Programa de Dupla Titulação Internacional está com inscrições abertas até 23 de agosto

sex, 2 agosto 2024 19:49

Iniciativa abrange cursos das áreas de comunicação, gestão e engenharia

Além do Programa de Dupla Titulação, a Unifor oferece também o Programa de Intercâmbio Acadêmico (Ilustração: Getty Images)

Estão abertas as inscrições para o Programa de Dupla Titulação da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. A iniciativa acontece desde 2008 e permite que o aluno estude durante um ano em universidade e/ou instituição de ensino superior em outro país, e volte para casa com dois diplomas de uma só vez: um nacional e outro internacional.

Com o objetivo de oferecer aos seus estudantes o contato com outras línguas e culturas, o Centro de Comunicação e Gestão (CCG) e o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Unifor lançaram sete editais de seleção para o programa.

Inscrições e processo seletivo

As inscrições deverão ser realizadas até 23 de agosto de 2024, exclusivamente de forma online, conforme orientações do edital de seleção. A entrevista, que configura a segunda fase do processo seletivo, poderá ser realizada e gravada de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet, entre os dias 27 e 30 de agosto. O horário e link serão divulgados até dia 26 deste mês, por meio de e-mail a ser enviado pelas coordenações de Dupla Titulação do CCG e CCT aos alunos inscritos.

A convocação do candidato será feita seguindo a ordem divulgada no e-mail de divulgação da lista de inscrições aprovadas, conforme convocação a ser disponibilizada por e-mail, e também nas coordenações de Dupla Titulação do CCG e CCT e no Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), no dia 26 de agosto de 2024. Em caso de ausência, não será concedido prazo adicional, e o candidato será eliminado.

Editais abertos

Confira os cursos com possibilidade de dupla titulação e as respectivas instituições de ensino superior:

• Berlin School of Economics and Law (Alemanha)

Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em Administração de Empresas e Comércio Exterior da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2025.1 e 2025.2.

>Confira o edital aqui

• Deggendorf Institute of Technology (Alemanha)

Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em Administração, Comércio Exterior e Ciências Econômicas da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2025.1 e 2025.2.

>Confira o edital aqui

• Universidad Autónoma de Occidente (Colômbia)

Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior e Marketing (Bacharelado) da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2025.1 e 2025.2.

• Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)

Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em Administração da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de e 2025.1 e 2025.2.

• Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)

Serão selecionados quatro alunos dos cursos de graduação em Engenharia Civil da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2025.1 e 2025.2.

• Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)

Serão selecionados quatro alunos dos cursos de graduação em Engenharia Mecânica da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2025.1 e 2025.2.

• Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)

Serão selecionados quatro alunos dos cursos de graduação em Engenharia de Produção da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2025.1 e 2025.2.

• Ser brasileiro (nato ou naturalizado), maior de 18 anos;
  • Possuir passaporte válido até, no mínimo, julho de 2026;
  • Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação contemplados com o Programa de Dupla Titulação durante todo o processo de seleção, desde sua inscrição até o final do programa;
  • Ter cursado efetivamente mais de 30% (trinta por cento) e menos de 70% (setenta por cento) dos créditos exigidos para a conclusão de seu curso de graduação até o término do semestre 2024.1;
  • Possuir performance média global (PMG) igual ou superior a 7,0 (sete) e não possuir reprovações no histórico;
  • O candidato deverá ter cursado e ser aprovado, até o término do semestre 2024.1, em no mínimo de duas disciplinas em idioma inglês (para as universidades alemãs);
  • O candidato deverá apresentar certificado de proficiência de nível intermediário/B1 em Espanhol no momento da inscrição (para a universidade colombiana);
  • O estudante deve firmar o compromisso de ser aprovado na instituição de destino com a quantidade mínima de créditos exigidos no edital para obtenção do duplo diploma na instituição parceira;
  • O estudante assume, desde o ato da inscrição, o compromisso de conclusão do curso em até três anos após a aprovação neste processo seletivo, sob pena de não haver emissão do diploma de dupla titulação, por excesso de prazo;
  • O estudante deverá apresentar conhecimentos básicos no idioma Alemão (para as universidades alemãs);
  • Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital de cada instituição.