qui, 5 dezembro 2024 17:36
Intercambistas 2025.1 recebem orientações pré-embarque em encontro especial
Momento contou com a presença de alunos e familiares, além de docentes e ex-intercambistas
Na última quarta-feira (4), o Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz –, promoveu a orientação pré-embarque para os alunos que farão intercâmbio acadêmico no próximo semestre (2025.1). O encontro foi realizado na Sala Diálogos, no Espaço Cultural Unifor.
O evento reuniu alunos, pais, familiares, professores e coordenadores dos quatro Centros de Ciências da Universidade. A programação incluiu a apresentação da equipe do NEI, orientações práticas para a preparação da viagem, bate-papo com ex-intercambistas e momento para esclarecimento de dúvidas.
Durante o encontro, a coordenadora do NEI, a professora Gina Pompeu, destacou o impacto transformador da experiência internacional: "o intercâmbio é um investimento que exige esforço. Eu quero que vocês, alunos, se preparem para ter alteridade. Vocês terão experiências fantásticas de aceitar quem é diferente, conhecer e aprender. É uma vivência única."
O momento foi também de reflexão para os pais, que acompanharam atentos às orientações. O professor Josimar Costa, coordenador dos cursos de Administração e Negócios, pontuou a importância do intercâmbio para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes:
"O momento de intercâmbio é a hora que o pai percebe que o filho consegue voar com suas próprias asas. E é isso que a Unifor faz com nossos estudantes. A Universidade entrega profissionais prontos para assumir a própria vida, e é isso que vai fazer a diferença no currículo", afirma o docente.
Intercâmbio é na Melhor!
O Programa de Intercâmbio Acadêmico da Universidade de Fortaleza tem como objetivo principal promover o intercâmbio acadêmico de estudantes de graduação da Unifor, além de acolher alunos estrangeiros. A iniciativa é uma ótima oportunidade para quem busca aprimorar habilidades profissionais em um mundo cada vez mais interconectado.
Com mais de 140 convênios em 30 países, a Universidade é líder em parceria com instituições internacionais, além de também ofertar disciplinas em inglês e módulos internacionais que garantem experiência imersiva por determinado tempo em outros países.
Importante ressaltar que na maioria das instituições parceiras, o estudante não paga as taxas acadêmicas – um bônus para estimular cada vez mais conhecimentos além-fronteiras. O pagamento efetuado nesse processo envolve basicamente a taxa de inscrição na Unifor e a taxa de trancamento.
Custeadas pelo aluno, alimentação, moradia e passagens aéreas completam a vivência no estrangeiro. A oportunidade, além de grandiosa, é ponte para mais saberes, culturas e possibilidades, tudo facilitado pelo Núcleo de Estratégias Internacionais da Universidade de Fortaleza.