Objetivos gerais
Este curso está desenhado para prover conhecimentos, capacidades e competências necessárias para formar sólida base em campos que ganham cada vez mais relevância na investigação e no mercado de trabalho. Este curso visa preparar os alunos para trabalhar em projetos complexos de análise de dados que exigem o desenvolvimento de interfaces visuais para a comunicar resultados.
Objetivos específicos
Conceitos fundamentais, operações, fórmulas e pivot tablets em planilhas;
Introdução a formatos e bases de dados: como ler, converter e usar dados em diferentes formatos, assim como a importância dos dados abertos;
Conceitos e definições de design e interação;
Competências em diferentes ferramentas online para a análise de dados e a criação de visualizações, gráficos e mapas;
Público-alvo
O curso procura suprir uma carência patente no mercado apresentando conceitos, técnicas e ferramentas utilizadas para desenvolver projetos baseados em dados e criar visualizações interativas. Dessa forma, o curso permite integração em diferentes setores de atividade, possibilitando desempenhar profissões em áreas como Comunicação Social, Marketing e Gestão de Redes Sociais.
Carga horária
20h
Vagas
15 vagas
Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada
- educacaocontinuada@unifor.br
- (85) 3477.3174
- Bloco B - Sala 8
Módulo 1 – Entrevistando Bases de Dados
- História do Jornalismo de Dados;
- Contextualização e importância dos dados abertos;
- Como coletar e navegar em grandes conjuntos de dados;
- Como utilizar planilhas para limpar e analisar os dados;
- Como criar gráficos simples.
Módulo 2 – Visualização de Dados
- História da Visualização da Informação;
- Design da visualização;
- Como contar histórias com dados:
- O que fazer e o que não fazer em visualizações;
- Cor e estética.
Módulo 3 – Ferramentas de Visualização de Dados
- Como extrair dados de documentos, websites e redes sociais;
- Vantagens e pontos fracos de diferentes ferramentas de visualização de dados;
- Como criar gráficos interativos;
- Como criar mapas interativos;
Módulo 4 – Produto Final
- Em grupos, alunos apresentam uma visualização de dados.
Ilo Aguiar Reginaldo Alexandre,
Doutor em Media Digitais pela Universidade NOVA de Lisboa (UNL) no âmbito do programa internacional UT Austin|Portugal, é membro do iNOVA Media Lab, laboratório do ICNOVA na UNL, e do Computational Media Lab, na Universidade do Texas em Austin, EUA. Graduado em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza e mestre em Novos Media e Práticas Web pela UNL, sua principal área de investigação explora visualização de dados, redes sociais, métodos digitais e jornalismo de dados. Foi o primeiro editor-chefe do G1 Ceará e trabalhou em campanhas políticas e publicitárias em Fortaleza.
Forma de Pagamento
Matrícula de R$ 328,00
Descontos
Aluno e Ex-aluno Unifor: 20%
Funcionários de empresas parceiras: até 20% (necessário consultar condições)
OBS1.: imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.
À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.
OBS2.: informamos que o pagamento por cartão de crédito, parcelado ou não, está disponível na forma online, no ato se sua Inscrição.
OBS3.: na forma de pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).