Participe: grupos de escuta clínica virtual seguem com inscrições abertas

sex, 16 outubro 2020 15:02

Participe: grupos de escuta clínica virtual seguem com inscrições abertas

Os grupos de escuta clínica são realizados em espaço virtual seguro, sigiloso e mediado por psicoterapeutas. (Foto: Getty Images)
Os grupos de escuta clínica são realizados em espaço virtual seguro, sigiloso e mediado por psicoterapeutas. (Foto: Getty Images)

O “Projeto Saúde Mental na Universidade” segue com a realização dos grupos de escuta clínica virtual voltados a alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. A iniciativa é coordenada pela Profª. Drª. Virgínia Moreira e conduzida por professores do Laboratório APHETO, tendo como foco a prevenção e a promoção da saúde mental neste momento de sobrecarga emocional, causada pela pandemia de Covid-19. 

Os grupos de escuta clínica são realizados em espaço virtual seguro, sigiloso e mediado por psicoterapeutas. Neles, os participantes contam suas experiências, histórias e os temas do dia são tecidos pelo próprio grupo. Os encontros virtuais acontecem 2 vezes por semana, com duração de 2 horas, alternando turnos de realização para garantir maior adesão dos alunos. São grupos abertos e os alunos podem se inscrever mais de uma vez, sempre respeitando o limite de até 15 componentes.

O projeto já realizou 11 grupos de escuta clínica virtual a partir da plataforma Google Meet. Ansiedade e necessidade de adaptação ao ensino na modalidade remota foram os mais temas mais frequentes. “Os alunos que estavam acostumados com a convivência social na academia, na universidade, e ao contato físico com os colegas se viram obrigados a ter uma rotina totalmente virtual. Isso acarretou ansiedade, somada ao medo de contaminação da doença e à necessidade de disciplina, de comprometimento e de produtividade na vida acadêmica, destaca a professora Karla Carneiro

De acordo com ela, outro sentimento apontado pelos participantes dos grupos de escuta clínica virtual foi a incerteza sobre o futuro. “Em menos de um ano, o mundo avançou cinco. A vida teve que se adaptar rapidamente às novas regras da Covid-19. A autocobrança também faz parte do pacote do novo normal”, comenta. 

Além de ser um espaço de acolhimento dos estudantes da Unifor, por meio dos grupos de escuta virtual, o projeto realiza um diagnóstico da sua saúde mental a partir de um questionário online, aberto a toda a comunidade discente. O objetivo é colher dados, identificar demandas, avaliar a condição da saúde mental e propor novas intervenções psicológicas que promovam a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos alunos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Clique aqui. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A matriz curricular do curso está alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina de 2025

Coordenação do curso de Medicina da Unifor integra Oficina Nordeste da ABEM do projeto “Rever: Formação Médica para o Brasil”

Mestre em Farmacologia e doutorando em Medicina Translacional, Victor Hugo é docente do curso de Direito e orientador da Liga de Medicina Legal e Direito da Unifor (Foto: Ares Soares)

Entrevista Nota 10: Victor Hugo Alencar e a união entre direito e medicina para solucionar crimes