NUBEX atinge marca de 3.515 exames de Covid-19 diagnosticados

qua, 8 julho 2020 13:51

NUBEX atinge marca de 3.515 exames de Covid-19 diagnosticados

Trabalho da Unidade de Diagnóstico Covid-19 – Unifor foi reconhecido pelo Governo do Estado.


O rápido diagnóstico da Covid-19 é preconizado pela Organização Mundial da Saúde como importante medida de controle da pandemia. (Foto: Divulgação)
O rápido diagnóstico da Covid-19 é preconizado pela Organização Mundial da Saúde como importante medida de controle da pandemia. (Foto: Divulgação)

As atividades da Unidade de Diagnóstico Covid-19 da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, seguem intensas. A unidade está instalada no laboratório de Bioagentes Patogênicos do Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX) da instituição. Ao todo, já foram realizados 3.515 exames por rt-PCR entre 5 de maio e 6 de julho de 2020. 

As amostras dos pacientes são enviadas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), vindos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), UPA Bom Jardim e UPA Edson Queiroz em Fortaleza, Hospital Regional Norte em Sobral e Hospital Regional do Sertão Central em Quixeramobim. Para atender a demanda, a unidade permanece funcionando todos os dias, 24h por dia. 

O apoio da Universidade de Fortaleza foi reconhecido recentemente pelo Governo do Estado em portal oficial. Além dos profissionais técnicos de alta qualidade que atuam na unidade, destaca-se o apoio fundamental dos setores administrativos da Unifor que operam toda a logística de aquisição de insumos e os profissionais responsáveis pela limpeza e biossegurança.

A importância do trabalho para a sociedade 

O Ceará é hoje um dos estados que mais realiza testes diagnósticos para o novo coronavírus no país. Além da Universidade de Fortaleza, atuam nessa missão o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Laboratório Argos. 

De acordo com os professores Kaio Tavares e Danielle Malta, coordenadores técnicos da Unidade de Diagnóstico Covid-19 – Unifor, o rápido diagnóstico da Covid-19 é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como importante medida de controle da pandemia. 

“Nossa unidade tem atuado junto à sociedade diagnosticando o SARS-CoV-2 em média entre 24 e 48h, após o recebimento das amostras, o que tem auxiliado os profissionais de saúde a tomarem as decisões mais adequadas para o bem-estar dos pacientes. Toda nossa equipe se sente honrada em poder contribuir com a sociedade cearense neste momento de grandes desafios”, destaca Kaio Tavares.