Unifor promove integração entre estudantes de diferentes nacionalidades

seg, 12 dezembro 2022 09:19

Unifor promove integração entre estudantes de diferentes nacionalidades

Alunos das disciplinas Gestão Ambiental e Estratégia Empresarial desenvolvem atividades com estudantes da Georgia State University

As professoras Daiane Neutzling (esquerda) e Keysa de Mascena (direita) são organizadoras da iniciativa (Foto: Maria Teresa)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, tem como um de seus objetivos promover a integração entre estudantes de diversas nacionalidades. Em razão disso, neste semestre se iniciou uma parceria com a Georgia State University (Estados Unidos), em que alunos da Unifor têm a possibilidade de desenvolver projetos e atividades com o corpo discente da instituição norte-americana com base em problemáticas reais de empresas cearenses.

A ação é capitaneada pelas docentes Daiane Neutzling e Keysa de Mascena, das disciplinas ministradas em inglês,  Gestão Ambiental (Comércio Exterior) e Estratégia Empresarial (Administração), respectivamente, e o professor Salomão Alencar, que ministra a disciplina Doing Business in World Regions, da GSU.  A atividade teve duração de dois meses e os alunos foram divididos em equipes mistas para analisar as potencialidades de mercado na América do Sul para internacionalização de uma empresa de impacto social, a Catarina Mina

A professora Daiane Neutzling traz mais detalhes sobre a iniciativa. “Na Unifor, recebemos alunos de diferentes nacionalidades e por meio desse projeto oferecemos mais oportunidades de experiência multicultural, tanto para os alunos estrangeiros como para os alunos brasileiros que estão cursando as disciplinas. Nas equipes, eles desenvolvem uma análise do ambiente e propõem estratégias para uma empresa brasileira”, explica.

Além da conexão entre alunos de diferentes nacionalidades, a iniciativa também aborda conteúdos relevantes, conforme explica Keysa de Mascena. “A atividade trabalha conceitos importantes da disciplina de Estratégia Empresarial que estou lecionando, bem como está conectada com as disciplinas dos professores envolvidos no projeto”, pontua.

Experiência

"Conviver com pessoas de outras nacionalidades é desafiador, ainda mais por nem todos serem fluentes em inglês, mas fomos driblando as dificuldades. É uma experiência enorme para meu desenvolvimento profissional”, destaca a aluna Ana Luisa Gomes, quarto semestre de Administração.

Ao final da atividade, os alunos e professores envolvidos na atividade receberão um certificado digital oferecido pelo Office of International Initiatives (OII) e o Atlanta Global Studies Center (AGSC) da Georgia State University (GSU)  para comprovação de atividade extracurricular internacional.

Ser parte desta iniciativa é uma oportunidade para alunos se prepararem para o mercado de trabalho, uma vez que desenvolvem soluções para problemas reais de empresas, além de desenvolver as capacidades de trabalho em equipe e as habilidades de comunicação e interação em um segundo idioma.

Administração: administracao@unifor.br I (85) 3477.3192 I Bloco Q, sala 03

Comércio Exterior: comex@unifor.br I (85) 3477.3087 I  Bloco Q, sala 03