Ministério da Educação dá nota máxima ao bacharelado em Marketing da Unifor

sex, 25 outubro 2024 16:17

Ministério da Educação dá nota máxima ao bacharelado em Marketing da Unifor

Curso obteve conceito máximo em todas as dimensões avaliadas: metodologia de ensino, professores e infraestrutura

A avaliação chancela o trabalho realizado nos últimos três anos por professores, alunos e colaboradores da Unifor, além do investimento contínuo da instituição em excelência acadêmica (Foto: Robério Castro))

O bacharelado em Marketing da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, acaba de ser avaliado com conceito 5 pelo Ministério da Educação (MEC), nota máxima atribuída a cursos de graduação no país. A avaliação chancela o trabalho realizado nos últimos três anos por professores, alunos e colaboradores da Unifor, além do investimento contínuo da instituição em excelência acadêmica.

Para Milena Auip, coordenadora do curso, a conquista reflete o compromisso da Universidade com o desenvolvimento de profissionais prontos para o mercado de trabalho. “Alcançar a nota máxima é confirmar que estamos no caminho certo, preparando nossos alunos para ingressarem em um mercado altamente competitivo e inovador. O bacharelado foi pensado e desenvolvido para formar profissionais qualificados para uma área inovadora e que tanto tem sido demandada pelas empresas. Estamos muito felizes não só pelo reconhecimento do MEC mas também pelo mercado que vem contratando nossos egressos cada vez mais”, frisa.

A avaliação do MEC abrange três grandes dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, sendo todas avaliadas com conceito máximo no caso do bacharelado em Marketing da Unifor. Na primeira dimensão, o reconhecimento reflete o trabalho pedagógico e institucional da Unifor, que inclui matriz curricular alinhada às necessidades do mercado e programas de apoio a alunos e docentes. “Isso reforça nossa crença de que um profissional de Marketing deve estar preparado para enfrentar as exigências do mercado com novas ferramentas e competências”, ressalta Auip.

A segunda dimensão, o corpo docente, também foi enaltecida pelo MEC. Segundo a coordenadora, o quadro de professores é composto por mestres e doutores, todos com ampla experiência de mercado e atuantes em pesquisa e extensão. “Nossos professores são profissionais que estão atentos às demandas do mercado e trazem temas relevantes para a sala de aula, aproximando a teoria da prática”, complementa.

Já na terceira dimensão, referente à infraestrutura, o relatório do MEC ressalta o diferencial da Unifor em oferecer aos alunos ferramentas tecnológicas avançadas e ambientes que simulam o dia a dia de um profissional de Marketing. A estrutura conta com laboratórios modernos de informática, fotografia, áudio, vídeo e o núcleo de práticas de inteligência de marketing, o InMarketing, um centro de pesquisa e análise de mercado que integra o ensino prático. Ele proporciona aos alunos do curso de Marketing conhecimento aprofundado de métricas e análise de dados a fim de aperfeiçoarmos a tomada de decisão de empresas do mercado em diversos setores. “Com essa estrutura, conseguimos oferecer aos nossos alunos um ambiente de aprendizagem que vai além da teoria, desenvolvendo habilidades práticas fundamentais”, acrescenta Auip.

Com a primeira turma a se formar no final de 2024, a Unifor comemora a conquista e agradece aos seus docentes, alunos e funcionários. “Essa nota 5 é resultado de um trabalho coletivo fantástico, e estamos muito felizes em ver o resultado desse comprometimento”, finaliza Milena Auip.

Unifor oferece três cursos de Marketing

A Unifor oferece três opções de cursos de Marketing, para todas as necessidades do aluno. Do bacharelado aos cursos tecnólogos presenciais e a distância, a Unifor dispõe de formações de dois a três anos para preparar profissionais com a competência plural que o mercado exige.

O bacharelado em Marketing é um curso amplo, que mescla disciplinas específicas a uma visão abrangente para a área de gestão. Tem quatro eixos de formação (comunicação, estratégia, gestão e inovação) e é dividido em três ciclos: análise e gestão, criatividade e comunicação e competências voltadas para estratégia e inovação.

O tecnólogo presencial em Marketing tem quatro eixos de formação (comunicação, estratégia, gestão e inovação) que perpassam por dois ciclos anuais. “No primeiro ano do curso, a gente foca na formação de gestores e trabalha fortemente na área de pesquisa de mercado”, explica professora Milena. Após se especializar mais na área de análise e gestão, o aluno já recebe uma certificação intermediária de assistente em análise de mercado.

Já o curso em EAD também forma tecnólogos e tem disciplinas específicas para o desenvolvimento de competências para o marketing digital. Ele tem três eixos de formação: gestão, inovação e comunicação.

Venha para a Melhor!

Os interessados em estudar na Universidade de Fortaleza em 2025.1 podem escolher entre cinco formas de ingresso: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nota de vestibulares anteriores da Unifor, transferência, segunda graduação e reabertura de curso.

Para 2025.1, são ofertadas vagas para 38 cursos de graduação, divididos em quatro centros de ciência: Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Ciências Tecnológicas (CCT)