Unifor leva exposição “Aves que Habitam o Campus” ao Ministério Público do Estado do Ceará

sex, 23 agosto 2024 16:00

Composta por imagens de pássaros que vivem no campus, capturadas pelo fotógrafo da Universidade, Ares Soares, a mostra será exibida no Espaço Cultural do MPCE

Após temporada na Unifor, a mostra foi exibida no Shopping Benfica e agora chega ao MPCE (Foto: Ares Soares)

A exposição “Aves que Habitam o Campus” da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - desembarca agora no Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A mostra fotográfica será exibida no Espaço Cultural do MPCE, localizado no Centro Administrativo Cambeba, a partir de 26 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O acesso é gratuito, porém, para grupos acima de dez pessoas, é necessário agendar a visitação (cultura@mpce.mp.br | (85) 3452-3731).

Composta por fotografias que retratam os diversos pássaros que vivem na Unifor pelo olhar do fotógrafo da Universidade, Ares Soares, a exposição foi lançada na Unifor em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, seguindo para curta temporada no Shopping Benfica. No MPCE serão exibidas 32 fotografias de diversas espécies de aves que convivem com a natureza exuberante do campus da Unifor, um verdadeiro refúgio para os pássaros, cada um com características e comportamentos únicos.

Para Adriana Helena, Vice-Reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, apresentar uma exposição sobre as aves que habitam o campus da Unifor no Ministério Público tem um impacto positivo significativo, aumentando a conscientização e a educação ambiental, fortalecendo a imagem da universidade, e promovendo a colaboração entre instituições acadêmicas e órgãos públicos.

“A exposição ‘Aves que Habitam o Campus’ oferece uma oportunidade educacional para que o público compreenda melhor a fauna do campus da Universidade de Fortaleza, e a relevância das aves para o ecossistema. Isso pode sensibilizar tanto funcionários do Ministério Público quanto visitantes sobre a importância da proteção ambiental. O Ministério Público, como uma entidade pública, pode amplificar essa educação e ajudar a integrar questões ambientais na agenda pública”, reforça.

A exposição é composta por 32 fotografias de periquitos, carcarás, gaviões, pica-pau, seriemas, beija-flores, galos de campina, entre outras espécies de aves (Foto: Guilherme Alecrim)

A exposição é uma idealização da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, por meio de sua Divisão de Arte e Cultura, em parceria com o curso de Publicidade e Propaganda e da Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor. A mostra conta também com o apoio do curso de Medicina Veterinária, responsável pelas legendas classificatórias das fotografias com os nomes das espécies. A curadoria é do professor Claudio Sena, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda.

Aline Lima, chefe do Departamento de Memória Institucional e Cultura do Ministério Público do Estado do Ceará, celebra a chegada da exposição ao MPCE. "A parceria do Espaço Cultural do MP do Ceará com a Vice-Reitoria de Extensão da Unifor é uma experiência rica que proporciona uma maior integração institucional, bem como movimenta os espaços de exposições da região sul da capital cearense. Esta é a primeira ação de muitas que pretendemos realizar", reforça.

Ares Soares também celebra a itinerância da mostra. “Estou muito feliz em ver a exposição ‘Aves que Habitam o Campus’ ganhando novos espaços e alcançando um público ainda maior ao chegar ao Ministério Público. Cada clique é um convite para que todos reflitam sobre a importância de preservar o meio ambiente e respeitar a natureza ao nosso redor. Poder compartilhar essa mensagem por meio da fotografia, e ver o impacto que ela tem, é uma alegria imensa”, sublinha.

Sobre o fotógrafo

As fotografias são resultado de quase 10 anos de vivência de Ares Soares como fotógrafo da Unifor (Foto: Jari Vieira)

Ares circula diariamente pela Unifor registrando o dia a dia dos alunos, eventos e ações promovidas pela instituição, mas, mesmo em meio a rotina atribulada, o fotógrafo captura também a beleza do campus. Sobre os registros das aves, Ares afirma: “sempre digo que eu estou no momento certo, na hora em que eles estão à vontade no campus”.

Além do olhar atento e sensível, ao longo de sua vasta experiência com atuações na fotografia social, publicitária e no fotojornalismo, Ares Soares desenvolveu também a técnica de fotografar aves. “Eu digo que a técnica sempre é fundamental para um excelente registro, mas é importante também o profissional ter referências. A inspiração vem do meu grande mestre Zé Albano”, conta Ares.

Além de José Albano, um dos maiores nomes da fotografia no Ceará, Ares tem como referência na captação da natureza Maurício Albano (irmão de José Albano), que registrou em dezenas de livros as paisagens cearenses, e Ciro Albano, filho de Maurício, biólogo e um dos mais premiados fotógrafos de pássaros do Brasil.

Para Ares, fotografar essas aves é como entrar em um mundo novo e vibrante, onde cada espécie conta uma história diferente. “A riqueza de cores, os padrões de voo, e os cantos melodiosos me encantam e me inspiram a continuar explorando e documentando esse universo. Para mim, cada clique é uma oportunidade de revelar a incrível diversidade e os pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos no nosso dia a dia”, afirma.

Mostra fotográfica “Aves que Habitam o Campus” no MPCE
Local: Espaço Cultural do MPCE (Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, nº 130, Cambeba, Fortaleza)
Período de visitação: a partir de 26 de agosto de 2024
Horário de visitação: segunda a sexta, das 8h às 17h