Unifor promove evento com foco em inovação e sustentabilidade
Encontro reúne especialistas para conversar sobre mudanças climáticas, mobilidade humana e planos de bairro
O curso de Arquitetura e Urbanismo e o Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promovem na segunda-feira, 20, das 16h30 às 18h30, na sala B-43, o evento Multiperspectiva de Pesquisa em Estudos Urbanos: Reflexões Compartilhadas e Possibilidades Presentes. Também será possível participar de forma virtual por meio deste link.
Com mediação de Camila Bandeira, coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, e Cristina Romcy, coordenadora do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade, o evento será realizado no formato de roda de conversa e objetiva debater as perspectivas da pesquisa acadêmica e científica no âmbito da arquitetura e urbanismo.
Serão três temáticas urbanas abordadas: mudanças climáticas, mobilidade humana e planos de bairro. Além das mediadoras, seis oradores irão compartilhar as suas experiências:
- André Almeida - docente da Unifor e doutorando da Universidade Presbiteriana Mackenzie em programa de cotutela com a Leibniz Universität Hannover, da Alemanha.
- Patrícia Pessoa Lima - mestranda em Ciências da Cidade da Unifor.
- Luís Eduardo Benevides - estudante do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor e bolsista de iniciação científica do Livinglab.
- Marco Bruno Andrade - docente da Faculty of Civil Engineering of Czech Technical University, situada na Tchéquia, e pesquisador convidado do Livinglab Unifor.
- Isabelle Soares - egressa de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, doutora pela Universidade de Groningen, dos Países Baixos, e atualmente consultora da Rambøll Germany, da Alemanha.
- Andresa Lêdo - doutora pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pela Leibniz Universität Hannover, da Alemanha, e hoje pesquisadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em Portugal.
“Vamos abordar no evento como os estudos sobre as temáticas urbanas se desenvolvem nos diversos ambientes científicos vivenciados por cada pesquisador, assim como as escalas de pesquisa, que vão da iniciação científica ao pós-doutorado”, destacou André Almeida.
O encontro é destinado ao público geral e não necessita de inscrição prévia. Portanto, os interessados deverão apenas realizar o credenciamento na entrada da sala B-43 no dia do evento.
Conheça o LivingLab Sustentabilidade
Após as reflexões dos oradores, haverá um momento dedicado à divulgação do LivingLab Sustentabilidade, ligado ao curso de Arquitetura e Urbanismo e ao Mestrado Profissional em Ciências da Cidade. O projeto recém-criado é coordenado por Cristina Romcy e apoiado pela Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) por meio do Programa de Apoio a Equipes de Pesquisa.
“O objetivo geral é contribuir com a formação teórica no campo das ciências projetuais, com base em análises de diferentes áreas de conhecimento, sobre os desafios do desenvolvimento sustentável a partir da criação de um banco de práticas de inovação e impacto social coletadas em experiências contemporâneas de planejamento e projetos urbanos selecionados”, afirmou André Almeida, que compõe a iniciativa.
O LivingLab é destinado aos docentes, pesquisadores e alunos interessados em inovação e impacto social. Para mais informações, entre em contato com os seguintes números:
- Arquitetura e Urbanismo: (85) 3477-3250
- Mestrado Profissional em Ciências da Cidade: (85) 3477-3166
Serviço
Multiperspectiva de Pesquisa em Estudos Urbanos: Reflexões Compartilhadas e Possibilidades Presentes
Data: 20/01
Horário: 16h30 às 18h30
Local: sala B-43
Transmissão: https://meet.google.com/mfx-xczv-cko