qua, 4 dezembro 2024 14:54
IV ECOE celebra protagonismo estudantil e impacto das práticas extensionistas
O evento reconheceu os melhores projetos de extensão realizados durante o semestre, vinculados aos currículos de graduação e pós-graduação
No dia 29 de novembro, a Universidade de Fortaleza — da Fundação Edson Queiroz — realizou o IV Encontro de Curricularização da Extensão (ECOE), no auditório da Biblioteca Central. Organizado pela Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-graduação (VRE), o evento teve como objetivo valorizar o protagonismo estudantil e apresentar as práticas extensionistas de maior relevância desenvolvidas ao longo do semestre, vinculadas aos currículos de graduação e pós-graduação.
Diversos gestores da instituição estiveram presentes, incluindo a professora Maria Clara Bugarim, vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, reforçando a importância do evento no calendário acadêmico. O ECOE contou com apresentações orais realizadas por alunos, destacando os trabalhos mais bem avaliados dos quatro centros de ciências da Unifor.
Entre os projetos apresentados, o trabalho intitulado “Manhã do Sorriso: Relato de Experiência em uma Associação Não Governamental de Fortaleza-Ceará”, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), foi reconhecido como a Melhor Prática de Curricularização da Extensão dos Cursos de Graduação de 2024.2. O projeto foi conduzido pelo aluno Igor Rodrigues, sob a orientação do professor Paulo Leonardo Ponte, e demonstrou o impacto do serviço na promoção da saúde e qualidade de vida de crianças e adolescentes atendidos.
Outros trabalhos de destaque foram:
- “Contabilidade Ambiental e Sustentabilidade Corporativa: Estudo de Caso em uma Unidade Hospitalar em Fortaleza”, apresentado pelo aluno João Paulo Nunes (Centro de Ciências da Comunicação e Gestão — CCG) e orientado pela professora Roselene Couras.
- “A Disciplina de Engenharia Jurídica e Sua Extensão Acadêmica como Forma de Promoção dos Direitos Sociais e Evolução Acadêmica”, desenvolvido pelo aluna Eridan Raissa Nogueira (Centro de Ciências Jurídicas — CCJ) com orientação do professor Francisco das Chagas.
- “Conectidoso: Promovendo a Inclusão Digital em um Ambiente Mais Seguro”, do aluno Alberto Huarastaca (Centro de Ciências Tecnológicas — CCT), orientado pela professora Laldiane de Souza.
Além das apresentações orais, trabalhos em formato de painel (banner) foram expostos na área verde em frente ao Bloco H, proporcionando uma rica troca de experiências entre os participantes. A programação contou ainda com uma apresentação musical da DJ Isa Capelo. Vale destacar que, em 2024, foram desenvolvidas mais de 270 ações de ensino de graduação e pós-graduação vinculadas à curricularização da extensão.
A professora Cristina Maia, assessora de Desenvolvimento Curricular da VRE, destaca a relevância do evento: “A oportunidade dos alunos realizarem a escrita e a apresentação dos trabalhos referentes ao relato da sua experiência extensionista em evento científico consolida mais ainda a tríade ensino-pesquisa-extensão como pilar da formação profissional e cidadã de nossos alunos”.
Sobre o ECOE
O Encontro é um evento acadêmico e sociocultural realizado semestralmente, que tem como objetivo promover a Curricularização da Extensão como uma estratégia essencial para fortalecer o protagonismo estudantil no processo de formação profissional e cidadã, visando a transformação social.
A iniciativa se destaca como um espaço de troca de conhecimentos, permitindo que estudantes e professores compartilhem práticas extensionistas exitosas integradas aos currículos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza e de outras instituições de ensino superior.
O evento valoriza o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, reforçando o compromisso histórico-institucional da Unifor com a educação integral.