Mostra fotográfica “Aves que Habitam o Campus” chega ao Shopping Benfica

As imagens, capturadas pelo fotógrafo da Unifor, Ares Soares, apresentam várias espécies de pássaros presentes no campus da Universidade

Dentre as aves retratadas nas fotografias estão periquitos, carcarás, gaviões, pica-pau, seriemas, beija-flores, galos de campina, entre outros (Foto: Guilherme Alecrim)

Após exibição na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a exposição “Aves que Habitam o Campus” chega ao Shopping Benfica. A mostra fotográfica é composta por 25 fotografias que retratam os diversos pássaros que vivem na Unifor pelo olhar do fotógrafo da Universidade, Ares Soares. A abertura acontecerá no próximo dia 19 de julho, às 16h.

A exposição ficará em exibição de 19 de julho a 20 de agosto, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h30 às 22h, no 1º piso, próximo à praça de alimentação. A visitação é gratuita e aberta ao público.

A mostra tem como curador o professor Claudio Sena, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda. Dentre as aves retratadas estão periquitos, carcarás, gaviões, pica-pau, seriemas, beija-flores, galos de campina, entre outras, que convivem com a natureza exuberante do campus da Unifor, um verdadeiro refúgio para variadas espécies de pássaros, cada uma com características e comportamentos únicos.

Para Ares Soares, fotografar essas aves é como entrar em um mundo novo e vibrante, onde cada espécie conta uma história diferente. “A riqueza de cores, os padrões de voo, e os cantos melodiosos me encantam e me inspiram a continuar explorando e documentando esse universo. Para mim, cada clique é uma oportunidade de revelar a incrível diversidade e os pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos no nosso dia a dia”, afirma.

A exposição é uma idealização da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, por meio de sua Divisão de Arte e Cultura, em parceria com o curso de Publicidade e Propaganda e com a Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor. A mostra conta também com o apoio do curso de Medicina Veterinária, responsável pelas legendas classificatórias das fotografias com os nomes das espécies.

Sobre o fotógrafo

Além do olhar atento e sensível, ao longo de sua vasta experiência com atuações na fotografia social, publicitária e no fotojornalismo, Ares Soares desenvolveu também a técnica de fotografar aves. “Eu digo que a técnica sempre é fundamental para um excelente registro, mas é importante também o profissional ter referências. A inspiração vem do meu grande mestre Zé Albano”, conta Ares.

Além de José Albano, um dos maiores nomes da fotografia no Ceará, Ares tem como referência na captação da natureza Maurício Albano (irmão de José Albano), que registrou em dezenas de livros as paisagens cearenses, e Ciro Albano, filho de Maurício, biólogo e um dos mais premiados fotógrafos de pássaros do Brasil.

Ares circula diariamente pela Unifor registrando o dia a dia dos alunos, eventos e ações promovidas pela instituição, mas, mesmo em meio a rotina atribulada, o fotógrafo captura também a beleza do campus. Sobre os registros das aves, Ares acrescenta: “sempre digo que eu estou no momento certo, na hora em que eles estão à vontade no campus”.

Mostra fotográfica “Aves que Habitam o Campus” no Shopping Benfica
Abertura: 19 de julho de 2024, às 16h
Local: Shopping Benfica - 1º piso (Av. Carapinima, 2200 - Benfica)
Período de visitação: 19 de julho a 20 de agosto de 2024
Horário de visitação: segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h30 às 22h
Fotografia: Ares Soares
Curadoria: Claudio Sena
*Visitação gratuita

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.