É sobre aprender a cuidar com o que há de mais moderno em Odontologia

seg, 15 julho 2024 12:00

É sobre aprender a cuidar com o que há de mais moderno em Odontologia

Com a maior carga horária dentre as universidades cearenses, curso de Odontologia da Unifor valoriza práticas com currículo inovador e estrutura de ponta para formar profissionais de excelência


São diversos laboratórios, clínicas, equipamentos de ponta, além de um corpo docente de excelência, tudo à disposição dos alunos de Odontologia da Unifor (Foto: Ares Soares)
São diversos laboratórios, clínicas, equipamentos de ponta, além de um corpo docente de excelência, tudo à disposição dos alunos de Odontologia da Unifor (Foto: Ares Soares)

Está na prática uma das chaves para preparar cirurgiões-dentistas de excelência. É preciso aprender a lidar com diferentes materiais, de liga metálica à porcelana. Manusear instrumentos, moldar estruturas, analisar radiografias, avaliar a saúde bucal. Dominar técnicas para transformar sorrisos e garantir funcionalidade aos dentes. Mas não só isso. Além da formação técnica, é preciso saber lidar com pessoas e estar atento aos processos sociais e novas possibilidades de atuação no cotidiano da odontologia.

Para formar profissionais completos, a Universidade de Fortaleza (Unifor), vinculada à Fundação Edson Queiroz, oferece de clínicas odontológicas a laboratórios com o que há de mais moderno para as práticas, currículo inovador e corpo docente de excelência e conectado ao mercado.

O resultado é uma valiosa combinação de ferramentas para garantir o desenvolvimento de habilidades técnicas, conhecimento aprofundado e sensibilidade interpessoal.

Aqui, o aluno começa a vivenciar a profissão desde o primeiro semestre, com as atividades práticas laboratoriais. “Nós somos pioneiros no desenvolvimento das habilidades motoras com a presença de uma professora terapeuta ocupacional dentro do curso, que faz todo esse trabalho de desenvolvimento desde o início”, informa o coordenador da graduação em Odontologia, Saulo Ellery.

A ideia é que os estudantes desenvolvam suas habilidades ao longo dos semestres, passando por uma série de treinamentos laboratoriais, até começar de fato nos atendimentos clínicos, a partir do quarto semestre. É neste momento que eles passam a realizar, de fato, os atendimentos das diversas especialidades da odontologia.

Localizadas no complexo do bloco O da Unifor, ao lado da Academia e do Ginásio Poliesportivo do campus da Universidade, as Clínicas Odontológicas atraem muitos pacientes para realizar diferentes tratamentos. É lá que os discentes realizam de restaurações a extrações e tratamento endodôntico, passando por tratamentos estéticos, como clareamento, facetas estéticas e tratamento de prótese.

O aluno vai sair preparado para ser um cirurgião dentista que teve a oportunidade de tratar pacientes nas mais diversas especialidades, inclusive as novas especialidades da odontologia, como harmonização orofacial”, explica Saulo.

A matriz curricular moderna e inovadora é essencial neste processo de formação de excelência. Com a maior carga horária do Estado, o curso de Odontologia da Unifor valoriza uma prática densa para que o aluno possa treinar e exercitar, aperfeiçoando suas habilidades. É uma das poucas universidades a emprestar ferramentas modernas para os alunos, além de fornecer os insumos necessários. Aqui seu foco é claro: aprender.

Muitos espaços para treinar habilidades

Três laboratórios de habilidades, duas robustas clínicas, equipamentos modernos. Uma Central de Material de Esterilização premiada nacionalmente pela qualidade e controles biológicos em seus processos. Um parque radiológico digital e equipamentos de odontologia digital. 

Esta é uma pequena amostra da estrutura de ponta que fez a graduanda Júlia Fernandes Trindade se encantar com a Unifor. No 7º semestre do curso de Odontologia, ela conta que primeiro desenvolveu habilidades nos laboratórios para, com o passar das disciplinas, desempenhar o papel na prática.

“Sempre me senti muito segura para treinar várias vezes o procedimento, com os professores nos orientando para ir ganhando confiança. A Unifor respeita muito esse processo de ensinar, de dar suporte ao aluno”, conta.

Júlia diz usufruir de uma estrutura de ponta, com laboratórios e clínicas bem equipados, materiais de alta qualidade e o empréstimo de ferramentas modernas. Além disso, professores capacitados e um expressivo banco de pacientes completam o que é necessário para aprender na prática.

A aluna conta que tem aproveitado ao máximo tudo que a Universidade oferece para ter a formação mais completa possível. Foi monitora ao menos três vezes, bolsista de iniciação científica e integrou grupos de estudos complementares.

Especialmente nas clínicas, Júlia tem vivido momentos marcantes ao conseguir ajudar a devolver autoestima e confiança aos pacientes. É uma pequena experimentação da potência que sua profissão tem. “Ver a história de alguém que, de repente, não pode pagar pelo tratamento e você pode oferecer isso junto da Unifor é muito emocionante”, conta. A prática, acrescenta, também envolve os projetos interdisciplinares em parceria com outros cursos.


“A importância de ter tantos espaços de prática na nossa formação é a certeza de que saímos um profissional apto. [...] Quando se tem uma formação boa, consolidada em evidências científicas, com um corpo docente extraordinário, temos mais segurança e nos sentimos mais capacitados”
Júlia Trindade, aluna do curso de Odontologia da Unifor

Experiência completa e de alta qualidade

Laury Garcia gosta de dizer que foi escolhido pela odontologia. No 8° semestre da graduação na Unifor, a experiência acadêmica dá pistas sobre a paixão pela área e pela Universidade. O jovem já foi monitor de disciplina, presidente do centro acadêmico e agora é representante discente do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O aluno usa desde os inúmeros espaços para práticas de odontologia até a possibilidade de beach tennis e atletismo no campus. “A Unifor me proporciona uma experiência acadêmica completa e de alta qualidade”, afirma.

Quem está na ponta, mergulhando na prática profissional para aprender o ofício do dentista, sente no dia a dia o privilégio que é estudar numa universidade referência, especialmente quando o assunto é sobre os núcleos de práticas acadêmicas.

Para Laury, os laboratórios modernos, as Clínicas Odontológicas e os equipamentos de ponta são fundamentais para a formação, mas um grande diferencial é a oferta de ferramentas e insumos sem custo aos alunos.

“Temos uma das melhores estruturas. Eu, aluno bolsista de escola pública, não teria como arcar com os materiais para as práticas, já que estes são muito caros, e graças à Unifor é uma preocupação a menos”, justifica.


“[Um dos principais diferenciais da Unifor é a] qualidade do corpo docente, já que a grande maioria dos professores possui mestrado e doutorado ou são especialistas em sua área. Além disso, a estrutura permite que os alunos tenham uma experiência acadêmica extraordinariamente incrível”
Laury Garcia, aluno do curso de Odontologia da Unifor

Experimentar ao máximo as várias possibilidades de atuação é outro ponto forte para escolher e construir uma carreira na área. Laury diz que foi em uma aula de monitoria que entendeu que gostaria de ser professor. 

“Quero fazer residência em bucomaxilofacial e ser um dia professor de patologia e estomatologia da Universidade de Fortaleza, já que é minha casa que tanto amo”, planeja.

De egresso a professor, em busca pela excelência

De egresso a docente da Unifor, Murilo Alves Teixeira Neto busca a excelência. Professor da disciplina de "Cirurgia" no curso de Odontologia, escolheu a profissão por influência do pai, também dentista. “Já a escolha pela Unifor foi em decorrência de toda a estrutura, qualificação da equipe de professores e credibilidade que carrega, influenciando diretamente sobre as oportunidades que surgem após a graduação”, relembra.

Sua busca pela excelência vem também do DNA da Unifor, cujos esforços neste sentido são traduzidos com investimento massivo e constante na estrutura física e na qualificação do corpo docente, tornando-se sempre uma instituição de vanguarda e antenada ao mercado mundial.


“O diferencial [de se manter na vanguarda] impactou diretamente na base profissional que tive ao concluir a [graduação] e nos leques de oportunidades que surgem em decorrência de um preparo muito acima da média em qualquer especialidade que se opte por seguir dentro da nossa profissão”
Murilo Teixeira, professor de Cirurgia no curso de Odontologia da Unifor

Desde que se graduou, Murilo vê a odontologia avançar em tecnologia e a Unifor acompanhar esse avanço. “Hoje você tem a odontologia digital, que é praticada em qualquer lugar do mundo, e materiais 100% cedidos pela instituição. Tudo isso direciona a atenção dos alunos somente para o aprendizado teórico e prático, focando no que importa e permitindo que saiam dentro de condições atuais independente de onde desejam atuar”, celebra.

É por isso que voltar para a Unifor como docente era um sonho. Sabia que, na Universidade, teria as condições para empregar o que aprendeu ao longos dos anos e seguir aprendendo com uma estrutura ímpar, facilitando a busca incessante por um aprimoramento teórico e técnico. 

No corpo docente, Murilo explica que a formação dos alunos é prático-teórica. Depois da prática laboratorial, eles empregam o que aprenderam em contato com os pacientes, mas ainda sob um ensino segmentado. Posteriormente, ele passa a ser integrado para estimular a capacidade de resolução dos casos clínicos que os alunos irão se deparar depois de graduados. 

“Dentro desses princípios, todas as especialidades são contempladas, inclusive disciplinas recentemente incluídas no rol de especialidades odontológicas como Harmonização Orofacial e Odontologia Hospitalar”, pontua.

Investimento de olho no futuro

Pioneira na oferta do curso de Odontologia privado no Ceará, a Unifor está preocupada com uma formação de excelência dos cirurgiões-dentistas. Os espaços destinados às práticas são vastos e modernos.

As Clínicas Odontológicas, por exemplo, seguem os mais rigorosos padrões de qualidade, completamente modernizadas e reformadas. São 100 consultórios odontológicos distribuídos em uma clínica multidisciplinar e uma clínica integrada.

Cenário de prática para o desenvolvimento profissional, é nos laboratórios e nas clínicas que o estudante treina as habilidades necessárias para a prática e a inserção no mercado de trabalho. Ou seja: a expertise clínica manual do aluno Unifor é desenvolvida em laboratórios e clínicas próprias da Universidade, com atendimentos que historicamente acompanham a modernidade e o avanço da tecnologia em odontologia.

“Temos uma estrutura de ponta, em termos de estrutura física. Além disso, oferecemos todos os equipamentos necessários para o aprendizado de uma odontologia inovadora", afirma o coordenador Saulo, mencionando como exemplos o moderno centro de radiologia e toda a estrutura para a odontologia digital, com scanners, programas de desenho, impressoras 3D e fresadoras de última geração.

Tendência nos consultórios, a chamada “odontologia digital” tem ganhado espaço na Unifor, possibilitando que os os alunos aprendam a manejar os mais tecnológicos equipamentos. A ideia é facilitar a rotina dos dentistas em planejamento, previsibilidade e eficiência. Por meio de máquinas, softwares e equipamentos especializados, é possível realizar tratamentos de forma mais rápida e manter a qualidade de atendimento. 

Conectada ao mercado, a Unifor traz o que acontece lá para o ensino na graduação. “Nosso aluno sai realmente preparado para o mercado de trabalho no que há de mais moderno na odontologia”, acrescenta Saulo.


“Nossa matriz curricular tem a maior carga horária do Ceará, com uma carga horária prática bem densa, em que o aluno vai conseguir fazer e praticar todas as especialidades da odontologia no seu mais alto nível devido à nossa estrutura ser extremamente rica, inovadora e moderna”Saulo Ellery, coordenador do curso de Odontologia da Unifor

Entre os diferenciais da Unifor, está ainda um corpo docente repleto de mestres e doutores e o fato de ter sido um dos pioneiros em ceder por empréstimo todos os equipamentos instrumentais para o aluno praticar, sendo motivo de visita por várias instituições para conhecer este sistema.

“Nosso curso de Odontologia tem uma estrutura moderna, renovada, qualificada e com todos os pressupostos para o aluno conseguir exercer a odontologia no seu mais alto nível e fazer o seu treinamento para ir ao mercado de trabalho”, finaliza Saulo.