da equipe de gerentes da Academia do Professor Darcy Ribeiro. A iniciativa tem se consolidado como referência na qualificação docente, promovendo ainda o cuidado integral aos professores da capital cearense.
“Ao proporcionar espaços de aprendizagem, saúde preventiva, práticas esportivas e culturais, a Academia contribui para o desenvolvimento integral dos profissionais, possibilitando ampliar sua capacidade de atuação e resiliência diante dos desafios diários”, explica Kerginaldo.
Dessa forma, o projeto não apenas qualifica os educadores, mas também valoriza e cuida “daqueles que são o alicerce na construção de uma educação pública de qualidade e socialmente justa em Fortaleza”.
Doutor em Psicologia pela Universidade de Fortaleza, Kerginaldo é mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já foi membro do Conselho Municipal do Trabalho de Fortaleza (COMUT), da Câmara Setorial de Educação e da Câmara Setorial de Saúde de Fortaleza.
Na Entrevista Nota 10 desta semana, ele compartilha sua trajetória na gestão educacional e fala sobre a importância do estímulo à formação continuada dos profissionais da educação, especialmente na rede pública de ensino.
Confira na íntegra a seguir.
Entrevista Nota 10 — Além de professor e técnico em educação da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, você tem uma extensa trajetória na área de assessoria e orientação pedagógica. Como surgiu seu interesse em contribuir com a gestão educacional? Poderia compartilhar brevemente sua trajetória, especialmente no setor público?
Kerginaldo Freitas — Fazer parte da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME), para mim, é um chamado para a transformação social — algo que sempre guiou toda a minha trajetória profissional. Ainda jovem, comecei a dar meus primeiros passos na área da educação, trabalhando em uma escola de tecnologias. Depois, atuei como orientador educacional em uma grande escola privada aqui em Fortaleza, mas foi no serviço público que realmente encontrei espaço para contribuir de forma mais profunda e significativa.
Nos primeiros anos na rede pública, trabalhei em sala de aula, implementei atividades relacionadas à tecnologia educacional e participei da gestão escolar. Na SME, desenvolvi atividades na Coordenadoria de Gestão e Articulação com a Comunidade, com foco nos conselhos escolares e no protagonismo juvenil, aprofundando meu conhecimento sobre políticas educacionais.
Acredito que meu interesse nasce da prática cotidiana, da minha origem na periferia e do desejo de contribuir para a melhoria da educação pública, onde enfrentei os desafios reais das escolas como professor. Contudo, foi na Academia do Professor Darcy Ribeiro, assessorando pesquisas de mestrado e doutorado, que percebi a oportunidade de dar um salto qualitativo em minha trajetória.
Entendo que um sistema de ensino, pautado na construção coletiva, é um espaço estratégico para promover mudanças significativas, integrando políticas públicas, inovação e participação democrática, sempre com foco nas condições de trabalho como forma de qualificar os processos de aprendizagem.
Entrevista Nota 10 — Sua trajetória acadêmica é bastante heterogênea, com estudos nas áreas da educação, filosofia e psicologia. De que forma essa bagagem acadêmica tem contribuído para o seu trabalho na educação municipal de Fortaleza?
Kerginaldo Freitas — Minha trajetória acadêmica diversificada não foi planejada desde o início, mas reconheço que essa formação multidisciplinar tem sido essencial para enriquecer minha atuação na rede municipal de ensino de Fortaleza. A integração dos conhecimentos, especialmente com a conclusão do doutorado em Psicologia, possibilita uma abordagem mais ampla e reflexiva dos desafios educacionais que enfrentamos.
Essa diversidade de saberes me permite contribuir com programas de formação alinhados às necessidades reais dos profissionais da educação. Além disso, essa base multidisciplinar facilita o acompanhamento e o fomento de pesquisas aplicadas, que impactam diretamente na melhoria da qualidade do ensino público na cidade.
Ao articular teoria e prática, consigo colaborar de forma mais efetiva na formulação de políticas educacionais, que promovem a equidade e a qualidade na educação municipal. Essa bagagem acadêmica fortalece meu compromisso com uma atividade educativa crítica e socialmente engajada.
Entrevista Nota 10 — Em maio, a Prefeitura anunciou o relançamento do programa de bolsas de mestrado e doutorado para os professores da rede municipal. Qual o significado dessa iniciativa para a carreira dos educadores? E, na sua visão, como a ampliação do acesso à pós-graduação pode transformar a qualidade da educação pública em Fortaleza?
Kerginaldo Freitas — Sou entusiasta dessa iniciativa, pois, nos últimos três anos, tenho colaborado com outros técnicos no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas vinculadas à rede municipal de ensino. Poucas redes de ensino no Brasil demonstram um engajamento tão significativo para potencializar a carreira docente quanto Fortaleza, que considero uma das mais qualificadas do país. Reconheço, contudo, que ainda há desafios a serem superados.
O novo programa de bolsas de mestrado e doutorado para os professores da rede municipal consolida um avanço importante para o desenvolvimento profissional dos educadores, pois lhes oferece a oportunidade de aprofundar conhecimentos e aprimorar práticas pedagógicas. A ampliação dessas oportunidades impacta diretamente a qualidade da educação pública, uma vez que a melhoria do ensino está relacionada a fatores como condições de trabalho e formação continuada, que alinhada ao pensamento de Demerval Savianni, deve ser um processo permanente.
Investir na formação stricto sensu dos profissionais da educação é investir na transformação da educação pública de Fortaleza, garantindo melhores resultados para os alunos e fortalecendo o compromisso da cidade com uma educação equitativa. Essa iniciativa é fruto de constantes diálogos com instituições públicas e privadas de ensino superior.
Entrevista Nota 10 — Atualmente você compõe a equipe de gerentes da Academia do Professor Darcy Ribeiro, inaugurada em 2019 e que hoje atende cerca de 15 mil profissionais da educação em Fortaleza. Qual a importância da Academia para esses profissionais e para a sociedade? Como a integração entre formação e cuidado contribui para o desenvolvimento dos educadores da rede municipal?
Kerginaldo Freitas — A Academia do Professor Darcy Ribeiro vem buscando se consolidar como espaço de referência a qualificação docente, oferecendo uma formação continuada alinhada às demandas contemporâneas, além de promover o cuidado integral dos professores por meio de uma equipe multidisciplinar especializada. Entendemos que estamos no caminho, mas ainda distantes de onde queremos chegar.
Ressalte-se que essa integração entre formação e cuidado é fundamental para fortalecer o engajamento dos educadores, pois reconhece que a qualidade do ensino está diretamente relacionada ao bem-estar físico e emocional dos professores. Como forma de cuidado ao docente, atualmente a Academia do Professor disponibiliza os serviços de psicologia, fonoaudiologia, nutrição, arteterapia, ginástica, hidroginástica, entre outros.
Ao proporcionar espaços de aprendizagem, saúde preventiva, práticas esportivas e culturais, a Academia contribui para o desenvolvimento integral dos profissionais, possibilitando ampliar sua capacidade de atuação e resiliência diante dos desafios diários.
Dessa forma, não apenas qualifica os educadores, mas também valoriza e cuida daqueles que são o alicerce na construção de uma educação pública de qualidade e socialmente justa em Fortaleza.
Entrevista Nota 10 — Quando a Academia do Professor foi inaugurada, a Unifor era uma das parceiras do equipamento por meio do programa E-Voice. Como se deu essa parceria e quais foram os resultados dessa iniciativa? Essa colaboração gerou outros frutos ou ainda existem pontes entre a Unifor e a Academia?
Kerginaldo Freitas — A parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, por meio da Academia do Professor Darcy Ribeiro, e a Universidade de Fortaleza (Unifor), por meio do programa eVoice, surgiu a partir da preocupação com a saúde vocal dos nossos professores. Sabemos que a voz é uma ferramenta fundamental para o trabalho docente, e cuidar dela é cuidar da qualidade do ensino. Por isso, oferecemos oficinas, cursos a distância e o aplicativo VoiceGuard, que ajudam os educadores a monitorar e cuidar melhor da sua voz, prevenindo problemas que podem comprometer sua atuação.
Além disso, mantemos uma parceria muito importante com o curso de Psicologia da Unifor, que disponibiliza alunos residentes para atuar no plantão psicológico da Academia. Isso amplia o cuidado integral que oferecemos aos nossos profissionais, valorizando-os não só como educadores, mas como pessoas que precisam de suporte físico e emocional para enfrentar os desafios do dia a dia.
Para mim, essas iniciativas são essenciais porque mostram o compromisso real que temos com o bem-estar dos professores, fortalecendo sua saúde e capacidade de trabalho, o que, sem dúvida, reflete na qualidade da educação pública que oferecemos à população de Fortaleza.
Entrevista Nota 10 — Recentemente, você concluiu o Doutorado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. De que maneira o stricto sensu da Unifor tem contribuído para sua carreira como educador? Como essa formação tem influenciado suas práticas e estratégias na Academia do Professor?
Kerginaldo Freitas — Concluir o Doutorado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza foi um marco fundamental na minha trajetória como educador. Sou profundamente grato à minha orientadora, professora Regina Maciel, ao Laboratório de Estudos sobre Trabalho (LET/Unifor) e à excelência do corpo docente, que enriqueceram minha formação e ampliaram minha visão sobre os aspectos psicológicos e sociais que permeiam o processo educativo e o bem-estar dos profissionais da rede municipal — que foi o meu objeto de pesquisa.
Essa experiência acadêmica tem influenciado diretamente minhas práticas na Academia do Professor Darcy Ribeiro, permitindo desenvolver programas que valorizam a saúde mental, vocal e física dos educadores. Entendo que cuidar integralmente do professor é fortalecer a qualidade do ensino e, assim, promover transformações reais na educação pública de Fortaleza.
Como Paulo Freire ensina, educar é um ato de coragem, que exige compromisso com a humanização e a emancipação. Minha formação stricto sensu reforça esse compromisso, inspirando-me a construir espaços de formação e cuidado que reconheçam os educadores como protagonistas de sua própria história e essenciais na transformação social.