Notícias

Pós-Unifor: curso de curta duração aborda regras de impostos e leis tributárias para uso profissional

qua, 19 junho 2024 20:19

Ofertada pela Educação Continuada, formação é destinada a profissionais que desejam se aprofundar em atividades relacionadas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS)

A Educação Continuada da Unifor oferta diversas opções de curso para quem deseja adquirir conhecimentos específicos em um curto espaço de tempo (Foto: Getty Images)

O curso de curta duração Reforma Tributária e ICMS: simplificando o que é complexo da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino mantida pela Fundação Edson Queiroz,  tem como objetivo preparar profissionais e estudantes das áreas de direito tributário e contabilidade para exercerem atividades relacionadas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e aos novos tributos instituídos pela Reforma Tributária, como o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS).

O público-alvo do curso inclui profissionais que atuam ou desejam atuar nas áreas de consultoria e contencioso tributário, advogados, contadores, procuradores do Estado, juízes, membros do Ministério Público, e estudantes de especialização e graduação em direito tributário.

Os objetivos específicos da formação incluem detalhar e debater regras gerais e principais regimes de incidência, apuração e recolhimento do ICMS, além de apresentar principais aspectos da reforma tributária.

A capacitação também tem como objetivo aprimorar a atuação contábil e de consultoria no que tange ao ICMS, além de preparar os profissionais para lidar com os novos tributos instituídos pela Reforma Tributária. As aulas serão realizadas presencialmente nos dias 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de julho de 2024, com carga horária total de 18 horas aula, das 19h às 22h.

Michel Gradvohl, docente da Especialização em Direito, Processo e Planejamento Tributário e também professor do curso de curta duração, destaca que essa formação oferece uma oportunidade para que os acadêmicos expandam seu currículo, tornando-se profissionais mais completos.

"O curso é essencial para aqueles que desejam trabalhar com impostos, contabilidade e gestão entender profundamente o ICMS e a Reforma Tributária. Nosso curso foi projetado para abordar essas áreas, explicando leis e as novidades da Reforma Tributária de 2023 de maneira clara e prática. Os participantes adquirirão um conhecimento abrangente sobre os principais aspectos de mudanças significativas na tributação sobre o consumo trazidas pela reestruturação tributária"Michel Gradvohl, professor do curso Reforma Tributária e ICMS: simplificando o que é complexo

Mais sobre o docente

Michel André Bezerra Lima Gradvohl é doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, especializações em Direito Constitucional pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará e em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudo Tributários. Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza e em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Atua como auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE). Michel também preside a 4ª Câmara de Julgamento do Contencioso Administrativo Tributário do Estado do Ceará e é conselheiro do Conselho de Relacionamento com o Contribuinte do Estado do Ceará. Anteriormente, representou a Secretaria da Fazenda no Conselho Estadual Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará.

Michel também integra a Comissão Técnica da Federação Brasileira de Associação de Fiscais de Tributos Estaduais. É autor de diversos artigos nas áreas de direito tributário, direito financeiro, direito constitucional e direitos fundamentais.

Curso “Reforma Tributária ICMS: simplificando o que é complexo”
Data: 8, 9, 10, 15, 16, e 17 de julho
Horário: 19 às 22h