“Obesidade: porta de entrada para outras doenças" é tema de mesa-redonda

“Obesidade: porta de entrada para outras doenças" é tema de mesa-redonda

Professores da Nutrição, Medicina e Educação Física participam do evento. De acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade dos brasileiros está com sobrepeso


Segundo levantamento realizado pelo Ministério da Saúde (Vigitel 2019), dois em cada dez brasileiros estão obesos. (Foto: Getty Images)
Segundo levantamento realizado pelo Ministério da Saúde (Vigitel 2019), dois em cada dez brasileiros estão obesos. (Foto: Getty Images)

A Liga Acadêmica de Doenças Crônicas Degenerativas não Infecciosas (Ladec), do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza, vai promover a mesa-redonda virtual "Obesidade: porta de entrada para outras doenças", no próximo dia 28 de julho, a partir das 19h. 

A mesa-redonda conta com a presença dos professores da Unifor, instituição da Fundação Edson Queiroz, Thiago Daniele, do curso de Educação Física, Grayce Ellen, do curso de Medicina, e Nara Parente, do curso de Nutrição. A transmissão ocorrerá por meio do YouTube pelo canal oficial da Ladec.  As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo link da bio no Instagram: @ladec_unifor. Os participantes podem contar com certificado de quatro horas.

Durante a ocasião, também haverá sorteio de uma mensalidade na Academia Unifor, suplementos esportivos, aulas gratuitas com personal online, avaliação nutricional com nutricionista, cesta da loja Viver Saudável.

 
Obesidade e doenças crônicas

A obesidade pode ser fator de risco para uma série de doenças. Pessoas obesas podem apresentar propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outros problemas de saúde.

O Ministério da Saúde divulgou em abril de 2020, o resultado da pesquisa Vigitel 2019 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Por meio do levantamento feito anualmente, é possível traçar o perfil da população brasileira em relação às doenças crônicas mais comuns.

De acordo com o levantamento realizado em 2019, dois em cada dez brasileiros estão obesos. Se for  considerado o sobrepeso, mais da metade dos brasileiros está nesta situação (55,4%). Em 13 anos, a obesidade no Brasil saltou de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019, de acordo com as informações colhidas desde o início do monitoramento. O excesso de peso tende a aumentar com a idade, sendo de 30,4% para os jovens de 18 a 24 anos e 59,8% entre adultos com 65 anos ou mais. 

Serviço: 

Mesa-redonda "Obesidade: porta de entrada para outras doenças" (Ladec)
Data: 28 de julho de 2021
Horário: das 19h às 21h 
Inscrições pelo Instagram 
Transmissão: via YouTube