Unifor promove vivência de yoga com Hélder Lima Terra Pura - Ram Das

Após a vivência de yoga, o público irá ao Espaço Cultural Unifor visitar a exposição Centelhas em Movimento - Coleção Igor Queiroz Barroso

Com mais de 25 anos de prática e estudo de yoga e meditação, Hélder Lima ministra aulas privativas e vivências individuais e em grupos (Foto: Divulgação)

A Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz - promove, no dia 27 de julho, a partir das 10h, a vivência “O bem-estar físico, mental e emocional proporcionado pela prática de yoga”, que será conduzida por Hélder Lima Terra Pura - Ram Das. O evento será realizado na Área Verde ao lado do Ginásio Poliesportivo da Unifor. Aberta ao público, a iniciativa faz parte da programação do “Férias com Arte na Unifor”.

Será uma prática fluida que expresse movimento, respiração e consciência, adequada para um público não praticante de yoga e voltada para pessoas com 15 anos ou mais. Na sequência, o público será convidado a visitar a exposição “Centelhas em Movimento - Coleção Igor Queiroz Barroso”, em exibição no Espaço Cultural Unifor. A organização do evento orienta trazer canga ou toalha e garrafa de água para a realização da prática. Para participar, é necessário realizar inscrição, pois as vagas são limitadas.

Durante a vivência, Hélder Lima Terra Pura - Ram Das realizará com os participantes as seguintes atividades:

• Asanas: posturas psicofísicas que liberam as couraças energéticas e musculares, proporcionando melhor circulação sanguínea e energética; massageando as glândulas endócrinas, massageando os plexos nervosos, desbloqueando os centros energéticos, melhorando a autoestima. Proporciona alongamento muscular profundo, soltura articular, melhoria postural e tonificação muscular;
  • Técnicas de respiração - Pranayamas: controle da energia vital através da respiração utilizando exercícios respiratórios apropriados;
  • Automassagem: massagem aplicada pelo participante em si mesmo, proporcionando relaxamento, estimulação do sistema imunológico e melhoria da circulação linfática;
  • Relaxamento neuromuscular consciente: relaxamento conduzido, utilizando música e indução a um estado de relaxamento profundo, utilização de visualizações criativas, acalmando a mente e o corpo, proporcionando um bem-estar generalizado;
  • Introdução de técnicas de meditação: focando a mente para um encontro consigo mesmo.

Sobre Hélder Lima Terra Pura - Ram Das

Hélder Lima Terra Pura - Ram Das possui formação em Tantra Yoga e Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro em São Paulo, em Hatha Yoga com Maria Laura Garcia Packer de Joinville, Santa Catarina e em Kundalini Yoga pelo Kundalini Research Institute. Além disso, realizou curso de formação de instrutores de yoga com Ananda Marga em São Paulo; curso de extensão universitária em Yoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - Associação Cearense de Estudos e Pesquisas do Yoga (Acepy); e curso de Introdução à Medicina Ayurveda.

Participou de dezenas de workshops, oficinas, vivências e retiros com renomados professores de Yoga do Brasil e do exterior. Desde 2001, é professor de Yoga e formador de outros professores desde 2005. Ministra aulas privativas e vivências individuais e em grupos. Seu compromisso com a prática e o estudo de Yoga e Meditação dura mais de 25 anos. Também foi facilitador do Programa Transforma do Instituto Visão Futuro, professor do Espaço Terra Pura – Ram Das Yoga e Terapias, coordenador dos Cursos Livres de Formação de Instrutores de Yoga e professor do curso de Extensão Universitária em Yoga da ACEPY/UFC. Durante cinco anos, atuou como Facilitador de Meditação nos Espaços Clara Luz e Cecran. Hélder Lima é Professor de Yoga filiado à Aliança do Yoga. Ademais, Helder Lima é graduado em Engenharia Elétrica, atuou na iniciativa privada e na Coelce por 12 anos, ocupando cargos gerenciais.

Vivência “O bem-estar físico, mental e emocional proporcionado pela prática de yoga”, com Hélder Lima Terra Pura - Ram Das
Data: 27 de julho de 2024
Local: Área Verde ao lado do Ginásio Poliesportivo | Espaço Cultural Unifor

* Evento gratuito com vagas limitadas

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.