Clínicas Odontológicas da Unifor são referência em atendimento no Ceará
A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é referência quando se trata de Núcleos de Práticas Acadêmicas. Em seu campus, a instituição abriga mais de 10 núcleos, que variam em diferentes áreas do conhecimento e funcionam como espaços de aprendizado prático das disciplinas dos programas curriculares de cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, também oferecem serviços à comunidade em geral.
Entre as várias estruturas presentes no campus, as Clínicas Odontológicas, do curso de Odontologia da Unifor, se consagram como umas das mais antigas da instituição, já que sua criação se deu justamente com o início do curso, há 25 anos. De início, o espaço foi criado para auxiliar na formação dos alunos da graduação, porém, com um quarto de século de existência, as clínicas também se preocupam em atender as necessidades da população cearense.
Em relação à sua estrutura, as Clínicas - uma multidisciplinar e outra integrada - possuem 100 consultórios, e atendiam cerca de 400 pessoas por dia. Porém, devido à pandemia de Covid-19, apenas 56 consultórios estão em funcionamento, atendendo, ao total, cerca de 140 pessoas diariamente. Os serviços oferecidos variam entre as mais diversas especialidades odontológicas, como limpezas, restaurações, tratamento de canal, cirurgias, prótese, aparelhos ortodônticos, lesões bucais e exames radiológicos.
Os atendimentos no local acontecem por meio do encaminhamento médico ou odontológico, tanto da rede pública como da privada, e o núcleo fica aberto para a população de segunda a sexta-feira durante os três períodos do dia: manhã, tarde e noite. Importante mencionar que os atendimentos de urgência acontecem durante os períodos da manhã e da tarde.
Prática acadêmica
Como dito anteriormente, as Clínicas Odontológicas da Unifor também são locais de prática acadêmica para os estudantes da graduação. De acordo com Saulo Ellery, coordenador do curso de Odontologia, os alunos começam a frequentar o espaço a partir do terceiro semestre, quando iniciam as disciplinas mais introdutórias nas clínicas, onde fazem os atendimentos mais básicos e começam a desenvolver a relação paciente-profissional, assim como a práxis da odontologia.
A vivência nas Clínicas representa o início da carreira profissional dos estudantes, independente da área que escolham seguir, já que, dentro do espaço, estão em contato direto com a realidade da profissão. Além dos estudantes de graduação, Ellery explica que o núcleo também é voltado para os cursos de pós-graduação a nível de mestrado e de cursos de aperfeiçoamento e especialização nas mais diversas especialidades, como harmonização, estética dentária, periodontia e cirurgia bucomaxilofacial.
Prestes a se graduar, Carlos Augusto Moreira, aluno do 10º semestre do curso, relembra a experiência de atendimento nas Clínicas, principalmente durante a pandemia, e afirma que o período vai marcar para sempre sua trajetória acadêmica: "no que se refere à minha formação, o conhecimento acerca de novos protocolos de atendimento que visam à biossegurança dos nossos atendimentos com certeza será um diferencial no meu cotidiano, uma vez que, quando me formar, não será novidade a forma como eu atuarei para minimizar de forma correta e segura os riscos de contágio no consultório".
Importância social
Há mais de 20 anos, as Clínicas Odontológicas vêm contribuindo para uma melhor saúde bucal e qualidade de vida da população cearense. Segundo o coordenador Saulo Ellery, o núcleo beneficia em torno de três mil pacientes por ano, e afirma que todos os que passam pela instituição são atendidos com um nível de excelência por alunos em formação e professores que são, em sua grande maioria, doutores e mestres.
Ellery reforça que tanto o curso de Odontologia como as Clínicas Odontológicas estão sempre se modernizando e buscando o que há de mais inovador no mercado da área. "Por nós sermos um dos cursos pioneiros no setor privado, e um dos mais antigos do Ceará, a gente alia a tradição com a qualidade. Aliando tradição, inovação e qualidade, nós sempre despontamos como um dos cursos mais modernos do Estado", reforça o professor.
Nesses dois últimos anos, foram feitas inúmeras reformas estruturais para atender as orientações dos decretos do Governo, assim como respeitar a biossegurança. O curso de Odontologia da Unifor foi um dos primeiros do estado a voltar sua atividade prática ainda em meados de 2020, justamente por ter garantido toda a segurança para os alunos, professores, pacientes e colaboradores.
"O ambiente clínico, que já era muito propício e seguro para a realização de nossas práticas, se tornou ainda mais confortável e nos permitiu desenvolver nossas atividades sem preocupações maiores, já que tudo era realizado conforme os protocolos estabelecidos pela nossa comissão de biossegurança", complementa o estudante Carlos Augusto Moreira.
Serviço
Clínicas Odontológicas da Unifor
Atendimento: de segunda a sexta-feira, de 7 às 22h
Local: Bloco O | Entrada pela Av. Valmir Pontes, S/N, próximo ao prédio do INSS
Contato: (85) 3477-3211