seg, 21 outubro 2024 13:13
Embaixadores do curso de Publicidade e Propaganda acompanham produção de show no Iguatemi Hall
À convite da Multi Entretenimentos, os alunos da Unifor tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, o mundo da produção de eventos
A realização de um show requer o trabalho de profissionais das mais diversas áreas, desde planejamento, organização e montagem até sua divulgação. Para entender como todo esse processo funciona, 15 alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, participaram da produção do show do cantor Nando Reis, que aconteceu no último dia 4 de outubro, no Iguatemi Hall.
O convite veio por meio da parceria com a Multi Entretenimento, empresa do Grupo Arte Produções. A ocasião mostrou aos estudantes as possibilidades de atuação de um publicitário na produção de eventos, além de divulgar o curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, criando e fortalecendo laços com o mercado de comunicação do Ceará e de todo o Brasil.
O grupo de alunos foi formado por Embaixadores da PP, programa idealizado pela coordenação do curso de Publicidade e Propaganda com apoio da agência experimental 365 Lab. Seus participantes atuam de diversas maneiras, seja recebendo visitantes na Unifor ou participando de feiras de profissões em escolas e em outros eventos. Essa iniciativa estabelece e fortalece laços entre a graduação e a sociedade.
Professor e coordenador da graduação, Claudio Sena observa que uma parte dos egressos está trabalhando com produção de eventos, seja na divulgação, montagem da estrutura ou até mesmo na realização do evento e do pós-evento. Essas práticas, diz ele, são estudadas durante algumas disciplinas no curso oferecido pela Unifor.
A experiência oferecida pelo programa Embaixadores da PP impactou diretamente na formação dos alunos, proporcionando uma base sólida para as futuras atuações no mercado de trabalho. Além disso, a ação cria oportunidades de networking, facilitando o contato com profissionais já inseridos na área de produção de eventos.
Experiência de aprendizado na prática
Os 15 Embaixadores da PP foram recepcionados pela equipe do evento, chegando antes do público para acompanhar de perto a produção do show. Lá, eles tiveram a oportunidade de explorar e conhecer todos os recintos do Iguatemi Hall. Essa experiência permitiu que os alunos aplicassem, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula de maneira concreta e imersiva.
Yuri Parente Costa, discente de Publicidade e Propaganda, foi um dos participantes do grupo e relata a experiência vivida, assim como os ensinamentos adquiridos durante a participação. Ele acredita que, para uma equipe funcionar, precisa ser organizada e atenta aos detalhes, evitando complicações no momento da apresentação ao público.
“Foi uma experiência incrível e de muito aprendizado. O que mais me surpreendeu foi toda a organização necessária antes de um grande evento e todo o cuidado da equipe com os mínimos detalhes, além da relação da equipe com os patrocinadores que estão presentes no evento. Nós tivemos uma conversa [com os profissionais da produção], onde tiramos várias dúvidas. Foi uma troca de experiências muito bacana” — Yuri Parente, aluno do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor e Embaixador da PP
O jovem conta que gostou muito de ter visitado os bastidores do show, destacando o cuidado que a equipe teve antes da realização do evento, como testar todos os equipamentos e verificar se estão alinhados. Ele ainda ressalta a criatividade nas ativações dos patrocinadores, que julga interessante enquanto aluno de Publicidade e Propaganda.
“Sem dúvidas, a visita fez com que os meus olhos brilhassem mais em relação à produção de eventos, pois é uma área que me interesso bastante. Além de participar do programa [de Embaixadores da PP], que tem sido algo muito gratificante, pois é uma sensação muito boa poder representar o curso que tanto amo. Com certeza, é uma experiência que pode abrir portas no mercado de trabalho, pois conseguimos uma visibilidade a mais”, diz Yuri.
Yuri Parente e Leonardo Guimarães, Embaixadores da PP, conheceram o cantor Nando Reis nos bastidores após o show (Foto: Arquivo pessoal)
O discente revela que seu primeiro estágio em publicidade foi na 365 Lab, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor. Ele compartilha as vivências na agência e pontua como essa experiência agrega no currículo e na vida profissional.
“A 365 Lab me marcou bastante, pois foi onde eu tive meu primeiro estágio, e os gestores conseguiram me preparar melhor para o mercado, além do projeto dos embaixadores que abre portas para futuras oportunidades. Representar o curso na Feira das Profissões também foi algo muito importante, pois um bom professor, deve saber explicar sobre a sua área”, finaliza.
Conectando o mercado com a sala de aula
Diretora artística da Multi Entretenimento e do Iguatemi Hall, Lucia Perazo é egressa do curso de Publicidade e Propaganda e foi quem fez a ponte com a Unifor por meio do convite. Ela reforça a importância dos alunos estarem em campo, praticando a teoria ensinada em sala de aula.
“Eu considero que a prática é aliada da teoria. A teoria em si engrandece muito, mas sem a prática, ela fica muito no mental. Só conseguimos realmente ver o que acontece quando estamos em campo, principalmente quando falamos da produção de eventos. É importante que as empresas estejam presentes, dando oportunidade para que esses estudantes consigam ter um pouco da prática junto ao estudo teórico que é aprendido na Unifor” — Lucia Perazo, diretora artística da Multi Entretenimento e do Iguatemi Hall e egressa de Publicidade e Propaganda da Unifor
O convite, explica Lucia, se deu após ela ministrar uma palestra para alunos do curso de Publicidade e Propaganda, quando teve a ideia de propor ao coordenador Claudio Sena que os estudantes conhecessem, na prática, como funcionam os eventos e o show business.
A egressa destaca que, durante a formação acadêmica na Unifor, percebeu a diversidade das disciplinas oferecidas, além do sólido embasamento teórico. Ela ressalta a importância da matriz curricular, as atividades complementares e as parcerias institucionais, que são ferramentas essenciais para preparar os alunos para o mercado de trabalho.
De acordo com a diretora artística, a graduação em Publicidade e Propaganda tem proporcionado palestras, bate-papos e workshops, que colocam os estudantes em contato direto com profissionais da área.
“Essas portas estão sendo abertas pois existem disciplinas optativas no segmento de eventos, e agora, mais que nunca, abrem-se essas possibilidades para [os discentes] estarem, de fato, dentro de eventos, observando e participando. Então, acho que é uma das diversas formas que o curso tem a possibilidade de trazer isso para os alunos”, pontua Lucia.
Publicidade e Propaganda na Unifor
De acordo com o coordenador Cláudio Sena, o curso de Publicidade e Propaganda da Unifor estabelece parcerias estratégicas com o mercado de trabalho e o setor de comunicação. A graduação acompanha de perto as trajetórias profissionais dos alunos e as demandas específicas das vagas de emprego, garantindo que a formação oferecida esteja alinhada às exigências do mercado.
“São algumas entidades, fora projetos que acompanhamos, que estão sempre em contato conosco; e nossos professores, que já têm uma relação muito forte com o mercado da comunicação e a própria coordenação do curso. Sempre mantemos esse diálogo. O mercado sempre está aqui presente a partir de pessoas que trabalham e vêm visitar, como egressos. Além de encaminharmos muita gente para o mercado de trabalho aqui em Fortaleza e mesmo fora do Ceará” — Cláudio Sena, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor
O docente explica que, após o evento, recebeu um retorno muito positivo de todos os alunos: que foram bem tratados e viveram uma experiência única, podendo ver de perto e conhecer a dinâmica de produção e de desenvolvimento de um grande espetáculo, como o show do Nando Reis.
Como diferencial do curso, o professor destaca a 365 Lab, premiada várias vezes como a melhor agência experiemtal do Brasil, como um local de formação para que os alunos se tornem bons profissionais.
“As oportunidades já nascem aqui na Unifor. Fora o nosso banco de vagas por meio da Central de Carreiras e Egressos e o network que o aluno já passa a fazer aqui no curso desde o começo, seja a partir dos demais colegas que estudam aqui e já trabalham ou professores. Também gostaria de citar a estrutura do curso, que é única aqui no Ceará, possibilitando a formação por completo dos profissionais não só do campo da publicidade, mas na área da comunicação na totalidade”, conclui.