Unifor sedia seminário sobre Transtorno do Déficit de Natureza e equoterapia

Unifor sedia seminário sobre Transtorno do Déficit de Natureza e equoterapia

Iniciativa da Escola da Natureza, vai reunir especialistas no dia 10 de novembro, às 15h30, no auditório H35


A equoterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza cavalos como parte integrante do processo de reabilitação de pessoas (Foto: Getty Images)
A equoterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza cavalos como parte integrante do processo de reabilitação de pessoas (Foto: Getty Images)

No dia 10 de novembro, a Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, vai sediar o seminário “Transtorno de Déficit de Natureza e Equoterapia”. Gratuito e aberto ao público, o evento acontecerá às 15h30 no auditório H35.

A iniciativa é fruto da Escola da Natureza, instituição de educação ambiental e socioemocial, e clínica de terapia assistida por animais. Na ocasião, os participantes poderão acompanhar palestras de três profissionais com grande experiência na área da equoterapia: 

  • Bárbara Ramalho (equoterapeuta e especialista em Fisioterapia Neurofuncional, Terapia Intensiva e Ultrassonografia);
  • Nívian Albuquerque (equoterapeuta, biotecnologista e educadora ambiental);
  • Raison Pinheiro (equoterapeuta, professor, psicólogo e psicopedagogo).

De acordo com Raison Pinheiro, palestrante e organizador do evento, o seminário tem o objetivo de disseminar os benefícios da equoterapia como método terapêutico aprovado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

O equoterapeuta reforça que a iniciativa também visa aprofundar a importância da relação de imersão com a natureza, que, com o avanço da tecnologia, vem sendo bastante afetada.

Relevância da equoterapia 

A equoterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza cavalos como parte integrante do processo de reabilitação de pessoas com deficiências físicas, cognitivas ou emocionais. 

Essa prática, reconhecida por sua eficácia em promover o bem-estar e o desenvolvimento de habilidades, envolve a interação entre o paciente e o cavalo, aproveitando os movimentos rítmicos do animal para estimular o equilíbrio, a coordenação motora, a força muscular e a autoconfiança dos indivíduos atendidos. 

Programação

15h30 - Acolhida 
15h40 - Palestra: “A reabilitação do Transtorno de Déficit de Natureza” (Nívian Albuquerque)
16h10 - Palestra: “A Equoterapia como método terapêutico” (Barbara Ramalho)
16h40 - Palestra: “O simbolismo do cavalo no inconsciente coletivo” (Raison Pinheiro)
17h10 - Encerramento

Serviço

Seminário “Transtorno do Déficit de Natureza e Equoterapia”
Data: 10 de novembro
Horário: 15h30
Local: Auditório H85
Inscreva-se aqui

Mais informações: 85 99851-3856