Unifor seleciona dia 26 de agosto alunos para cursos gratuitos do Centro de Formação Profissional

ter, 20 agosto 2024 15:56

As 570 vagas se destinam a residentes em comunidades em situação de vulnerabilidade social

A Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor), realiza na próxima segunda-feira, 26 de agosto, seleção de alunos para 570 vagas dos cursos gratuitos do Centro de Formação Profissional (CFP).

Os interessados poderão se inscrever das 8h às 18h, no link abaixo. As aulas terão início em 2 de setembro e serão destinadas a residentes de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

A Divisão de Responsabilidade Social, vinculada à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, informa que as 570 vagas serão distribuídas em 17 turmas abrangendo 14 modalidades diferentes de cursos, alguns presenciais e outros online, incluindo: Auxiliar Administrativo, Balconista de Farmácia, Eletricista Residencial Básico e Informática Básica. Outras opções incluem: Design de Sobrancelhas, Atenção e Cuidado ao Idoso, Maquiagem Básica, Gestão de Conflitos e Atendimento ao Cliente.

Como se inscrever?

No período de inscrição destacado acima, os interessados deverão preencher os dados no formulário disponível neste link. Caso o indivíduo ainda não tenha feito cadastro, deve incluir o CPF e a senha, e clicar no botão "Não sou cadastrado" para ter acesso à ficha.

Só é permitida uma inscrição por pessoa em um único curso de formação (em caso de mais de uma inscrição em cada modalidade, essa será automaticamente cancelada). O inscrito deve concordar com todos os requisitos e estar ciente que, em caso de informação divergente, terá sua inscrição anulada. As vagas são limitadas e por ordem de acesso.

Os interessados terão que atender os seguintes pré-requisitos:

• Estar em situação de vulnerabilidade social (situação socioeconômica de poucos recursos financeiros e pouco acesso a oportunidades, podendo ocorrer por questões de moradia, nível de renda e escolaridade, desemprego, renda mensal de até um salário-mínimo e/ou beneficiários de programas sociais governamentais)
  • Ter, no mínimo, ensino fundamental completo
  • Ter a partir de 16 anos
  • Ter renda mensal equivalente de até um salário-mínimo
  • Não estar matriculado no ensino superior
  • Ter acesso a equipamentos com câmera e microfone, como celular, notebook ou computador, caso o curso seja online
  • O inscrito deve concordar com todos os requisitos e estar ciente de que, em caso de informação divergente, sua inscrição será anulada
  • A falta injustificada na primeira semana de aula resultará no cancelamento automático da vaga, impedindo a continuidade no curso

1. Atenção e Cuidado ao Idoso
  2. Auxiliar Administrativo
  3. Auxiliar de Sala de Aula
  4. Balconista de Farmácia
  5. Culinária Nutritiva e Higienização e Manipulação dos Alimentos
  6. Design de Sobrancelhas
  7. Eletricista Residencial Básico
  8. Empreendedorismo e Marketing Digital
  9. Gestão de Conflitos e Atendimento ao Cliente
  10. Informática Básica
  11. Maquiagem Básica
  12. Operador de Caixa
  13. Técnicas Avançadas de Vendas
  14. Técnico de Manutenção de Ar-condicionado

Sobre o CFP

O Centro de Formação Profissional é um projeto da Fundação Edson Queiroz com o objetivo de promover a formação profissional de pessoas de baixa renda e sua inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos.

A iniciativa está vinculada à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex) da Unifor, por meio da Divisão de Responsabilidade Social, que norteia suas atividades com foco na oferta de oportunidades para a população em situação de vulnerabilidade social.