Universidade de Fortaleza promove série de ações em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo

Universidade de Fortaleza promove série de ações em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo

Em todos os momentos, os estudantes irão vivenciar as práticas da fonoaudiologia, aliando o ramo científico, técnico e humano da profissão


A Universidade de Fortaleza realiza programação especial em alusão ao dia do Fonoaudiólogo, comemorado no dia 9 de dezembro.  Foto: Ares Soares.
A Universidade de Fortaleza realiza programação especial em alusão ao dia do Fonoaudiólogo, comemorado no dia 9 de dezembro. Foto: Ares Soares.

A Universidade de Fortaleza realiza programação especial em alusão ao Dia do Fonoaudiólogo, comemorado no dia 9 de dezembro. As celebrações decorrem por quatro dias com atividades distintas, que objetivam destacar o papel e as funções do profissional para a sociedade. As iniciativas têm a participação dos professores, alunos, egressos e da comunidade externa, sendo realizadas dentro e fora do campus.

Durante os dias de evento, acontecem ciclos de apresentações de trabalhos de conclusão de curso (TCC); visita guiada ao Espaço Cultural Unifor, onde os alunos poderão entender ligação entre a arte e a comunicação, e vivenciar situações das diversas formas de expressão. Além disso, serão realizadas orientações e triagens fonoaudiológicas para a população do município de Beberibe, Ceará, como uma ação social do curso.

E, no último dia do evento, acontecerá a cerimônia em homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo, onde serão destacadas as competências para o futuro e a importância do profissional de fonoaudiologia para atuar de forma pertinente na sociedade, como explica a professora Fernanda Sampaio, coordenadora do curso. “Em toda a programação, queremos reforçar que a essência da comunicação é a fonoaudiologia, e acreditamos que a comunicação assertiva é uma das principais competências do futuro. Logo, essa profissão estará atuante nesse futuro, onde as pessoas vão precisar se comunicar melhor, e se expressar de forma mais positiva”, diz.

Em todos os momentos, os estudantes poderão vivenciar as práticas do ofício como fonoaudiólogo, supervisionados pelos professores, aliando o ramo científico, técnico e humano desta profissão, que possui importância ímpar no desenvolvimento do homem, em todo o seu ciclo de vida, desde o nascer até o envelhecer

Programação

Dia 02/12/19
Apresentação dos Trabalhos do Módulo de TCC I sob orientação das Professoras Denise Klein, Joyce Coelho e Silvia Capistrano.
Horário: 8h às 14h
Local: salas B24,35 e 21

Dia 05/12/19
Visita à exposição XX Unifor Plástica - Simultaneidades a Arte com a Palavra
Visita guiada e vivência com arte no atelier do Espaço Cultural
Horário 11h30 às 13h
Local: Espaço Cultural Unifor
Inscrição: Secretaria do CCS (vagas limitadas)

Dia 07/12/19
Ação Social -  Orientações e triagens fonoaudiológicas para a comunidade escolar e familiares
Horário: 8h às 12h
Local: Centro de Educação Infantil Raimundo Nogueira Costa Sucatinga-Beberibe
Vagas esgotadas

Dia 09/12/19
Cerimônia em homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo
Tema: Competências para a Vida com o Profº Henrique Sá Vice Reitor de Graduação da Universidade de Fortaleza
Horário: 18h30 
Local: Auditório H85

Saiba mais

O curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza forma os melhores profissionais do mercado, capacitando-os para atuar nos diversos setores e segmentos de trabalho da profissão, através de iniciativas teóricas e práticas, como exemplo: O Projeto Vivenciar a Clínica Fonoaudiológica, o Ambulatório de Tontura, Disfagia e Dislexia, o núcleo de linguagem e o clube da transcrição, atuação interdisciplinar da fonoaudiologia e odontologia na clínica infantil e na prótese dentária, grupo de estudos em voz - UNIVOZ e em estimulação precoce.

Além dos atendimentos no Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), realizando desde exames a terapias fonoaudiológicas. Há ainda ligas acadêmicas interdisciplinares e a Empresa Júnior de Fonoaudiologia – CEFONO.

Como egresso da Universidade de Fortaleza, o profissional é qualificado para desenvolver trabalhos multidisciplinares com outros profissionais como fisioterapeutas, médicos (cirurgiões, oncologistas, otorrinolaringologistas, neonatologistas, neurologistas, pediatras), nutricionistas, cirurgiões-dentistas (odontopediatras, ortodontistas e cirurgiões buco-maxilo-faciais), pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outras especialidades.