Curso de Medicina da Unifor arrecada roupas para apoiar mulheres com câncer de mama

sex, 11 outubro 2024 15:16

O "Bazar da Mama" faz parte das ações voltadas para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e promover a prevenção e o diagnóstico precoce da doença

A LICIP, em parceria com o GEEON, também realiza ações nas salas de espera do ambulatório do NAMI, onde informam às pacientes sobre a importância da prevenção da doença (Foto: Arquivo pessoal)

A Liga de Cirurgia Plástica (LICIP) - pertencente ao curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz - em parceria com a ONG Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON), lançou uma campanha de arrecadação de roupas durante o mês do Outubro Rosa. O GEEON oferece suporte integral e gratuito às mulheres diagnosticadas com câncer de mama, proporcionando acesso a exames de imagem e cirurgias reconstrutivas.

As peças doadas serão destinadas ao Bazar da Mama - localizado na Rua Papi Júnior, 1511, bairro Bela Vista - onde o valor arrecadado com as vendas será revertido em melhorias para o GEEON. Dessa forma, o grupo poderá continuar oferecendo um atendimento de qualidade e humanizado às mulheres assistidas pelo programa.

A campanha aceita doações de roupas em bom estado e/ou novas para mulheres, homens e crianças. As peças podem ser entregues em uma caixa localizada no térreo do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), em frente à entrada dos pacientes, localizada na R. Maramaldo Campelo, número 50, no bairro Edson Queiroz.

“A comunidade pode apoiar o grupo disseminando informações sobre as ações realizadas, por meio das nossas mídias digitais, ajudando a ampliar o alcance da conscientização sobre o câncer de mama”, ressalta a estudante de Medicina da Unifor e vice-presidente da LICIP, Sarah Cruz de Santana.

Ação é uma realização da LICIP em parceria com o GEEON (Foto: Arquivo pessoal)

LICIP e GEEON

O Grupo de Educação e Estudos Oncológicos atua há mais de 30 anos na prevenção, rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Além disso, a ONG busca disseminar a importância da prevenção à doença, que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), possui uma taxa de incidência de 43,74 casos a cada 100.000 mulheres.

A parceria entre a Liga de Cirurgia Plástica (LICIP) e o GEEON começou no ano de 2023, quando a liga da Unifor conheceu a instituição e decidiu abraçar a causa. “Essa colaboração é extremamente importante, pois nossos membros são recebidos no GEEON ao longo do ano, participando de treinamentos relacionados a cirurgias de reconstrução mamária, tanto em ambiente cirúrgico quanto ambulatorial”, comenta a estudante.

Campanha de arrecadação de roupas durante o mês do Outubro Rosa
Mais informações: Liga de Cirurgia Plástica - @licipunifor | Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON) - @geeonceara
Local para doação de peças: Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), em frente à entrada dos pacientes (R. Maramaldo Campelo, nº 50, bairro Edson Queiroz)
Horário: Das 7h às 17h, todos os dias da semana