Universidade de Fortaleza oferece atendimento psicológico gratuito a casais e famílias

qua, 2 setembro 2020 08:44

Universidade de Fortaleza oferece atendimento psicológico gratuito a casais e famílias

Disponível tanto para funcionários da instituição como para o público externo, o serviço terá início ainda este mês no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI).


Álvaro Rebouças é professor do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza e coordenador da iniciativa. (Foto: arquivo pessoal)
Álvaro Rebouças é professor do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza e coordenador da iniciativa. (Foto: arquivo pessoal)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, disponibilizará, a partir deste mês de setembro, Plantão Psicológico voltado para casais e famílias que estejam vivenciando conflitos e crises. Com o objetivo de proporcionar um espaço de acolhimento e escuta, os atendimentos ocorrerão no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), às sextas-feiras pela manhã, e em dois momentos: de 8h às 9h30min e de 9h30min às 11h10min. 

Os atendimentos deverão ser solicitados virtualmente a partir do preenchimento de um formulário, disponível aqui. Os casais e as famílias serão atendidos semanalmente, em quatro sessões sucessivas de noventa minutos. A primeira sessão será virtual e as demais presenciais. Na segunda sessão, os interessados devem portar um documento de identificação (RG ou CPF) e comprovante de residência para constituir um prontuário na recepção do NAMI.

Para Álvaro Rebouças, professor do curso de Psicologia da Unifor e coordenador da iniciativa, o objetivo do plantão com casais e famílias é receber integrantes desse grupo que estejam em situação de vulnerabilidade e conceder, a partir de atendimentos terapêuticos de curta duração, um espaço receptivo, de acompanhamento, compreensão e análise, aos interessados. “Atendemos, principalmente, casais e famílias em situação de crises traumáticas ou evolutivas, para que possam, em coesão de esforços conjuntos, lidar melhor com as situações que estão trazendo estresse elevado”, comenta.

O projeto, que ocorre periodicamente desde 2016, já atendeu 186 casais e famílias até ano passado. A assistência prestada trouxe inclusão terapêutica para este público e favoreceu a convivência entre os membros participantes. Os atendimentos são sempre realizados por uma dupla de estagiários do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza e supervisionados pelo professor Álvaro Rebouças. 

Quando for necessária a continuidade nos atendimentos para além das quatro sessões, os participantes são encaminhados para outros serviços do NAMI, outras clínicas-escolas de Instituições de Ensino Superior (IES) ou ainda para redes de saúde mental e psicossocial de assistência, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). 

Sobre o Serviço de Psicologia Aplicada do NAMI

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) faz parte do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor e presta atendimentos na área de psicologia em suas diversas modalidades, incluindo psicoterapia com atendimentos individuais, em grupo e com familiares. Além disso, o SPA possui atendimento psicológico emergencial gratuito, sem necessidade de agendamento prévio (mediante senhas). 

Nas segundas-feiras, terças-feiras e quartas-feiras, a partir de 14h, o plantão é destinado a crianças a partir de 3 anos, adolescentes, adultos e idosos. Às terças-feiras, de 8h às 10h, o atendimento tem foco na saúde do trabalhador. Já nas sextas-feiras, de 8h às 9h30min e de 9h30min às 11h10min, o plantão é com casais e famílias em crise. 

Conheça mais sobre este e outros serviços prestados pela Unifor aqui.

Serviço 

Plantão Psicológico com casais e famílias 
Quando: Sextas-feiras; 8h às 9h30min e 9h30 às 11h10
Onde: Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), no 2º andar do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI)
Telefone: (85) 3477-3643 e 3477-3644 
E-mail: namispa@unifor.br / WhatsApp: (85) 9.9210-2924

Formulário para atendimento disponível aqui.