Especialista mostra como o Trade Marketing atua para impulsionar vendas de empresas

Especialista mostra como o Trade Marketing atua para impulsionar vendas de empresas

O evento gratuito é ministrado pelo Mestre em Administração de Empresas, Wilson Lins, e acontece de forma virtual


A união entre produtor e lojista é possível para preparar o espaço comercial, tornando-o um ambiente fortalecedor da decisão de compra por parte do cliente. (Foto: Getty Images)
A união entre produtor e lojista é possível para preparar o espaço comercial, tornando-o um ambiente fortalecedor da decisão de compra por parte do cliente. (Foto: Getty Images)

O curso de Marketing da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, promove a oficina "Trade MKT – introdução e técnicas de vendas''. O minicurso, que ocorre de forma virtual e gratuita, é ministrado pelo docente Wilson Lins, Mestre em Administração de Empresas. 

Entenda o que é trade marketing 

O Trade Marketing é a junção entre os setores de marketing e vendas em uma empresa, que possui como objetivo otimizar os canais de distribuição. Através da união do produtor e o lojista é responsável pela preparação de todo o espaço comercial colocado à disposição do cliente como um ambiente fortalecedor da decisão de compra. Assim, qualquer um que esteja frequentando uma loja física ou virtual vai compreender a importância dos processos de compra e venda no varejo.

Ele funciona como uma estratégia B2B (business to business, em português, empresa para empresa). Por ser uma área ampla de atuação, engloba-se tanto os chamados shoppers (quem efetua a compra), quanto o consumidor final. O Trade Marketing também opera nos pontos de venda, canais de venda, canais de distribuição, e o chamado share de gôndola.

De acordo com o Professor Wilson Lins, as operações possibilitam uma maior facilidade ao acesso do produto, contribuindo a um aumento das vendas físicas e online, conhecimento do consumidor acerca da existência daquele item e/ou serviço e de quais benefícios poderão advir do usufruto destes. O Trade Marketing também fortalece a imagem institucional pela disponibilização de agentes favorecedores à decisão de compra.

Wilson destaca, ainda, que a oficina agrega ao perfil profissional daqueles graduandos, e permite que os interessados pela graduação em Marketing sintam intimidade com o Ensino Superior. Para o Professor, a experiência se torna mais importante ao analisar o contexto em que o Ceará está inserido. 

"O Ceará se destaca por uma significativa atividade varejista de itens e/ou de serviços, sendo esta um dos pilares do PIB estadual e municipal. Em tal contexto, uma quantidade considerável de graduados tenciona criar o seu próprio negócio ou continuar aquele já desenvolvido por seus pais. A oficina, embora em curto espaço de tempo, tenciona resgatar a importância de se preparar um ambiente comercial, em especial, na competência em destacar produtos, gerando visibilidade, acesso, manuseio e consequentemente influir de forma positiva no processo decisório da compra", explica Wilson Lins.


SERVIÇO

EXPRESSO 21 - Marketing
Tema: Trade MKT – introdução e técnicas de vendas
Quando: 06/07, das 15h às 17h
Professor Wilson Lins
Onde: Google Meet https://meet.google.com/jsj-qyfx-kbb