Professores da Pós-Unifor escrevem livro sobre poder judiciário e democratização dos direitos no Brasil
Professores da Pós-Unifor escrevem livro sobre poder judiciário e democratização dos direitos no Brasil
A obra, organizada pelos docentes Rômulo Guilherme Leitão, Francisco Luciano Lima Rodrigues e Mariana Dionísio de Andrade, será lançada no dia 28 de março, em evento na Universidade de Fortaleza
O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza evento de lançamento do livro “Poder Judiciário e Democratização dos Direitos – Iniciativas e Inovações” no dia 28 de março, às 18h, no Auditório A2. A obra foi organizada pelos docentes Rômulo Guilherme Leitão, Francisco Luciano Lima Rodrigues e Mariana Dionísio de Andrade, coordenador, professor do PPGD e professora do curso de Direito da Unifor, respectivamente.
(Foto: Divulgação)
O livro foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e teve origem na articulação de docentes e discentes do programa para a elaboração conjunta de um conteúdo único. A obra é rica em debates jurídicos de grande relevância e necessárias reflexões críticas, que evidenciam constante formulação de ideias sobre o aprimoramento do Estado Democrático de Direito.
Os textos foram construídos por pesquisadoras e pesquisadores diretamente envolvidos com a temática, e que consideram a democratização dos direitos uma questão não apenas necessária, mas urgente. As discussões abordadas no livro são contemporâneas, possuem propostas de intervenção relevantes e se destacam pela pontualidade e clareza das ponderações.
Sobre os organizadores
(Foto: Arquivo pessoal)
Mariana Dionísio de Andrade é doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestre em Direito Constitucional e especialista em Direito Processual Civil pela pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É professora do curso de Direito da Unifor e da Pós-Graduação em Direito Processual Civil na Unifor, no Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7) e na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC). Possui formação em Leadership and Conflict Management pela Stanford University. É coordenadora do Projeto Jurimetria e Pesquisa Empírica em Direito - PROPED (Cnpq/Unifor); pesquisadora do Projeto Jurimetria, Gênero e Representatividade nos Espaços de Decisão (Edital Horas-Pesquisa Unifor). Pesquisadora líder da linha Jurimetria e Poder Judiciário – ESMEC. Coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará.
(Foto: Ares Soares)
Francisco Luciano Lima Rodrigues é mestre em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor titular de Direito Constitucional no Programa de Pós-Graduação em Direito da Unifor (PPGD) e professor adjunto da Faculdade de Direito da UFC. É desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC).
(Foto: Ares Soares)
Rômulo Guilherme Leitão é mestre e doutor em Direito Constitucional pela Unifor, com doutorado-sanduíche e pós-doutorado em Ciência Política pela Boston University, em Massachusetts (EUA). É procurador municipal da Prefeitura Municipal de Fortaleza; docente e coordenador de Direito Constitucional no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), e do Programa de Mestrado em Direito e Gestão de Conflitos da Universidade de Fortaleza, assim como professor de Ciência Política do curso de Direito da Unifor.
Serviço
Lançamento do livro “Poder Judiciário e Democratização dos Direitos – Iniciativas e Inovações”
Data: 28 de março de 2023
Horário: 18h
Local: Auditório A2