Primeira edição do Festival de Música Unifor acontece em agosto

sex, 28 julho 2023 10:33

Primeira edição do Festival de Música Unifor acontece em agosto

Unifor Fest tem o objetivo de divulgar os talentos artísticos existentes na comunidade acadêmica; inscrições estão abertas até o dia 18 de agosto

Festival vai acontecer em “estilo livre”, que engloba qualquer estilo musical (Foto: Getty Images)

Aumenta o som que o show vai começar! No dia 25 de agosto, acontecerá o Unifor Fest 2023, o primeiro festival de música da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. O evento vai ser realizado de forma aberta ao público na Área Verde (atrás do Ginásio Poliesportivo), com apresentações de 17h às 21h30.

O festival tem como objetivo divulgar os talentos artísticos existentes na comunidade acadêmica e incentivar a produção artística dentro da Universidade. Poderão concorrer egressos e estudantes da graduação e pós-graduação regularmente matriculados, nas modalidades: solo, dupla e banda (três a seis integrantes). Os interessados em participar poderão se inscrever até o dia 18 de agosto.

Para realizar a inscrição, será necessário a submissão dos seguintes dados/ documentos:

• Ficha de inscrição;
  • Termo de responsabilidade;
  • Termo de uso de imagem;
  • Título e nome(s) do(s) autor(es) da música que será apresentada no Unifor Fest;
  • Vídeo no formato mp4 com a apresentação do solo, dupla ou banda.

Vale ressaltar que somente o candidato responsável pela inscrição do grupo (em caso de dupla e banda) é que deve necessariamente possuir vínculo com a Unifor, não sendo obrigatório que todos os integrantes do grupo sejam vinculados à Universidade.

Nesta primeira edição, a iniciativa acontece em “estilo livre”, que engloba qualquer estilo musical (MPB, bossa nova, samba, pagode, sertanejo de qualquer vertente, gospel, eletrônica, house, hip hop, rap, pop, pop-rock, hard rock, rock progressivo, heavy metal, etc.) em qualquer idioma.

> CONFIRA AQUI O EDITAL

Classificatória

Antes da apresentação final, os concorrentes deverão passar por uma fase classificatória. Entre 21 e 22 de agosto, os jurados vão analisar os vídeos inscritos e selecionar os candidatos que participarão da grande final do Unifor Fest.

Os candidatos selecionados serão divulgados no dia 23 de agosto no Instagram oficial da Unifor @uniforcomunica e no site.

Para as duas fases, a Comissão Julgadora será formada por maestros e responsáveis pelos Grupos de Arte da Unifor e professores convidados. Serão avaliados os grupos sob os seguintes critérios:

• Performance e qualidade vocal (afinação, técnica, dicção que possibilite a audição compreensível da letra, interpretação coerente com a poesia e o estilo musical, comunicação com o público);
  • Performance de palco (unidade da banda e a inter-relação entre os integrantes; expressão corporal assim como desenvoltura e interação com o público presente);
  • Qualidade e originalidade de arranjo instrumental e/ou vocal e de execução.

Na etapa final, acontecerão 12 apresentações, sendo quatro solos, quatro duplas e quatro bandas.

Premiações

O prêmio para as melhores participações, eleitas pela Comissão Julgadora do Unifor Fest, será definido, por meio da escolha do primeiro lugar vencedor de cada categoria. Os vencedores receberão um voucher, conforme os valores:

• 1º lugar solo: R$ 2.500,00
  • 1º lugar dupla: R$ 2.500,00
  • 1º lugar banda: R$ 2.500,00

O voucher poderá ser utilizado na aquisição de instrumentos musicais ou equipamentos de som a serem definidos pelo candidato vencedor e adquiridos pela Universidade de Fortaleza.

Unifor Fest 2023
Data: 25 de agosto de 2023 (sexta-feira)
Local: Área Verde (atrás do Ginásio Poliesportivo)
Inscrições: Clique aqui