“Conflito de gerações” marca tema do primeiro encontro dos Embaixadores Unifor 2024

seg, 13 maio 2024 09:37

“Conflito de gerações” marca tema do primeiro encontro dos Embaixadores Unifor 2024

Evento teve como convidada a docente Ana Cristina Pacheco e representou a retomada do programa, iniciado em 2019
 


Grupo de embaixadores Unifor 2024 e as professoras Ana Quezado, diretora de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor e Ana Cristina Pacheco, docente do Centro de Comunicação e Gestão (Foto: Clara Soeiro)
Grupo de embaixadores Unifor 2024 e as professoras Ana Quezado, diretora de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor e Ana Cristina Pacheco, docente do Centro de Comunicação e Gestão (Foto: Clara Soeiro)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realizou no último dia 8 de maio, no Bloco B, o primeiro encontro do projeto Embaixadores Unifor 2024. Visando fortalecer o conceito de aprendizagem por meio do diálogo, o encontro foi aberto pela diretora de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor, Ana Quezado, e contou com a presença da professora convidada Ana Cristina Barros, do Centro de Comunicação e Gestão (CCG), que conversou sobre o tema “Conflito de Gerações no mercado de trabalho” com os estudantes. 

Criado em 2019, o projeto reúne 18 alunos de graduação de cursos variados da Unifor para, em colaboração com a Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial, aperfeiçoar os temas e conteúdos gerados pelos canais institucionais da universidade, viabilizando o diálogo permanente com o público-alvo. Para isso, os embaixadores fazem sugestões de pautas e apontam melhorias que podem ser feitas nos materiais produzidos pela universidade. 

No bate-papo, os embaixadores receberam dicas sobre como lidar com os conflitos entre gerações, visando conviver em um ambiente profissional próspero. “É importante exercitar a humildade no ambiente corporativo, porque perpassa pela capacidade de aprender, de passar por novas experiências que as gerações diferentes podem trazer”, ressalta a professora Ana Cristina Pacheco - que ministra as disciplinas de Laboratório de Liderança de Alto Impacto e Liderança e Gestão no CCG. A docente também lidera o Programa de Mentoria Executiva do curso de Bacharelado em Negócios, além de prestar consultoria de empresas e mentoria de carreira. 

“O encontro foi muito gratificante para mim, por ter a possibilidade de encontrar os outros embaixadores, além de compartilhar as experiências que temos em nossos respectivos centros. Essa multiplicidade de olhares é muito gratificante”, afirma a embaixadora Nanda Cruz, estudante do sétimo semestre de Publicidade e Propaganda. 



O tema do encontro foi escolhido pelos próprios embaixadores, por meio de votação (Foto: Clara Soeiro)

Quem são os embaixadores?

O Programa de Embaixadores foi criado em 2019, pela Universidade de Fortaleza, para aperfeiçoar continuamente os conteúdos gerados e os temas abordados pelos canais institucionais da Universidade, por meio do trabalho desenvolvido pela Diretoria de Comunicação e Marketing, bem como colaborar com o diálogo permanente com o público-alvo da instituição. 

“Estou achando uma experiência muito interessante poder trabalhar junto de pessoas de diferentes cursos de maneira tão direta para poder valorizar e direcionar para o nosso público-alvo a questão do marketing da instituição. Acho necessário haver a participação dos alunos nesses projetos, e estou muito feliz de poder fazer parte disso”, afirma o embaixador Miguel Moreira, estudante do quinto semestre de Engenharia Mecânica.

O grupo de alunos que participa do programa deste ano é composto por 18 alunos indicados pela coordenação dos quatro Centros de Ciências da Universidade:

Os representantes do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) são:
Thayná de Medeiros Fernandes, Moda.
Emilly Matias da Silva, Comércio Exterior.
Sophia Freitas Campos, Economia.
William Raphael Lima Costa, Finanças.
Arthur Rocha Macedo, Publicidade.
Fernanda Cruz, Publicidade.
Maria Clarice Furtado Santiago, Publicidade.


Os embaixadores do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) são:
Pedro Arthur Marques de Aquino, Direito.
César de Alencar Costa Cunha, Direito.
Sophia Fernandes Ary, Direito.


Os representantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) são:
Anne Martins, Odontologia.
Thyago Ramos Ribeiro, Medicina Veterinária.
Fugita Machado de Carvalho Filho, Psicologia.
Beatriz Sobreira Camilo Soares, Medicina.


No Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), os embaixadores são:
Gustavo Moreira Pesente, Engenharia Mecânica.
Cecília Nobre de Sousa Oliveira, Engenharia Mecânica.
Miguel Moreira Leitão, Engenharia Mecânica.
Manuela Carula Faeda Pinheiro, Arquitetura e Urbanismo.

O progresso do grupo de Embaixadores está em consonância com a missão da Unifor, que visa "contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural por meio da formação de profissionais de excelência, pesquisa e extensão universitária".

Através do programa, é possível aprimorar a comunicação e o diálogo com os estudantes, melhorando sua experiência durante a graduação na Unifor. De forma a tornar a comunicação mais assertiva e conectada com os principais interesses e demandas dos alunos, é realizado por meio da escuta ativa, uma avaliação das atividades promovidas pela instituição.


“Networking presencial é muito importante. A tecnologia pode desumanizar as pessoas”, ressalta a professora Ana Cristina (Foto: Clara Soeiro)

Sobre o Programa

Os participantes contam com a possibilidade de participação em eventos promovidos pela Universidade de Fortaleza que contribuem para sua formação e o desenvolvimento de habilidades, além de serem eventualmente contemplados com benefícios como brindes e participação garantida em eventos presenciais e online. 
Eles ainda têm a oportunidade de contribuir efetivamente com sugestões de temas a serem abordados pelos canais institucionais da Unifor, sugerir nomes e assuntos para eventos da Universidade e propor melhorias na comunicação entre a instituição de ensino e seus alunos. 

Visando contemplar a diversidade de integrantes, o grupo deve ser renovado em pelo menos 75% a cada ano. Ressalta-se que os embaixadores não possuem qualquer vínculo de trabalho junto à Universidade de Fortaleza, não fazendo jus à remuneração ou quaisquer outros direitos trabalhistas.