Unifor figura pela segunda vez em ranking internacional

qua, 19 junho 2019 08:52

Unifor figura pela segunda vez em ranking internacional

Entre as universidades privadas brasileiras, a Unifor ficou em oitavo lugar.


O ranking Times Higher Education Latin America (THE 2019) foi anunciado no dia 18 de junho durante solenidade realizada na Pontificia Universidad Católica Del Peru (Foto: Divulgação)
O ranking Times Higher Education Latin America (THE 2019) foi anunciado no dia 18 de junho durante solenidade realizada na Pontificia Universidad Católica Del Peru (Foto: Divulgação)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é a única instituição de ensino superior privada das regiões Norte e Nordeste do Brasil a fazer parte do Times Higher Education Latin America (THE 2019), ranking que destaca as principais universidades de 12 países da América Latina e Caribe. Entre as universidades privadas brasileiras, a Unifor ficou em oitavo lugar. O resultado oficial foi anunciado nesta terça-feira, 18 de junho, durante solenidade realizada na Pontificia Universidad Católica Del Peru, em Lima.

Esta é a segunda vez, em menos de 45 dias, que a Unifor faz parte de ranking universitário internacional. Em abril deste ano, a QS World University Rankings incorporou a Unifor entre as melhores da América Latina e dos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), pela sua excelência no ensino e na pesquisa.

Os Rankings Universitários da Times Higher Education Latin America 2019 classificam universidades de 12 países da América Latina e Caribe e baseiam-se nos mesmos critérios rigorosos do THE World University Rankings, mas com modificações especiais para melhor refletir as características das universidades da América Latina.

A comissão organizadora julga as universidades de classe mundial que empregam 13 indicadores de desempenho separados em todas as suas principais missões, incluindo ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.

O Brasil foi o país mais representado, conquistando mais de um terço de todos os lugares e seis dos dez primeiros colocados. Tem 52 universidades classificadas, contra 43 no ano passado. O Chile continua sendo o segundo país mais representado, com 30 representantes, acima dos 26 do ano passado.

O THE fornece, desde 2004, dados de desempenho sobre universidades de nível internacional para estudantes, familiares, acadêmicos, líderes de universidades, governos e indústria. A sua principal fonte de análise, o THE World University Rankings, é a lista das principais universidades do mundo, incluindo mais de 1.250 instituições, em 86 países em 2019. Deverá ser anunciado no segundo semestre deste ano.

O resultado do ranking Times Higher Education foi anunciado no THE Latin America Forum 2019, realizado em Lima, no Peru. O evento reuniu líderes do ensino superior para conhecer e discutir as melhores iniciativas para alcançar a excelência acadêmica na América Latina. Na oportunidade, os representantes das instituições de ensino se reuniram e discutiram como a América Latina deve enfrentar seus desafios e adotar novas estratégias para desenvolver o grande potencial acadêmico e pessoal que a região possui.

Além disso, o fórum ofereceu análise exclusiva dos dados relativos ao desempenho das universidades latino-americanas, a partir do THE Latin America Ranking 2019, e o oportunizou a troca de experiências com diversos profissionais do ensino superior.

 

 

Universidade de Fortaleza

A Universidade está instalada em um campus de 720 mil metros quadrados, onde se encontra uma megaestrutura com cerca de 300 salas de aula e mais de 230 laboratórios especializados. O campus também é composto por auditórios, salas de vídeo, biblioteca, centro de convivência, núcleo de atenção médica, clínica odontológica, parque desportivo, teatro, espaço cultural, escritório para a prática jurídica, empresas juniores, TV universitária, escola de ensino infantil e fundamental e diversos outros núcleos de prática acadêmica e pesquisa.

O corpo docente altamente qualificado, composto de 1.300 professores, com mais de 80% de mestres e doutores, é responsável pela supervisão de centenas de projetos de pesquisa no domínio científico, tecnológico, artístico e cultural.

Interligada por diversos acessos de alta velocidade à internet, todos os processos acadêmicos e administrativos da Instituição estão integrados, possibilitando à comunidade acompanhar, virtualmente, em um mesmo ambiente, procedimentos didático-pedagógicos, acessar avançadas bases de dados para pesquisa e utilizar os recursos da educação a distância. Além disso, o campus da Unifor oferece cobertura de internet wi-fi gratuita em toda a sua extensão.

O reconhecimento nacional e internacional da Unifor e a sua maturidade acadêmica não vieram por acaso. É fruto do trabalho de profissionais que lutam e desejam que, pela educação, pelo ensinar e pelo aprender diário, se construa a sociedade justa e humana no mundo melhor que queremos.