Procura por terapeutas ocupacionais cresce 35% nos últimos dois anos

ter, 2 julho 2024 16:40

Procura por terapeutas ocupacionais cresce 35% nos últimos dois anos

A maior procura é de empresas e prefeituras para beneficiar crianças, jovens, adultos e pessoas idosas com problemas de saúde física e mental

A Terapia Ocupacional é uma carreira que interage de forma intensa com outras áreas da saúde, como fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia (Foto: Ares Soares)

O lançamento de um novo curso de Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, chega em um momento de aquecimento no mercado de trabalho. Nos últimos dois anos, verificou-se crescimento de mais de 35% na contratação formal de terapeutas ocupacionais no Brasil, seja no setor público, principalmente prefeituras do Interior do Estado, ou na iniciativa privada. Atualmente, o terapeuta ocupacional pode atuar em hospitais, clínicas, enfermarias, centros de reabilitação, escolas, ambulatórios, creches, asilos, escolas, presídios e oficinas terapêuticas.

Esse aumento tem dois fatores principais. O primeiro decorre da pandemia de Covid-19, que afetou diretamente a saúde física e mental de crianças, jovens, adultos e pessoas idosas. O impacto emocional das perdas familiares, o sentimento de medo, a falta de socialização e a instabilidade no trabalho aumentaram o nível de estresse e sofrimento psíquico dos brasileiros. Segundo a terapeuta ocupacional e professora Elcyana Bezerra Carvalho, “a busca por ajuda profissional nesses casos é fundamental, principalmente quando quadros como insônia, irritabilidade, desânimo, ansiedade e isolamento social levam a um desengajamento ocupacional impactando na qualidade de vida”.

Já o segundo fator é a constatação de que o brasileiro está vivendo mais: de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do cidadão brasileiro é de aproximadamente 75 anos, representando hoje cerca de 34 milhões de pessoas idosas, ou seja, 15% da população. Vários fatores propiciaram esse crescimento, dentre os quais estão o crescimento social e econômico do país, o acesso à água tratada e esgoto, a gratuidade em transporte e a redução de preços em atividades de lazer e cultura para pessoas idosas e o aumento do consumo.

Segundo a professora Elcyana Bezerra Carvalho, a área de terapia ocupacional tem ganhado cada vez mais visibilidade e espaço no mercado de trabalho devido aos ótimos resultados que os pacientes e clientes vêm tendo com as intervenções, além de abranger diversas áreas de atuação. Outro ponto de destaque é que o mercado de trabalho, além do setor privado, também dispõe de atividades no setor público por meio de concurso para órgãos municipais, estaduais e federais.

Como o número de diagnósticos de Transtorno de Espectro do Autismo (TEA) tem aumentado consideravelmente, o terapeuta ocupacional tem sido bastante requisitado para compor as equipes multidisciplinares de atendimento ao TEA. “A demanda aumentou a tal ponto que tem faltado profissionais para suprir algumas vagas. Sendo assim, o mercado está bastante aquecido e a oferta média salarial em alguns estados brasileiros como, por exemplo, o Ceará, pode variar de R$ 8 mil a R$ 10 mil”, salienta professora Elcyana.

Uma das grandes vantagens do curso de TO da Unifor é a sua possibilidade de um trabalho interprofissional. A Terapia Ocupacional é uma carreira que interage de forma intensa com outras áreas da saúde, como fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, educação física, nutrição e enfermagem, entre outras. Isso permite que profissionais já formados nessas áreas de saúde possam complementar sua formação e ampliar suas possibilidades de atuação.

(Foto: Arquivo pessoal)

A professora Elcyana Carvalho explica que “a terapia ocupacional trabalha com o fazer humano e com a organização do cotidiano, no sentido de que as pessoas voltem a se engajar em suas ocupações. Então, essa é uma das principais metas da terapia ocupacional: inserir os indivíduos em novas atividades, ressignificando o seu cotidiano. Um outro ramo de atuação da terapia ocupacional está relacionado às pessoas que vivem em situação de rua, de vulnerabilidade social ou em casos de calamidade, como a tragédia climática que aconteceu recentemente no Rio Grande do Sul. A terapia ocupacional trabalha fortemente com o conceito de justiça ocupacional, que é o de trazer para essas pessoas o direito delas exercerem suas ocupações”.

A moderna estrutura do curso de Terapia Ocupacional na Unifor está focada em proporcionar aos alunos formação completa e atualizada, com ampla gama de oportunidades no mercado de trabalho. Para isso, vai contar com os laboratórios multidisciplinares do Núcleo de Atenção Médica Integrada da Unifor, um dos mais modernos centros de atendimento médico e de aprendizagem na saúde das regiões Norte e Nordeste.

Descontos

A oferta do curso de Terapia Ocupacional da Unifor já vale para o semestre 2024.2. Ele terá quatro anos de duração e será ofertado no período noturno. Os interessados em cursar terapia ocupacional na Unifor terão à disposição um leque de descontos especiais.

• Egressos Unifor: 30%
  • Desconto por curso noturno: 30%
  • Com idade igual ou superior a 50 anos: 40%

(*) Os descontos não são cumulativos