Renomado ecologista francês discute desenvolvimento sustentável e transição ecológica na Unifor

qui, 22 agosto 2024 15:18

Doutor em Direito Ambiental pela Universidade de Limoges, Julien Prieur ministrará palestra para docentes e participará de aulas para estudantes da graduação e pós-graduação

Julien Prieur é consultor internacional em direito de desenvolvimento sustentável e transição ecológica (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza - instituição de ensino mantida pela Fundação Edson Queiroz - recebe, como professor convidado, o Dr. Julien Prieur, renomado ecologista francês e consultor em direito de desenvolvimento sustentável e transição ecológica. A iniciativa é mais uma ação da Unifor voltada para o processo de internacionalização da universidade, que tem como um dos seus objetivos construir pontes para conectar a comunidade acadêmica com instituições e pesquisadores estrangeiros.

O professor francês participa, até dia 16 de outubro, das aulas da disciplina de Direito Ambiental do curso de Direito e também do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Unifor (mestrado e doutorado), juntamente com a professora Gina Pompeu, coordenadora do NEI e docente do PPGD e da graduação em Direito.

Além disso, no dia 12 de setembro, Julien Prieur ministrará a palestra Sustainable Development Goals and their applicability in the Unifor curriculum (Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sua aplicabilidade ao currículo acadêmico) no bloco B (sala B-47), a partir das 15h. Voltado para coordenadores, assessores e professores em geral, o momento integra a programação do II Encontro de Curricularização da Internacionalização (ECOI), promovido pelo Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI).

Julien Prieur está na Unifor a convite do Núcleo de Estratégias Internacionais - NEI (Foto: Ares Soares)

Sobre Julien Prieur

Julien Prieur veio pela primeira vez ao Brasil em um veleiro de dez metros, vindo da França, aos 22 anos, com seu pai, o professor Michel Prieur. Desde então se apaixonou pelo Brasil, já que em 2024 está em sua nona estadia.

Ele sempre quis defender a proteção dos seres vivos e da biodiversidade a tal ponto que partiu com a ONG Greenpeace no navio Rainbow Warrior em 1995 para se opor à retomada dos experimentos nucleares no Pacífico, em Mururoa. Aos 27 anos, criou uma empresa de consultoria e treinamento para líderes empresariais e governantes eleitos, a fim de comprometer suas ações com o desenvolvimento sustentável. Julien geriu esta empresa durante 13 anos, ao mesmo tempo que retomou os seus estudos de direito e concluiu a sua tese na área de Direito Ambiental na Universidade de Limoges em 2009. Desde então tem estado envolvido em COPs, sejam elas ligadas ao clima ou à biodiversidade, com a ONG CIDCE presidida pelo seu pai, Michel Prieur, esperando a implementação efetiva das convenções internacionais

Em 2015, deixou tudo para passar 5 anos em Madagascar e trabalhar com instituições internacionais (FAO, PNUMA, PNUD, etc.) na implementação local do desenvolvimento sustentável. Redigiu, nomeadamente, o decreto malgaxe que aplica o Protocolo de Nagoya de 2010 sobre recursos genéticos. Além desta ação Julien é professor em diversas universidades e instituições de ensino superior desde 2001, seja em Paris 1 la Sorbonne ou Paris 13, Bordeaux IV ou em Escolas de Engenharia. Recentemente, ele foi anexado a um laboratório de pesquisa na Universidade de Perpignan.