Trabalho em equipe a distância? Confira dicas para que ele seja um sucesso

qua, 12 agosto 2020 14:39

Trabalho em equipe a distância? Confira dicas para que ele seja um sucesso

A professora Andrea Chagas, do Núcleo de Tecnologias Educacionais, minimiza as preocupações sobre atividades em grupo de quem se prepara para o retorno online das aulas.


Andrea Chagas é coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Unifor. (Foto: Ares Soares)
Andrea Chagas é coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Unifor. (Foto: Ares Soares)

Na próxima segunda-feira, 17, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, retornará com suas atividades acadêmicas, ainda que de maneira remota. Com isso, uma preocupação que logo surge entre os estudantes é a nova dinâmica de realização dos trabalhos em equipe, que se configura como mais um desafio mediante o distanciamento social. Se esse é o seu caso, não se preocupe. A seguir, listamos algumas sugestões para garantir sucesso na hora de realizar atividades em grupo a distância. 

O primeiro passo rumo ao bom estudo em equipe é saber quem são os colegas de disciplina. A professora Andrea Chagas, coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Unifor, comenta que “o aluno tem que ver quem são os colegas de disciplina para que possa se familiarizar. Verificar se já os conhece, se são amigos, para que ele possa, caso tenha oportunidade de realizar alguma atividade em grupo, se organizar com esses colegas, trocar contatos e tudo mais”. Para tal, pode-se tanto acessar o Unifor Online e visualizar a opção “Alunos Inscritos”, como, no novo ambiente virtual de aprendizagem (AVA), explorar a área “Participantes”. 

Caso seja novato na instituição e ainda não conheça nenhum colega, o aluno deve recorrer ao suporte oferecido pelo professor em momentos de interação síncrona, como videoconferências ou grupos de contato. Sobre isso, Andrea destaca: “principalmente nesse momento remoto, o professor deve proporcionar alguma estratégia metodológica para que os alunos se conheçam. Ele pode sugerir atividades virtuais que levem os membros da turma a conversar ou criar pequenos grupos de integração, para que se estabeleça um contato”. 

Outra dica para obter êxito nos trabalhos em grupo realizados virtualmente é organizar estratégias de conversa que façam uso das ferramentas disponíveis. Em “Trabalho”, no Unifor Online, e “Tarefa’”, no novo ambiente virtual (AVA), os alunos podem formar grupos e se aproximar de seus pares. O estudante também pode, por exemplo, se candidatar a compartilhar anotações e materiais de estudo ou criar seus próprios canais de discussão com a equipe em outras redes para além do ambiente online de ensino, como fóruns ou aplicativos de conversa, vídeo e imagem. 

Por fim, um ponto ressaltado por Andrea é a autodisciplina. “Isso pode ser difícil para muitos alunos estudando de maneira remota. Então, pensar em estratégias de como se organizar e manter atividades é interessante para estabelecer a autodisciplina e o autogerenciamento de tempo, inclusive aquele que será dedicado aos outros membros da equipe”, afirma a coordenadora, que sugere encontros virtuais periódicos entre os grupos. Devemos usar das ferramentas tecnológicas para estimular a interação e o contato pessoal”, conclui ela.