Unifor promove ação para regularizar situação de microempreendedores individuais

Os atendimentos serão realizados de forma presencial, mediante agendamento, pelos monitores do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unifor (NAF)

Por meio da iniciativa, os cidadãos poderão regularizar seus negócios, parcelar débitos e abrir novo CNPJ (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza, no próximo dia 26 de junho (quarta-feira), o Mutirão Regulariza MEI. A ação acontecerá pela manhã, das 9h às 11h, e à noite, das 19h às 21h, na sala R01, no bloco R. As vagas são limitadas a 30 senhas por turno, 60 no total

“O objetivo é ajudar os cidadãos a se regularizarem junto ao fisco, bem como ajudá-los a saírem da informalidade, caso desejem, promovendo assim cidadania fiscal e cidadã junto à comunidade”, afirma Levy Guedes, professor do curso de Ciências Contábeis e um dos responsáveis pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unifor (NAF).

O Mutirão Regulariza MEI é uma iniciativa do NAF, núcleo vinculado ao curso de Ciências Contábeis da Unifor, no qual os cidadãos terão a oportunidade de regularizar seus negócios, seja abrindo novos CNPJs, ou ainda parcelando eventuais débitos, dentre outros serviços de regularização. Os atendimentos serão realizados de forma presencial pelos monitores do NAF, mediante agendamento prévio dos contribuintes, que deve ser feito por telefone: (85) 3477-3192 / (85) 3477-3193.

Sobre o NAF

Criado em 2014 com o objetivo de aprimorar o conhecimento acadêmico e prestar assistência aos contribuintes de baixa renda, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unifor é um espaço onde alunos e professores do Curso de Ciências Contábeis realizam atendimento gratuito à população, tirando dúvidas e prestando orientação sobre assuntos das áreas contábil e fiscal. O núcleo promove ainda intercâmbio de experiências e conhecimentos técnicos entre o Fisco e a Universidade.

Os alunos recebem auxílio dos professores sobre questões práticas do cotidiano, como declaração de Imposto de Renda, regularização do CPF, emissão de certidão negativa e verificação da situação perante a Receita Federal.

O atendimento prestado pelo Núcleo beneficia o público em geral, incluindo orientações a microempreendedores individuais (MEI). No NAF, os contribuintes têm acesso a serviços de orientação sobre como emitir CNPJ, boletos para pagamento de taxas e impostos, fazer cadastro na prefeitura ou na Sefaz para expedição de nota fiscal, bem como sanar outras dúvidas acerca de aspectos tributários em geral.

Em 2023, foi destaque nacional da Rede NAF em premiação realizada no dia 11 de dezembro pela Cidadania Fiscal da Receita Federal na 3º Região Fiscal. O projeto de extensão do NAF Unifor conquistou o 1º lugar do Ceará e 3º do Nordeste na categoria de maior quantidade de serviços prestados à sociedade.

Quer cursar Ciências Contábeis na Unifor?

Com duração de quatro (4) anos, a graduação em Ciências Contábeis da Unifor é ofertada nos períodos manhã e noite. O curso é voltado para quem quer ser capaz de analisar as influências do ambiente econômico sobre as alterações patrimoniais; e produzir informações estratégicas para o sistema gestor de uma instituição em direção às soluções assertivas, direcionadas às questões financeiras, tributárias, e patrimoniais de uma empresa, por meio de atividades como registro de receitas, despesas, custos e lucro, assim como auxiliar no controle do negócio.

Os egressos da graduação em Ciências Contábeis da Unifor estão aptos a atuar tanto no setor público quanto na esfera privada nas áreas de gestão contábil, controladoria, auditoria, perícia, compliance e gestão societária, tributária e governamental, como profissional gestor da informação que dá subsídio à tomada de decisões nas organizações.

Mutirão Regulariza MEI
Data: 26 de junho de 2024
Horário: 9h às 11h | 19h às 21h
Local: Sala R01, bloco R
Mais informações: (85) 3477-3192 / (85) 3477-3193

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.