Descobrindo a Psicologia Ambiental e as suas potencialidades

Psicologia Ambiental e as suas potencialidades

Objetivo geral:

Apresentar a Psicologia Ambiental para diversos estudantes e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, com intuito de promover reflexões acerca dos estudos das relações pessoa-ambiente que possibilitem a concepção de ideias para práticas projetuais ou de benefícios para o bem-estar humano.

Objetivos específicos:

1. Apresentação da Psicologia Ambiental e de seus conceitos teóricos;
  2. Aplicação de exercícios práticos voltados a estudos pessoa-ambiente;
  3. Oficina de criação de mini-esqueleto de artigo científico com recursos de metodologias ativas apresentadas em breves seminários (esboço de produções a serem desenvolvidos e aprofundados pelos educandos do curso, de forma opcional, após o término do curso).

Justificativa do curso

As pessoas estão sempre inseridas em um meio. O espaço (socio)físico pode interferir nas emoções, sentimentos e comportamentos das pessoas, que, por sua vez, podem influenciar na configuração dos ambientes. Se os espaços são feitos para o ser humano, podendo beneficiá-los ou prejudicá-los, estudar as interações pessoa-ambiente tem relevância para diversas áreas do conhecimento, tais como arquitetura, urbanismo, psicologia, medicina, terapia ocupacional, fisioterapia, direito, administração, engenharias, enfermagem, gastronomia, odontologia, pedagogia, entre tantos outros. A ciência multidisciplinar da Psicologia Ambiental, que trata dos assuntos voltados às relações humano-ambientais, tem encontrado relevância por auxiliar no bem-estar das pessoas, seja em casas, escolas, parques, praças, hospitais, clinicas, ambientes comerciais ou nas cidades, de forma geral. Esse curso irá apresentar a Psicologia Ambiental e mostrar suas possibilidades e potencialidades em diferentes perspectivas de suas aplicações, com vistas à relevância de sua ampla divulgação para o bem-estar humano e, buscando favorecer o desempenho profissional e pessoal daqueles que buscam conhecimento em contextos mais amplos. Ao lidar com várias disciplinas, os profissionais podem (1) realizar projetos melhores, (2) acompanhar pacientes em tratamentos mais favoráveis, e, ainda, (3) ter ganho em seus conhecimentos pessoais, com reflexões de autoconhecimento e/ou das relações interpessoais. A Psicologia Ambiental pode, portanto, promover ganhos (em experiências e habilidades) que unam teoria e prática, e favorecer a concepção de ideias (ou recomendações projetuais) capazes de oferecer condições mais humanizadas em diferentes áreas.

Público-alvo

Estudantes e profissionais de todas as áreas que tenham interesse nos estudos das interrelações pessoa-ambiente – Curso sugerido para públicos da Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Design, Moda, Engenharias, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Sistema de Informações, Administração, Marketing, Cinema, Jornalismo, Publicidade etc.

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

• E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3174
  • Endereço de contato: Bloco B - Sala 8

Detalhes do curso

• Período: 28 e 29 de maio; 04, 05, 06, 11, 12 e 13 de junho
  • Carga horária: 24h\a
  • Duração: 08 dias

Horários do curso

• Modalidade: Presencial
  • Horários: 19h às 22h

1. Introdução à Psicologia Ambiental
  2. Conceitos e aplicações práticas da Psicologia Ambiental
  3. Oficinas de estudos das relações pessoa-ambiente com metodologia ativa e compartilhamento de conhecimentos do grupo

Clarissa Freitas de Andrade

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na linha de pesquisa "Projeto e Avaliação do Ambiente Construído" e Mestra em Psicologia pela UNIFOR (turma de 2014) na linha de pesquisa do "Processos Psicossociais e Relação Pessoa-Ambiente". Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) – turma 2007.1. Atua como professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) desde 2015.1. Atualmente é também coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa "Bases Sensíveis das Relações Pessoa-Ambiente" (BASE RPA - UNICHRISTUS). É também membro do Grupo de Pesquisa "Inter-Ações Pessoa-Ambiente" (UFRN). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, docência, gestão acadêmica, coordenação de pesquisa e extensão de cursos de Tecnologia (Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção). Tem diversos projetos executados na área de Arquitetura de interiores e ambientação, enfatizando aspectos naturais e de sustentabilidade. Produz pesquisas com ênfase em bases sensíveis das relações pessoa-ambiente, tendo como direção principal a Psicologia Ambiental (ciência transversal às disciplinas de arquitetura, urbanismo, interiores, paisagismo e também a diversas outras áreas do conhecimento).

Forma de Pagamento
Matrícula de R$ 430,00

À VISTA: pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO: em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.

Informamos que a forma de pagamento por cartão de crédito - parcelado ou não - está disponível na forma Online, no ato se sua Inscrição.

Termos de cancelamento e Reembolso

O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.