seg, 6 janeiro 2025 16:40
Revista Unifor: A extensão que mudou o ensino superior
16ª edição da publicação semestral destaca o papel transformador das atividades extensionistas na formação de profissionais conectados com as demandas sociais e contemporâneas
A 16ª edição da Revista Unifor, publicação semestral da Universidade de Fortaleza — mantida pela Fundação Edson Queiroz —, oferece uma visão abrangente das ações extensionistas que conectam a academia às demandas sociais. Com histórias de impacto e projetos inovadores, o periódico reafirma o compromisso da universidade em formar profissionais conscientes e engajados.
Na matéria de capa, intitulada "Educação além do campus", a revista destaca ações que conectam estudantes e professores a realidades sociais. Projetos como o realizado na comunidade do Pio XII revelam o potencial de iniciativas interdisciplinares que integram áreas como saúde, urbanismo e empreendedorismo, beneficiando diretamente a população local.
Outro exemplo marcante é o trabalho de alunos de Arquitetura e Urbanismo, que levam conceitos de paisagismo e urbanismo a escolas públicas. Essas ações, reconhecidas em eventos acadêmicos, mostram como as práticas extensionistas impactam positivamente a formação dos alunos e o cotidiano das comunidades envolvidas.
A revista também enfatiza a internacionalização, promovidos Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), como uma extensão da experiência acadêmica. Um dos destaques é a missão acadêmica realizada na República Tcheca, que proporcionou a alunos e professores um mergulho cultural e técnico em ícones da arquitetura moderna e no patrimônio histórico europeu.
A publicação celebra ainda a criação de novos cursos de graduação, como Terapia Ocupacional, Biomedicina e Design de Interiores, que refletem a constante adaptação da universidade às demandas do mercado de trabalho e às transformações sociais. Outro ponto destacado é o Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, que reforça protagonismo artístico e educacional da universidade.
Na pós-graduação, projetos como o Ambulatório da Dor e o Cine Pipoquinha mostram como a Unifor une pesquisa e extensão para gerar impacto social. O LivingLab Sustentabilidade também se ressalta ao propor soluções tecnológicas para desafios urbanos, unindo inovação e responsabilidade social.
O periódico explora ainda a efervescência do cinema cearense, que celebra 100 anos de história com uma produção criativa e em ascensão. A conquista de Fernanda Torres no Globo de Ouro, por sua atuação no filme "Ainda Estou Aqui", reflete a força e a globalização do cinema brasileiro, que tem rompido fronteiras e conquistado novos espaços no cenário internacional.
Outros destaques da revista incluem um olhar sobre a inclusão e acessibilidade no ensino superior, com projetos que promovem a qualificação e ampliam as oportunidades para pessoas com deficiência. Na seção de entrevista, a especialista em gestão do futuro Maíra Blasi aborda as transformações no ambiente de trabalho e as mudanças trazidas pela Geração Z, que está remodelando valores e práticas no mercado.-
A 16ª edição da Revista Unifor reúne, ainda, as principais ações e eventos realizados durante o semestre, em na sessão “Tags”. Já em “Prateleira”, são apresentados livros produzidos por alunos e professores da universidade, que exploram temas variados como inteligência artificial, sustentabilidade e psicologia social.