Projeto “Ver para Crescer” promove saúde ocular para alunos da Escola Yolanda Queiroz

Projeto “Ver para Crescer” promove saúde ocular para alunos da Escola Yolanda Queiroz

Iniciativa beneficiará 94 crianças com exames oftalmológicos completos e doação de óculos corretivos


A ação é fruto da parceria entre a Unifor, Aliança de Ouro e Emilio Ribas (Foto: Ares Soares)
A ação é fruto da parceria entre a Unifor, Aliança de Ouro e Emilio Ribas (Foto: Ares Soares)

No dia 8 de fevereiro, a partir das 8h, a Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex) da Universidade de Fortaleza — mantida pela Fundação Edson Queiroz — vai realizar mais uma edição do projeto “Ver para Crescer”, que visa a promoção da saúde ocular infantil na Escola Yolanda Queiroz. Realizada em parceria com diversas instituições, a iniciativa beneficiará 94 crianças com exames oftalmológicos completos e a doação de óculos corretivos.

Segundo a professora Adriana Helena Moreira, vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, o projeto representa um impacto direto na trajetória educacional dessas crianças. “Ao identificar e corrigir problemas de visão, garantimos que nenhuma delas tenha seu aprendizado prejudicado. Isso promove mais inclusão, igualdade de oportunidades e um futuro mais promissor para toda a comunidade”, ressalta. 

A ação acontece em três etapas. A primeira consistiu na aplicação do teste de acuidade visual (Teste de Snellen) em todos os alunos da escola. Em 2024, 532 crianças passaram pela triagem inicial, realizada pela Liga de Oftalmologia da Unifor. 

Na segunda fase, que ocorrerá no dia 8 de fevereiro, 94 crianças diagnosticadas com necessidade de avaliação mais aprofundada passarão por exames oftalmológicos completos, incluindo dilatação da pupila, exame de grau e exame de fundo de olho. A terceira etapa será a entrega dos óculos, com armações fornecidas pela Aliança de Ouro.

A mobilização envolve cerca de 70 voluntários, entre médicos da Unifor e da Escola Cearense de Oftalmologia, residentes egressos da universidade, além de integrantes da Liga de Oftalmologia. 

O Emilio Ribas, parceiro da iniciativa, prestará suporte aos pais das crianças com aferição de pressão arterial e glicemia, enquanto a Liga de Oftalmologia realizará palestras sobre saúde ocular. Já o Projeto Cachola, também vinculado à empresa, vai promover atividades lúdicas para tornar o momento de espera mais agradável e educativo.

Para a professora Maely Borges, chefe da Divisão de Responsabilidade Social da Unifor, “o projeto é um exemplo de como a união entre educação, saúde e ação social pode transformar vidas. Ao identificar e corrigir problemas de visão, a iniciativa mitiga que nenhuma criança tenha seu aprendizado comprometido por dificuldades visuais”.

Serviço 

Projeto “Ver para Crescer”
Data: 8 de fevereiro 
Horário: 8h
Local: Escola Yolanda Queiroz