Conheça o curso EAD em Inteligência Artificial da Unifor

qui, 23 maio 2024 16:24

Conheça o curso EAD em Inteligência Artificial da Unifor

A nova graduação garante experiências práticas e imersivas aos alunos que desejam mergulhar no mercado tecnológico


O curso tem duração de dois anos e meio, equivalente a cinco semestres (Ilustração: Getty Images)
O curso tem duração de dois anos e meio, equivalente a cinco semestres (Ilustração: Getty Images)

A inteligência artificial já está presente em diversos lugares e aspectos do cotidiano: nos celulares, computadores, casas e até mesmo em alguns carros. O que antes era apenas uma previsão e tema de debates ao redor do globo, agora é realidade, e seus feitos e efeitos passam a reger, cada vez mais, as relações humanas. Analisando este cenário, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, adiciona à sua matriz curricular o curso EAD em Inteligência Artificial

Voltada para quem busca uma formação de qualidade na área, a graduação tecnológica traz recursos modernos e abordagem pedagógica inovadora, além de ser ministrada por um corpo docente altamente qualificado e experiente na área de IA. O curso é alinhado com o mercado e garante experiências práticas e imersivas aos alunos, proporcionando acesso a laboratórios virtuais, ferramentas de software e outras tecnologias avançadas. 

A graduação em Inteligência Artificial da Unifor possui ainda parcerias com diversas organizações do setor tecnológico, como a empresa de telecomunicações Huawei. Essas parcerias podem resultar em oportunidades de estágio, projetos práticos e uma valiosa rede de contatos, permitindo aos alunos participar de competições nacionais e internacionais, obter certificações e explorar outras possibilidades de empregabilidade no mercado.

Habilidades e conhecimentos específicos

Ao longo do curso, os estudantes irão desenvolver habilidades técnicas e conhecimentos específicos essenciais para a área. Algumas dessas competências, de acordo com o professor Ítalo Salomão, coordenador da graduação, incluem: programação e desenvolvimento de algoritmos, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural (NLP), visão computacional, ciência de dados, big data e estatística

“Eles também aprendem engenharia de software, metodologias ágeis, ferramentas de colaboração e questões éticas e regulatórias em IA. Pode-se destacar que fomentamos o desenvolvimento de competências de mercado como pensamento crítico, trabalho em equipe, comunicação, gestão de projetos, inovação e adaptabilidade”, acrescenta o docente.

O coordenador explica ainda que essas habilidades preparam os alunos para diversas carreiras na área, como desenvolvedor de inteligência artificial, cientista de dados, engenheiro de machine learning, especialista em visão computacional ou processamento de linguagem natural, consultor e/ou pesquisador em IA. O curso equipa os futuros profissionais para enfrentar desafios com uma base sólida na área, além de habilidades interpessoais e de gestão. 

Estrutura curricular

Com dois anos e meio de duração (cinco semestres), a graduação oferece uma matriz curricular abrangente e detalhada, cobrindo diversas áreas essenciais relacionadas à inteligência artificial: 

  • Fundamentos de computação: incluem cursos de introdução à computação, programação e aplicações diretamente vinculadas ao desenvolvimento de sistemas em IA;
  • Fundamentos de IA: abrangem aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional;
  • Análise de dados: ciência de dados e big data;
  • Engenharia de software e práticas ágeis;
  • Ética em IA: serão discutidas questões éticas e regulatórias.

Por ser uma área relativamente nova, o desenvolvimento e implementação da inteligência artificial apresentam diversos desafios éticos e sociais significativos. “Alguns desses desafios fazem parte da coleta, regulamentação de análises e limite de privacidade de dados, bem como a discussão sobre a ética da IA relacionada à substituição de profissões exercidas hoje. No entanto, nosso curso busca preparar o aluno para abordar esses obstáculos com criticidade, entendendo a importância e posicionamento na sociedade”, pontua Ítalo Salomão.

Assim, conceitos como privacidade e segurança de dados, viés e discriminação, transparência e explicabilidade, impacto no mercado de trabalho, responsabilidade e accountability são recorrentes na matriz curricular da graduação tecnológica, garantindo que os alunos desenvolvam competências como pensamento crítico e soluções inovadoras, respeitando o uso responsável e consciente da IA no mercado atual.

Interação com o mercado

A Unifor busca sempre facilitar as possibilidades de contatos, parcerias e interações com empresas, grupos e desenvolvedores no campo da tecnologia e estruturação de inteligência artificial. De acordo com o coordenador do curso, os alunos terão diversas oportunidades de networking e interação com o mercado durante a formação. 

“Essas oportunidades incluem estágios e projetos colaborativos com empresas parceiras, além de palestras, workshops e hackathons com profissionais da indústria. Ademais, a Unifor possui o Parque Tecnológico (TEC Unifor), que abriga diversos laboratórios e núcleos, entre eles o Núcleo de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (NCDIA), o UNIFOR Hub, o Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin), entre outros”, finaliza o coordenador. 

Estude Inteligência Artificial na Melhor! 

Que tal cursar a melhor formação em Inteligência Artificial (IA) e se destacar no desenvolvimento de sistemas capazes de resolver problemas complexos? Após a conclusão da graduação tecnológica em Inteligência Artificial na modalidade EAD, o aluno estará preparado para atuar na área de análise de dados, aplicação de algoritmos avançados, garantia de conformidade e gestão de projetos de IA.