Santander Top España 2024: Conheça alunos da Unifor que farão imersão na cultura espanhola

seg, 10 junho 2024 17:34

Santander Top España 2024: Conheça alunos da Unifor que farão imersão na cultura espanhola

Estudantes selecionados serão contemplados com passagens, curso de espanhol, alimentação e hospedagem em residência universitária


Giovanna, Geilson e Karla Soraya embarcam em 28 de junho para a Espanha (Foto: Maria Tereza Alencar/Julia Donato)
Giovanna, Geilson e Karla Soraya embarcam em 28 de junho para a Espanha (Foto: Maria Tereza Alencar/Julia Donato)

Três estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, estão de viagem marcada para a Espanha. Eles passaram por todas as fases de um processo seletivo e agora vão participar do programa Santander Top España, de 28 de junho a 19 de julho de 2024.

Os alunos Giovanna, Geilson e Karla falam sobre as expectativas para as três semanas de aprendizado na Universidade de Salamanca, uma das mais tradicionais da Europa, e dão dicas para quem deseja participar da próxima edição do programa.

Amplificando competências

Desde que ficou sabendo da oportunidade, Giovanna Walfredo, estudante de Medicina da Unifor, se encantou pela possibilidade de atrelar a imersão na língua e cultura espanholas a uma vivência de intercâmbio internacional. A Universidade de Salamanca, especificamente, despertou o interesse da jovem por ser um polo mundialmente consagrado de educação e desenvolvimento intelectual.

Para alcançar a meta, ela conta que buscou fugir do óbvio na carta de motivação – um dos itens necessários para a inscrição – e conversou com pessoas que já haviam participado da seleção. As estratégias deram certo. A viagem será o primeiro contato da estudante com o idioma espanhol, mas, para além disso, ela quer aprender também sobre cultura, história, arquitetura, arte e gastronomia locais.


“A troca de ideias, experiências e perspectivas culturais que terei dentro da comunidade estudantil internacional de Salamanca certamente trarão grande aprendizado interpessoal, ao passo que a vivência em um país europeu desconhecido me ensinará muito sobre autoconhecimento”Giovanna Walfredo, estudante do curso de Medicina da Unifor

Sobre as iniciativas de internacionalização do aprendizado, estimuladas pela Unifor e que possibilitam experiências como o programa Santander Top España, a futura médica tem opinião formada: “Estou no lugar certo. Uma universidade que capacita seu corpo discente e amplifica suas competências é terreno fértil não só para a produção acadêmica, mas também para o desenvolvimento pessoal de seus alunos”.

Networking e visibilidade

O sonho de fazer um intercâmbio também vai virar realidade para Geilson Silva, estudante do curso de Administração da Unifor. A experiência internacional vai se somar a todas as outras vivências que o jovem tem experimentado desde o início da graduação.

“Se eu não tivesse as oportunidades de ser monitor, pesquisador científico e atleta, jamais estaria vivendo isso. [Na Unifor] criamos uma rede muito grande de networking, e isso faz a gente ser visto. Acredito que só um estudante da Unifor consegue vivenciar isso”, reflete Geilson.

Ele salienta ainda que é grato aos colegas de trabalho e a todo o corpo docente do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), que o orientou durante o processo de inscrição para o programa. Segundo o futuro administrador de empresas, as expectativas para a viagem são altas.

“Estou super empolgado para começar a estudar na Espanha e conhecer um pouco mais da cultura local. Vou a fundo completamente para aprender e sair o mais rico culturalmente de lá”, assegura.


“Tanto essa experiência quanto as outras que consegui participar geram muito crescimento para o aluno no âmbito que ele deseja, seja como estudante ou como futuro profissional da área. A Universidade nos prepara para momentos únicos como esse”Geilson Silva, estudante do curso de Administração da Unifor

O momento certo

Em 2020, quando estava no último semestre do curso de Direito na Unifor, Karla Soraya participou da seleção do programa e não obteve sucesso. Ela começou o mestrado e achou que não teria mais oportunidade, afinal o programa contemplava apenas alunos da graduação.

Foi quando uma professora deu a boa notícia: a edição de 2024 abriria vagas também para estudantes da pós-graduação. Karla, hoje mestranda em Direito Constitucional da Pós-Unifor, não pensou duas vezes e decidiu tentar de novo. Pronta para abraçar a nova experiência, ela fala o que espera dos dias na Espanha.

“Fazer um curso em uma das universidades mais antigas da Europa é a realização de um sonho. Acredito que os aprendizados serão os melhores possíveis: nova cultura, novos conhecimentos, novos amigos e novas oportunidades de crescimento”, comemora a mestranda.


“Desde a graduação, a Unifor, para mim, é sinônimo de oportunidades. É uma instituição que abre portas para o aluno construir o seu caminho, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão. Todas essas experiências fazem com que o aluno se torne um cidadão global e, com isso, adquira as habilidades do século XXI”Karla Soraya, egressa do curso de Direito e mestranda em Direito Constitucional pela Pós-Unifor

Dicas para quem quer chegar lá

Para quem cultiva o sonho de conhecer o mundo, estudar um novo idioma ou mergulhar em uma cultura diferente, os selecionados para o programa Santander Top España deixam algumas dicas. De antemão, todos concordam que viver ao máximo os projetos da universidade é um bom começo, como sugere Karla Soraya.

“Acredito que a preparação começa antes do processo seletivo em si, aproveitando as oportunidades que a Universidade oferece, como a monitoria, a pesquisa e a extensão, por exemplo. Isso gera repertório para a fase de análise curricular e entrevista [...] É preciso plantar o quanto antes para colher os frutos lá na frente e, acredite, os frutos vêm”, argumenta a mestranda.

Já Geilson incentiva a aproveitar as “temporadas” da graduação. “É como uma série. O meu curso tem oito temporadas, e a cada uma eu consegui explorar as oportunidades que apareciam. Fui monitor, pesquisador, sou atleta [...] Resumindo, a graduação voa! Aproveitem o processo para ter conquistas como essas”, complementa.

Giovanna se inspira na lei do retorno e pontua: “A vida acadêmica é uma via de mão dupla: quanto mais você investe em si mesmo e na Universidade, mais ela investe em você em retorno. Ter ciência disso abre muitas portas”.