Unifor amplia convênios com universidades internacionais

ter, 16 julho 2024 14:46

Unifor amplia convênios com universidades internacionais

Parcerias estratégicas com 141 instituições do exterior impulsionam a cooperação acadêmico-científica e o intercâmbio global

Oito novos convênios internacionais foram assinados pela Unifor em 2024 (Foto: Getty Images)

Fortalecendo o seu compromisso com a internacionalização, a Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Edson Queiroz — assinou oito novos convênios internacionais em 2024. Essas parcerias, estabelecidas conforme a Resolução CEPE 49/2023, representam um movimento estratégico para fortalecer a cooperação acadêmico-científica e promover o intercâmbio global.

Expansão internacional

Por meio do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), a Unifor mantém parcerias com 141 instituições de ensino superior em 30 países. Este ano, a Universidade reforçou sua rede com novas colaborações que abrangem seis países distintos: Alemanha, Argentina, Estados Unidos, França, Polônia e Portugal.

• Alemanha: Hochschule München University of Applied Sciences
  • Argentina: Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco
  • Estados Unidos: University of Central Missouri
  • França: École des Mines d'Albi
  • Polônia: Uczelnia Państwowa im. Jana Grodka w Sanoku
  • Portugal: Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Portugal: Instituto Politécnico do Cavado e do Ave
  • Portugal: Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto

Benefícios dos convênios

Os novos convênios permitem o compartilhamento de conhecimentos e a cooperação em projetos de pesquisa que visam resolver problemas locais e regionais. A colaboração internacional oferece uma perspectiva diversificada e inovadora, crucial para enfrentar desafios complexos.

Além disso, a parceria com instituições renomadas impulsiona o desenvolvimento de pesquisas de ponta. A troca de experiências e metodologias entre universidades fortalece a capacidade de inovação, beneficiando a sociedade como um todo.

Os convênios também ampliam as oportunidades de intercâmbio para estudantes, professores e pesquisadores. A vivência em diferentes contextos culturais e acadêmicos enriquece a formação e contribui para a construção de uma visão global, essencial no mundo contemporâneo.