Unifor recebe unidade móvel do Hemoce para doação de sangue e cadastro de medula óssea

sex, 12 setembro 2025 10:49

Unifor recebe unidade móvel do Hemoce para doação de sangue e cadastro de medula óssea

Carreta do hemocentro estará no campus de 15 a 30 de setembro, exceto sábado e domingo. Ação faz parte da campanha Doe de Coração 2025


Ação faz parte da campanha Doe de Coração 2025, que conscientiza sobre a importância da doação de órgãos e tecidos (Foto: Divulgação)
Ação faz parte da campanha Doe de Coração 2025, que conscientiza sobre a importância da doação de órgãos e tecidos (Foto: Divulgação)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, será ponto de parada de unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) de 15 a 30 de setembro, exceto sábado e domingo. O serviço itinerante, que ficará localizado no estacionamento do bloco D, viabiliza a doação de sangue e também o cadastro de medula óssea. 

Parte da 23ª edição da campanha Doe de Coração, a ação tem como objetivo facilitar o acesso da comunidade acadêmica e do público em geral ao serviço de doação. De 15 a 19 de setembro, das 9h às 20h, os interessados poderão doar sangue e se cadastrar como doadores de medula. Já de 22 a 26 e 29 e 30, das 9h às 18h, o atendimento será apenas para o cadastro de medula óssea.

A carreta do hemocentro integra o projeto Hemoce Perto de Você, que busca facilitar o acesso da população ao serviço de doação de sangue. A carreta é totalmente adaptada e tem capacidade para atender cerca de 60 pessoas por dia, com uma estrutura que inclui recepção, salas de triagem, quatro cadeiras de coleta e cantina. O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, composta por recepcionista, médico, enfermeira, técnico de enfermagem e zelador.

Requisitos para doação de sangue

  • Estar em boas condições físicas;

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha ocorrido até os 60 anos (para menores de 18, é necessário apresentar documentos específicos e autorização; clique para conferir);

  • Ter peso mínimo de 50 kg;

  • Estar bem descansado (ter dormido pelo menos 5 horas nas últimas 24 horas);

  • Estar alimentado (evitar refeições gordurosas nas 4 horas anteriores à doação);

  • Apresentar documento oficial com foto recente que permita a identificação: RG físico ou cópia autenticada; RG digital; CNH física com foto e filiação; CNH digital com QR Code. Para outros documentos, entre em contato com os canais de atendimento ao doador.

Requisitos para cadastro de medula de óssea

  • Ter idade entre 18 e 35 anos;

  • Estar em boas condições gerais de saúde;

  • Não possuir doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue;

  • Não apresentar doenças neoplásicas (câncer), hematológicas (relacionadas ao sangue) ou do sistema imunológico;

  • Algumas condições de saúde não impedem a doação e são avaliadas individualmente;

  • Para o cadastro, é coletada uma amostra de sangue (5 ml) destinada ao exame de compatibilidade (HLA).

Sobre a Doe de Coração 2025

Promovida pela Fundação Edson Queiroz, a Doe de Coração é uma iniciativa de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e, em sua 23ª edição, incentiva também o cadastro de doadores de medula óssea.

Neste ano, o movimento carrega o slogan "Doe medula. Doe vida. Doe de coração." e é liderado pela biomédica Daniela Monteiro, coordenadora e professora do curso de Biomedicina

O movimento Doe de Coração ocorre durante todo este mês e, além do podcast, inclui ações sociais, clube do livro, jornada acadêmica e exibição permanente de filmes. A campanha é realizada anualmente em setembro, período dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos em todo o Brasil.

Serviço

Carreta do Hemoce
Doação de sangue e cadastro de medula óssea

Quando: 15 a 19 de setembro, das 9h às 20h

Apenas cadastro de medula óssea
Quando: 22 a 26 e 29 e 30 de setembro, das 9h às 18h

Local: Universidade de Fortaleza (Av. Washington Soares, 1321 - bairro Edson Queiroz) | Estacionamento do bloco D