Certificação em Gestão de Marketing e Vendas

Certificação em Gestão de Marketing e Vendas

Objetivos gerais

Certificar os participantes em gestão de marketing e vendas, proporcionando-lhes uma visão contemporânea das estratégias de marketing e vendas desenvolvidas nas empresas líderes de mercado e sua relação com a administração do negócio.

Objetivos específicos

- Apresentar os conceitos e tendências mais atualizados para a gestão de negócios de diversos tipos (B2C, B2B e Serviços), com foco em gestão de marketing e vendas. 
- Desenvolver nos participantes as competências necessárias para decisões assertivas de marketing e branding proporcionando-lhes evolução na carreira.
- Abordar os mais relevantes conceitos, princípios e técnicas relacionados à gestão de marketing e vendas.
- Solidificar a capacidade de visão estratégica com a finalidade de adotar novas abordagens em relação ao mercado.

Justificativa do curso

A Certificação em Gestão de Marketing e Vendas combina a aplicação de conhecimentos estruturados em técnicas modernas de gestão com ferramentas estratégicas integradas aos negócios, considerando os impactos que as atividades e decisões de marketing e vendas exercem sobre a empresa. Neste curso, serão analisados os conceitos e estratégias focadas em gestão  de marketing, marketing estratégico, análise de dados, monitoria de concorrentes e leitura de indicadores financeiros. Além disso, serão analisadas práticas vencedoras de empresas que oferecem serviços específicos dentro do seu segmento de mercado. O referido curso tem o compromisso de contribuir na qualificação dos profissionais de marketing e vendas associados à ADVBCE.

Público-alvo

Profissionais, empresários, executivos, consultores graduados e demais associados da ADBV/CE que pretendam dar maior consistência à sua formação e ampliar suas competências.

Conhecimentos necessários para participação no curso

Ser graduado e ter experiência em cargo de gestão na área de marketing, publicidade, vendas e áreas afins.

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

  • E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Endereço de contato: Bloco B - Sala 8

MAIS INFORMAÇÕES

Detalhes do curso

  • Período: 15 de setembro a 19 de novembro de 2023
  • Carga horária: 60 h/a
  • Duração: 

Horários do curso

  • Modalidade: presencial
  • Horário: Sexta, das 19h às 22h e Sábado, das 8h às 12h e 14h às 17h

Matrículas

Vagas: 30

EMENTA:
Ambiente de negócios e competitividade, costumer centricity, gestão de equipes de marketing, accountable marketing.

REFERÊNCIAS:
Básicas (mínimo de 3):
GROVE, Andrew; YAMAGAMI, Cristina. Gestão de Alta Performance: Tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados. São Paulo, Benvirá,  2020.
CAMALIONTE, Edilberto Fontes, Adolfo. Inteligência de mercado: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Saint Paul, 2011. 
FARRIS, Paul W., BENDLE, Neil T., PFEIFER, Phillip E., REIBSTEIN, David J. Métricas de marketing. Bookman, 2013. 
Complementares (mínimo de 2):
BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012.
 

EMENTA:
Marketing estratégico e integrado, jornada do consumidor, touchpoints, CX, proposta única de valor, experiência de marca.

REFERÊNCIAS:
Básicas (mínimo de 3):
KOTLER, P., KARTAJAYA, H., SETIAWAN, I. Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. 1 ed. São Paulo: Sextante, 2021.
MARÓSTICA, Eduardo, Neiva Alessandra Maróstica, Valdec Romero Branco. Inteligência de mercado. São Paulo: Cengage Learning Editores, 2014. 
SOLOMON, Michael R.  O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11 ed.; Porto Alegre: Bookman, 2016.
Complementares (mínimo de 2):
GABRIEL, M. Marketing na era digital. São Paulo: Novatec, 2010.
MALHOTA, Naresh K. Pesquisa de marketing: Orientação Aplicada. 6 ed. São Paulo: Bookman, 2012.

EMENTA:
Pesquisa mercadológica. Abordagem integrada de vendas, pós-vendas e relacionamento. Integração entre as áreas comercial e marketing. Inteligência de mercado.

REFERÊNCIAS:
Básicas (mínimo de 3):
ANDRADE, Rui Otavio Bernandes de; ALYRIO, Rovigati Danilo; Maced, Marcelo Álvaro da Silva. Princípios de negociação: ferramenta e gestão. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2007. 
FERREIRA, Gonzaga. Negociação: como usar a inteligência e a racionalidade. São Paulo: Atlas, 2013. 
MALHOTRA, Deepak; BAZERMAN, Max H. O gênio da negociação. Rio de Janeiro: Rocco, 2009. 
Complementares (mínimo de 2):
MELLO, José Carlos Martins. F. de. Negociação baseada em estratégia. São Paulo: Atlas, 2005. 
PRADEEP, A. K. O cérebro consumista: conheça os segredos mais bem guardados para vender para a mente subconsciente. (tradução). São Pauo: Cultrix, 2012.

CERTIFICAÇÃO
Para obter a certificação, o participante fará, ao final do curso, uma prova elaborada pelos professores que atestará a apreensão dos conhecimentos específicos lecionados. Para ser aprovado, o estudante deverá atingir nota igual ou superior a 7,0. 

Camila Coutinho Coelho,

Sou apaixonada pelos movimentos do mercado e por resultados. Com experiência executiva e consultiva, atuo há 23 anos em empresas de pequeno, médio e grande portes, nos setores industrial e de serviços. Nesse período exerci participação ativa em processos de mudança, liderando frentes de inovação, com destaque para a estruturação de novas áreas e projetos estratégicos, fortemente ancorada por uma visão de dono, capacidade de assumir riscos e alinhamento junto aos stakeholders do negócio.

Tenho larga experiência na estruturação, implantação e gestão das áreas de Marketing, Pricing e Trade, agregando valor à performance de toda a organização e gerando resultados na última linha. Liderança com presença hands on em projetos de Construção, Posicionamento, Reputação e Gestão de grandes Marcas, trabalhando ações ATL e BTL, com uso do ferramental de Comunicação On e Off, Branding, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Digital, PR, Eventos nacionais e internacionais, Live Mkt e Trade Estratégico e Operação omnichannel.

Experiência em gestão de portfólio e ciclo de vida de produto, com forte trabalho de Inovação junto à Indústria na área de P&D, exercendo desde a gestão da Inteligência de Mercado e performance, passando pelo processo de criação, viabilidade, desenvolvimento, lançamento e relançamento de produtos, com cases de sucesso premiados neste e foco total na jornada de experiência do shopper e do consumidor.

Entendo a construção de resultados positivos por meio da gestão e engajamento de pessoas, sendo estas o grande pilar de um ecossistema de valor. Há mais de 17 anos lidero times com até 400 colaboradores, distribuídos em vários estados do país. Ratificando a crença na troca de conhecimento, possuo experiência acadêmica com docência na graduação e MBAs de Administração e Marketing.

Habilidade em lidar com empresas de gestão familiar e também atuar em ambientes de transição, tendo exercido participação ativa em aquisições e fusões, atuando na condução de parcerias estratégicas junto de empresas no Brasil e multinacionais, do valuation à aquisição e operação assistida. Participação ativa em projetos transversais da Holding, como frentes de gestão, processos, cultura e relacionamento com o mercado BtB e BtC.

Glaura Brilhante Kury,

Trabalho com Marketing, Branding e Comunicação há mais de 30 anos como consultora e mentora para empresas e clientes pertencentes aos mais diversos segmentos e portes. 
O QUE EU BUSCO?
Estar ao lado de empresas e profissionais que busquem soluções diferenciadas, pragmáticas e sustentáveis para seus negócios e entendam a importância estratégica da Inteligência de Mercado apoiando as decisões do Marketing, Comunicação e Relacionamento com o Cliente.
O QUE EU FAÇO: 
Para empresas:
Diagnóstico estratégico de empresas com sugestão de Plano de Ação nas áreas de marketing, posicionamento e branding;
Produção de relatórios de Análise de Mercado utilizando ferramentas estratégicas, pesquisas e outros inputs;
Plataforma de Branding e Plano de Comunicação Integrada; 
Plano de Gestão de Relacionamento; 
Treinamento de equipes de todos os níveis nas minhas áreas de atuação; 
Formação de times de marketing e comunicação;
Mentorias em grupo para empresas e startups.
Para pessoas:
Mentoria estratégica personalizada apontando caminhos para aperfeiçoamento profissional e potenciais desdobramentos das atividades exercidas no dia a dia;
Desenvolvimento de Personal Branding;
ATIVIDADES PROFISSIONAIS
Consultoria (desde 2004):
Em 2004 abri minha empresa de consultoria com foco em Marketing Estratégico, Inteligência de Mercado e Pesquisa , atendendo clientes em várias cidades do Brasil e pertencentes aos mais variados segmentos e portes. Com forte atividade também no treinamento corporativo para equipes de diversos níveis. 
Planejamento de Comunicação Integrada e Criação (1990 | 2004)
Durante mais de 12 anos atuei em agências de propaganda no Rio de Janeiro e Ceará – Comunicação Contemporânea; Oficina de Marketing; Lintas; SG Propag; Ágil Comunicação - como profissional de Redação, Direção de Criação e Planejamento, tendo a oportunidade de comandar times destas áreas e desenvolver trabalhos para clientes dos mais diversos portes e segmentos.
Tenho experiência na condução de estratégias de marketing, planejamento e implementação, incluindo o desenvolvimento e execução de planos e táticas de marketing com assertividade. 
Segmentos que trabalhei (entre outros):
Shoppings centers; gases industriais; telecomunicações; planos de saúde; clínicas médicas; construtoras e imobiliárias; veículos de comunicação; restaurantes e bares; cimento; maquinário pesado; óticas; vestuário feminino e masculino; brinquedos; serviços financeiros; seguros; advocacia; educação; contabilidade; apps de delivery; transporte; gestão pública.

André Santos,

Executivo com mais de 20 anos de experiência na área comercial com carreira ascendente em empresas de grande porte dos segmentos de alimentos e bebidas (Bauducco, Pepsico, Pernod Ricard, Arbor Brasil e Mondelez Internacional );
• Atuação no mercado de Distribuição: atacado, varejo, C&C, distribuidores e autosserviço;
• Experiência com grandes negociações e gestão de grandes contas, varejo direto/indireto, tradicional, atacados e key Account com foco em desenvolvimento de produtos, sell out e distribuição;
• Gestão de times comerciais diretos e indiretos (representantes);
• Responsável pelo planejamento estratégico, processos de vendas, controle logístico e financeiro;
• Elaboração de política comercial de produtos, com foco na liderança de mercado e neutralização de ações da concorrência;
• Desenvolvimento de canais de vendas, implantação de produtos e expansão de territórios;
• Realização de estudos de visibilidade de marca, com objetivo de lançar novos produtos no mercado;
• Multiplicador e palestrante didático de vários treinamentos como: liderança exemplar, gestão de resultados/metas, motivacional, processo de venda, entre outros;
• Professor no Programa de Desenvolvimento de Pequenos e Médios Empresários – PROMIC na UFC – CETREDE
• Professor no MBA de Gestão Comercial na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e MBA Gestão Empresarial na Universidade de Fortaleza ( UNIFOR )
• Inglês avançado.

Forma de Pagamento
Matrícula de R$ 1537,50 

À VISTA: pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO: em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.

OBS.: imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto e pagá-lo na Tesouraria da Unifor. 

Informamos que a forma de pagamento por cartão de crédito - parcelado ou não - está disponível na forma Online, no ato se sua Inscrição.

 

Termos de cancelamento e Reembolso

O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.