Unifor lança descontos de 40% na graduação e 30% na pós-graduação para pessoas 50+

sex, 31 maio 2024 15:41

As bolsas já valem para o semestre 2024.2 e contemplam cursos de graduação presencial e EaD e pós-graduação: lato sensu e educação continuada

Aos 77 anos, a professora aposentada Oneida Pontes Pinheiro acredita que essa seja uma oportunidade de atualizar os seus conhecimentos em educação (Foto: Ares Soares)

Após os 50 anos de idade, os brasileiros só querem sombra e água fresca, correto? Errado! Pelo menos é o que atesta o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, cujas pesquisas apontam em sentido contrário: o número de idosos que buscam uma graduação ou uma pós-graduação tem crescido exponencialmente no Brasil nos últimos anos. O Inep aponta que o número de universitários com 60 anos ou mais teve aumento de 55% na última década.

E para estimular ainda mais o acesso de cearenses nessa faixa etária ao ensino superior de qualidade, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, lançou bolsas de estudo para pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. A política estipula descontos que variam de 30% para os cursos de pós-graduação, nas modalidades lato sensu e educação continuada, a 40% para os cursos de graduação, nas modalidades presencial e educação a distância (EaD).

Dois detalhes importantes: os descontos já valem para o processo seletivo do segundo semestre de 2024, cujas inscrições encontram-se abertas, e os alunos que completarem 50 anos no período letivo de 2024.2 serão igualmente beneficiados com a medida. Os descontos não serão cumulativos com outras bolsas da Unifor, salvo em caso de bolsas de estudo concedidas a atletas, monitores e de pesquisa.

Voltar a estudar aos 50 anos

Muitos motivos têm levado as pessoas à universidade depois dos 50 anos: abrir um leque de novas oportunidades profissionais, manter a mente ocupada e ativa, satisfazer um desejo pessoal antigo ou dar um upgrade na carreira com uma segunda graduação ou uma pós-graduação.

Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1982, e Pós-graduada em Métodos e Técnicas de Pesquisa Histórica e Sociológica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1984, a professora aposentada Oneida Pontes Pinheiro, de 77 anos, comemora as novas bolsas lançadas pela Unifor:

É de suma importância a pessoa adquirir mais conhecimentos a partir de 50 anos, afinal, essas pessoas ainda são atuantes no mercado de trabalho. Uma graduação, uma segunda graduação ou uma pós-graduação com certeza enriquecerão o currículo dessas pessoas e fortalecerão e até ampliarão a sua carreira profissional, além de proporcionarem melhor qualidade de vida para eles e suas famílias

Oneida sabe bem o que fala, afinal, é voluntária no projeto Cidadania Ativa, que fortalece a autoestima e autoimagem de idosos e idosas no bairro Bom Jardim, além de trabalhar no programa Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentáveis (Remes), que ensina e estimula mulheres a ganhar dinheiro em casa. E ainda encontra tempo para ler livros infantis e participar de apresentações teatrais e exposições de pinturas para crianças em situação de vulnerabilidade social, no projeto Era Uma Vez, do Sesc/Ceará, e trabalhar com reciclagem de garrafas pet com mulheres de bairros da periferia de Fortaleza.

Diante de uma agenda tão cheia, fica difícil imaginar que Oneida ainda vá ter tempo de cursar uma segunda graduação ou uma pós-graduação na Unifor. Mas, acredite!, ela jura que vai dar um jeitinho e se matricular em um curso de curta duração da Pós-Unifor: “Tenho muita experiência de vida em muitas áreas profissionais, mas tenho um sonho acalentado há muitos anos: atualizar meus conhecimentos em educação. Acho que agora chegou a hora de realizá-lo! E, quem sabe, até fazendo uma pós-graduação”.

Saiba mais:

• Os descontos valem para todos os cursos de graduação, exceto Odontologia e Medicina
  • Na pós-graduação (lato sensu e educação continuada), o aluno deverá manter a continuidade do curso, sem interrupções como desistência, abandono ou trancamento
  • O desconto será aplicado a partir da segunda mensalidade e em todas as mensalidades subsequentes
  • Para garantir o desconto, o aluno deverá realizar o pagamento da mensalidade até a data de vencimento padrão

Saiba mais sobre todas as bolsas da Unifor
Setor de Captação de Novos Alunos
Telefone: (85) 3477.3000 (opção 3)
WhatsApp: (85) 99246.6625
E-mail: queroserunifor@unifor.br