Unifor é a melhor universidade privada do N/NE em ranking internacional de sustentabilidade social e ambiental

qua, 6 dezembro 2023 15:25

Entre as instituições de ensino superior públicas e privadas, a Universidade de Fortaleza figura na 5ª colocação no Norte e Nordeste e na 18ª posição no Brasil

A Unifor é reconhecida por suas ações de responsabilidade social tendo conquistado este ano, pela 19ª vez consecutiva, o Selo Instituição Socialmente Responsável da ABMES (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - é também a melhor instituição privada do Norte e Nordeste em sustentabilidade social e ambiental, segundo o ranking QS World University Rankings Sustainability 2024. Considerando as universidades públicas e privadas do Norte e Nordeste, a Unifor ficou em 5º lugar; no Brasil, figura na 18ª colocação no ranking. Elaborado pela entidade britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada na análise de universidades, o resultado foi divulgado nesta terça-feira (5).

Por meio de metodologia composta por indicadores projetados para medir a capacidade de uma instituição de ensino de lidar com os maiores desafios ambientais, sociais e de governança (ESG) do mundo, o QS Sustainability Rankings 2024 avaliou quase 1.400 universidades de todo o mundo - mais que o dobro do número da edição do ano passado - em 95 países. No Brasil, 34 instituições de ensino superior foram avaliadas.

Em relação ao Impacto Ambiental, responsável por 45% da nota, as universidades são avaliadas segundo três indicadores: Sustentabilidade Ambiental, Educação Ambiental e Pesquisa Ambiental. Já o quesito Impacto Social (45%) agrega cinco indicadores: Igualdade, Troca de Conhecimento, Impacto da Educação, Empregabilidade e Resultados, e Saúde e Bem-Estar. Nesta edição do ranking, foi incluído também a categoria Governança (10%), fundamentada em indicadores relacionados à boa governança, como ética, práticas de contratação, transparência e tomada de decisões.

Para o professor Randal Pompeu, Reitor da Universidade de Fortaleza, o desempenho é reflexo do constante investimento da Unifor em ações de ESG, realizadas, majoritariamente, pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex). O setor é responsável por promover ações de responsabilidade social e ambiental, bem como iniciativas de incentivo à arte e à cultura.

“É com muita alegria que recebemos mais esse reconhecimento! Afinal, contribuir para a melhor qualidade de vida dos cearenses e para o desenvolvimento do nosso estado era o grande sonho do nosso fundador, o industrial Edson Queiroz. Por esta razão, abraçamos esse compromisso e, a cada ano, buscamos ampliar nossas ações nas áreas de sustentabilidade social e ambiental”, reforça.