RUF 2024: Jornalismo da Unifor é líder no Norte e Nordeste

sex, 25 outubro 2024 16:02

RUF 2024: Jornalismo da Unifor é líder no Norte e Nordeste

Graduação forma poliglotas digitais capazes de atuar em redações, na comunicação corporativa e no incentivo à pesquisa

Bacharelado tem duração de quatro anos e é ofertado no período da manhã (Foto: Robério Castro)

O curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, conquistou o primeiro lugar entre as instituições privadas do Norte e Nordeste, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2024 elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo.

Esta posição reafirma a excelência acadêmica do bacharelado, que já possui nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação, o mais importante indicador de qualidade do ensino superior no Brasil. Além disso, a Unifor foi eleita a 6ª melhor universidade privada do país pelo mesmo ranking.

Para Wagner Borges, coordenador do curso, a colocação no ranking é motivo de muita alegria. “Entendemos que isso é resultado do posicionamento de mercado que o curso sempre buscou, baseado na autonomia universitária e no hub de tecnologia que temos em nossos laboratórios de comunicação. Hoje, colhemos os frutos justamente a partir dessa percepção, que também reflete o compromisso da Universidade em oferecer programas acadêmicos de excelência como parte de sua história”, pontua o docente.

Formando poliglotas digitais

A graduação é ofertada no período da manhã e tem duração de quatro anos. Seus diferenciais, alinhados à inovação tecnológica, ao empreendedorismo e à sustentabilidade, formam profissionais de excelência, capazes de atuar em redações, na comunicação corporativa e no incentivo à pesquisa.

“O posicionamento que temos defendido, e que tem sido um diferencial do curso, é nossa capacidade técnica de oferecer ao mercado um poliglota digital, que se sente à vontade tanto nas redações de jornalismo profissional quanto na gestão da comunicação das empresas. Essa é uma tendência que soubemos, desde o início, captar, trazer, negociar, mediar e transformar em um programa acadêmico que, inclusive, é pioneiro no Norte e Nordeste”, acrescenta o coordenador.

Sobre o RUF

Criado em 2012, o Ranking Universitário Folha é uma das mais respeitadas avaliações do ensino superior brasileiro, que analisa universidades públicas e privadas em todo o país. Em 2024, o ranking avaliou 203 instituições e as 40 carreiras mais procuradas pelos estudantes. O levantamento é baseado em cinco indicadores principais: ensino, pesquisa, mercado de trabalho, inovação e internacionalização.

Estude Jornalismo na Unifor em 2025.1!

Quer fazer parte dessa história? Ainda dá tempo! Os interessados em estudar na Universidade de Fortaleza em 2025.1 podem escolher entre cinco formas de ingresso: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nota de vestibulares anteriores da Unifor, transferência, segunda graduação e reabertura de curso.