Design é na Unifor! Conheça as graduações ofertadas na área

seg, 14 outubro 2024 15:40

Design é na Unifor! Conheça as graduações ofertadas na área

Com cursos em Design de Moda, Design e Design de Interiores, a Unifor oferece formações focadas em inovação e criatividade para atender ao mercado em constante transformação

O design está fortemente presente na vida cotidiana, seja na tecnologia, na moda, na arquitetura ou em tantas outras áreas (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - dá mais um passo na consolidação de sua Escola de Design, iniciativa que tem como objetivo formar profissionais altamente capacitados para as demandas do mercado. Em 2022, com o lançamento do bacharelado em Design, a universidade reforçou sua atuação na área, que já contava com o curso tecnológico em Design de Moda. Agora, em 2024, a Unifor amplia ainda mais essa oferta com a nova graduação tecnológica em Design de Interiores.

Com a criação da Escola de Design, a Unifor reforça seu compromisso em oferecer uma formação de excelência, que alia teoria e prática, preparando os alunos para atuarem em um mercado competitivo e em constante transformação. A infraestrutura de ponta e o corpo docente formado por profissionais atuantes no mercado são diferenciais que consolidam a Unifor como um dos principais centros de formação na área de design do Brasil.

Os interessados em ingressar nos cursos de Design de Moda, Design ou Design de Interiores já podem se inscrever no processo seletivo 2025.1, cuja prova será realizada no próximo sábado, 20 de outubro. A Unifor oferece diversas formas de ingresso, incluindo prova presencial, Enem e vestibulares anteriores.

Design de Moda: 10 anos de excelência

O curso tecnológico de Design de Moda da Unifor, que celebrou 10 anos em 2024, prepara os alunos para atuar em uma das áreas mais dinâmicas e competitivas da indústria criativa. Com metodologia prática e voltada para o mercado, o curso oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para a criação, planejamento e execução de coleções de moda, além de conhecimento sobre o funcionamento da indústria da moda como um todo.

A infraestrutura oferecida pela Unifor para o curso de Design de Moda é um de seus grandes diferenciais. Os alunos contam com sete laboratórios modernos, equipados com tecnologia de ponta, onde têm a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. Esses laboratórios incluem espaços de costura, modelagem, criação de estamparia e design digital, proporcionando formação completa e alinhada com as demandas do mercado de moda​.

Além disso, o curso se destaca por oferecer ensino que vai além do glamour das passarelas. Ele forma profissionais capazes de atuar em diversas áreas, como desenvolvimento de produtos, produção e direção de moda, modelagem, e até gestão de marcas e marketing de moda.

> Saiba mais sobre a graduação tecnológica em Design de Moda

Bacharelado em Design: foco nas demandas do mercado

Em 2022, a Unifor lançou o bacharelado em Design, reforçando sua aposta na formação de profissionais para uma das áreas mais inovadoras e com grande potencial de crescimento no mercado. O curso é focado em atender às novas demandas da economia criativa, combinando conceitos de design gráfico, digital, de produto e design de serviços.

A graduação oferece formação abrangente, permitindo que o estudante desenvolva competências em diferentes áreas do design, com ênfase no desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras que respondam às necessidades da sociedade e das empresas. Além disso, o curso é estruturado para integrar disciplinas práticas e teóricas, preparando o aluno para enfrentar os desafios do mercado com olhar crítico e inovador​.

Os alunos do bacharelado em Design também têm à disposição os modernos laboratórios da Unifor, onde podem trabalhar em projetos multidisciplinares, usando tecnologias de ponta como impressão 3D e ferramentas digitais de modelagem e criação.

> Saiba mais sobre o bacharelado em Design

Design de Interiores: inovação e sustentabilidade

A mais recente adição à Escola do Design da Unifor é o curso de Design de Interiores. A nova graduação tecnológica, focada em inovação e sustentabilidade, visa capacitar os alunos para atuar na criação e no planejamento de ambientes, integrando as melhores práticas de design de interiores com visão voltada para o desenvolvimento sustentável e o uso eficiente de recursos​.

A graduação em Design de Interiores se destaca por proporcionar formação prática, com acesso a laboratórios equipados com as mais modernas tecnologias de design, permitindo que os alunos desenvolvam projetos criativos e funcionais que atendam às demandas do mercado residencial, comercial e corporativo. Além disso, o curso é estruturado para que os alunos aprendam a aplicar soluções estéticas e técnicas em projetos que aliem funcionalidade, conforto e beleza, sempre respeitando os princípios de sustentabilidade.

> Saiba mais sobre a graduação tecnológica em Design de Interiores

Processo Seletivo Unifor 2025.1
Data da prova presencial: 20 de outubro de 2024
Inscrições aqui