qua, 17 dezembro 2025 10:31
Revista Unifor lança sua 18ª edição com projeto gráfico-editorial renovado e mais interativo
Os temas apresentados nesta edição perpassam conteúdos profundamente humanos e questões do cotidiano até as tecnologias que hoje impactam a vida real

Prestes a lançar sua 18ª edição (janeiro a junho de 2026), a Revista Unifor apresentará novo projeto gráfico-editorial mais interativo, que proporciona uma leitura mais leve, clara e envolvente. A publicação busca materializar e traduzir em suas páginas, por meio de narrativas, imagens, cores e formas, a missão institucional da Universidade de Fortaleza (Unifor), vinculada à Fundação Edson Queiroz, em contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural por meio da formação de profissionais de excelência, da pesquisa e da extensão universitária.
O grande diferencial desta edição será a combinação entre conteúdos profundamente humanos e tecnologia aplicada à vida real, conforme explica o editor Eduardo Buchholz. Ele revela que a revista estreia novo layout, mais limpo e visual, que dialoga com a proposta editorial de aproximar o leitor das histórias e dos projetos.
“Também ampliamos a presença de personagens reais — estudantes, egressos, professores e profissionais —, mostrando a Unifor a partir de trajetórias que nascem aqui e voltam para transformar o seu território de origem. É uma edição mais dinâmica, conectada com o presente e com o futuro”, explica.
Buchholz ressalta ainda que a linha editorial foi guiada por três eixos: transformação, pertencimento e futuro. O intuito é mostrar que a Universidade não é apenas um lugar de formação técnica, diz o editor, mas um espaço onde trajetórias ganham sentido social.
“As matérias foram escolhidas para evidenciar esse ciclo: estudantes que se descobrem, egressos que retribuem, pesquisas que geram impacto e tecnologias que ampliam possibilidades. Tudo isso com uma abordagem centrada nas pessoas, na escuta e na responsabilidade ética, refletindo o momento atual da Unifor, os caminhos que ela projeta para os próximos anos e, principalmente, os ensinamentos e o legado do chanceler Edson Queiroz que, em 2025 completaria 100 anos”, pontua.
Com projeto gráfico assinado por Gil Dicelli, um dos mais premiados jornalistas visuais do Brasil e reconhecido internacionalmente por condecorações do design editorial, a revista será lançada no dia 19 de dezembro — data que também marcará a solenidade de Colação de Grau 2025.2.
O designer e diagramador Luiz Gonzaga Neto destacou que, no quesito diagramação, a Revista Unifor transmite dinamismo conectado ao design editorial contemporâneo. “A revista agora é pensada para continuar além da leitura. Ao final de cada matéria temos a inserção de um QR Code, que direciona o leitor para novos conteúdos, vídeos, reportagens e podcasts, ampliando a experiência do público com o conteúdo e enriquecendo o produto”, detalha.
Como capa, a edição trará matéria com depoimentos de egressos, professores e comunidade sobre o impacto da formação acadêmica como meio de transformação social. É o caso da egressa da Unifor, a advogada Inês Vera, que voltou à sua cidade natal, Mundaú (CE), com a missão de democratizar o direito à aposentadoria da população local.
“O destaque central é a matéria ‘Do mar, por direito’, que abre a revista e simboliza o movimento de ida e volta que marca a história da Unifor: jovens que saem do interior, passam pela universidade e retornam para impactar suas comunidades. Essa narrativa dá o tom da edição, que valoriza raízes, pertencimento e transformação social. Outro destaque é a presença forte da inovação, com matérias sobre inteligência artificial, empreendedorismo e mobilidade urbana, reforçando o papel da Unifor como espaço de solução para desafios reais”, detalha Eduardo.
Pensada para além da leitura, a revista trará, ao final de cada matéria, QR Codes que direcionarão o leitor a conteúdos complementares — como vídeos, reportagens e podcasts — ampliando a experiência do público.
Outro destaque desta edição será uma entrevista com a psicanalista Vera Iaconelli, uma das palestrantes do Mundo Unifor 2025. Mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Vera é uma das principais referências atuais quando o assunto é parentalidade, família, gênero e mal-estar contemporâneo.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade, do ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, do ODS 10 – Redução das Desigualdades, do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e do ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
A Universidade de Fortaleza (Unifor) reafirma, assim, seu compromisso com uma formação que estimula a inovação e a produção de conhecimento com impacto social, conectada aos desafios reais dos territórios, das cidades e das comunidades.