Orgulho Unifor: Alunos e egressos estreiam no Dragão Fashion Brasil 2025 com coleção autoral inspirada no sertão
seg, 28 abril 2025 19:00
Orgulho Unifor: Alunos e egressos estreiam no Dragão Fashion Brasil 2025 com coleção autoral inspirada no sertão
Participação faz parte de um projeto inovador do DFB Festival, que irá acontecer de 14 a 17 de maio, no Centro de Eventos do Ceará

A coleção “Caleidoscópio do Sertão”, assinada por estudantes e egressos dos cursos de Design de Moda e Moda na Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz —, será apresentada de forma inédita no mais importante evento de moda autoral da América Latina, o Dragão Fashion Brasil (DFB Festival).
A participação acontece por meio de um convite de Cláudio Silveira, idealizador e produtor do DFB Festival, ao curso de Design de Moda, evidenciando a força da formação oferecida pela Unifor no cenário da moda criativa e independente do Ceará.
Composta por 20 looks, a coleção tem como propósito celebrar a riqueza do sertão nordestino, retratando sua cultura, artesanato, flora e, sobretudo, seu povo, com um olhar sensível, artístico e atual. Valorizando a identidade regional com um olhar contemporâneo, a criação de moda será apresentada com exclusividade em um dos desfiles na programação do evento, que acontece de 14 e 17 de maio de 2025, no Centro de Eventos do Ceará.
Uma nova perspectiva sobre o sertão
Amanda Nascimento, aluna do curso de Design Moda e egressa do MBA em Fashion Business da Unifor, explica que o nome da coleção “Caleidoscópio do Sertão” nasceu a partir de reuniões criativas e sessões de brainstorm entre os designers.
A proposta era reunir diferentes visões sobre a vida e a estética sertaneja, inspiradas no realismo mágico e em elementos simbólicos da cultura nordestina. A partir disso, a coleção foi dividida em quatro núcleos temáticos: Candeia, Raízes, Fé e Fervor.
Cada integrante do grupo explorou sua própria identidade criativa dentro da proposta coletiva, utilizando cores, formas e texturas que remetem aos elementos naturais, religiosos e festivos da região, ressalta Amanda. Um dos estilistas, Nathaniel Brito, por exemplo, partiu do universo simbólico do São João para reinterpretar, com sofisticação e inovação, esse patrimônio cultural tão forte do Nordeste.
“Cada look representa simbolicamente um elemento-chave que fora detalhado no painel semântico, em que utilizamos cor, forma e textura para remeter a essa estética imagética que construímos para a coleção do Dragão Fashion Brasil” — Amanda Nascimento, publicitária e aluna do curso de Design de Moda
Além de Amanda e Nathaniel, também participaram da equipe Gabriele Duarte Negreiros e Ana Beatriz Ribeiro, ambas egressas do curso de Design de Moda.
Conquistas que resgata sonhos e trajetórias
Para os egressos, o convite para participar do DFB Festival 2025 representa uma oportunidade profissional de grande visibilidade e também uma celebração de suas jornadas enquanto designers formados pela Unifor.
Segundo Nathaniel Brito, integrante do grupo e egresso do curso de Design de Moda, participar dessa coleção representa mais do que uma oportunidade profissional, é um resgate afetivo de suas trajetórias. A experiência reacende antigos sonhos e reafirma laços construídos ainda na graduação, especialmente com as professoras que, além de o guiarem academicamente, foram fontes constantes de incentivo ao longo de sua formação.
“Foi um sonho quando eu era só um estudante, e receber esse convite depois de tanto tempo, já formado e atuando no mercado de trabalho, é muito significativo. É como se eu estivesse retomando sonhos antigos e revivendo um pouco da minha trajetória até aqui” — Nathaniel Brito, egresso do curso de Design de Moda
Formação que transforma vidas
O projeto foi desenvolvido com mentoria das professoras Priscila Medeiros e Ana Cláudia Farias, ambas docentes do curso de Moda da Unifor, que atuaram desde a definição temática até os ajustes finais das peças. Os encontros com as orientadoras foram essenciais para instigar os estudantes e egressos a saírem do óbvio e explorarem novos materiais e abordagens.
Os alunos dos cursos de Moda, cada um com sua identidade e trajetória, encontraram na mentoria um momento fundamental para alinhar ideias e construir um projeto coletivo, destaca a professora e mentora Ana Claudia Farias.
Com o surgimento da proposta de participação dos egressos no Dragão, nasceu o tema “Caleidoscópio do Sertão”, que passou a nortear todo o desenvolvimento. A mentoria ajudou a conciliar estilos distintos, harmonizando as coleções sem apagar as singularidades de cada criador.
“A mentoria teve como propósito costurar essas ideias: discutir possibilidades, materiais, formas e elementos de estilo, buscando uma harmonia no conjunto sem perder a identidade de cada um. Eu costumo brincar com aquela propaganda, “algumas coisas não tem preços” [...] Acho que não tem preço para a gente ver nossos alunos conquistando seus sonhos” — Ana Cláudia Farias, professora dos cursos de Moda da Unifor e mestre em Têxtil e Moda
A vivência no curso foi um marco na trajetória de quem hoje assina a coleção. Foi ali que muitos compreenderam seus propósitos profissionais e traçaram os caminhos para alcançá-los, percebendo assim que tudo pode ter uma conexão.
A estrutura oferecida, aliada à tecnologia dos laboratórios e à qualificação do corpo docente, foi decisiva para esse amadurecimento, além das oportunidades proporcionadas ao longo da graduação, desde estágios até a participação em desfiles e concursos, afirma Nathaniel.
“Tudo é uma possibilidade, tudo pode trazer uma nova conexão, um novo olhar, uma nova forma, então é como se andássemos sempre com uma anteninha parabólica, captando tudo que está ao nosso redor”, explica a professora Cláudia.
Amanda ressalta a importância emocional da instituição em sua história: “Minha mãe foi a primeira da família a se formar na Unifor. Ver ela se graduar me inspirou e, anos depois, tive a chance de realizar meu sonho fazendo Design de Moda. Abracei essa oportunidade com todo meu afinco. O reconhecimento das professoras hoje é fruto desse caminho que percorri com dedicação”.
Dragão Fashion Brasil
Realizado anualmente em Fortaleza, o Dragão Fashion Brasil se consolidou como uma das maiores plataformas de moda autoral e cultura no Brasil. Com mais de 20 anos de história, o evento reúne desfiles, workshops e exposições, celebrando a diversidade criativa e estimulando a profissionalização do setor têxtil e de confecção no Nordeste.
A participação de alunos e egressos da Unifor no evento de 2025 marca uma conquista e reconhecimento coletivo da qualidade do ensino de Moda da universidade e do papel da instituição na formação de novos talentos para a moda brasileira.